A importância da contação de histórias na educação infantil

0
868
A importância da contação de histórias na educação infantil 2

No decorrer dos anos, além de transmitir conhecimento a educação passou a se preocupar com a formação integral do indivíduo, sendo ele crítico, responsável e que atue na sociedade. E nesse aspecto de formação se encontra a importância da contação de histórias na educação infantil.

A contação de histórias é importante pois as trocas sociais acontecem de forma rápida, seja pela leitura, escrita, linguagem visual ou então a oral. E é na educação infantil que os interesses são formados, principalmente pela leitura, já que os hábitos de cada um são estabelecidos durante essa fase. E a escola para as crianças na educação infantil é algo mágico já que é nela que elas interagem socialmente e recebe todas as influencias socioculturais que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem da criança.

Entenda a Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil

Na fase em que a criança está cursando a educação infantil a oralidade se torna algo extremamente importante, onde a comunicação e a expressão se tornam peças fundamentais para interação social com os outros colegas de classe. Por isso, é muito importante que o profissional da educação assuma um compromisso com a literatura e crie hábitos de contar histórias que instigue a criança e as faça utilizar a imaginação.

Quando ocorre a interação social as crianças passam a utilizar a linguagem, partilhar significados e a virar significados. Cada criança, com a sua língua individualmente, carrega uma estrutura e um jeito próprio de ver e compreender os acontecimentos que ocorrem no mundo, se relacionando a culturas e a determinados grupos sociais singulares.

Entenda a Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil

A Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil: Como Incluir a Contação de Histórias na Educação Infantil

A arte de contar deve se diária, o professor pode utilizá-la para explicar um conteúdo, exemplificar ou até mesmo em um momento de descontração. Uma boa dica é escolher um livro longo, e que no decorrer da semana seja lido um capítulo, dessa forma a curiosidade da criança é aguçada e a imaginação, já que ele imagina o que acontecerá nos próximos capítulos.

Quando contamos as histórias diariamente, é inevitável que uma vez ou outra ocorra de repetir a história. Porém isso não tem problema algum, se as crianças se interessarem e gostarem do conteúdo da história não há problema algum. Nesse caso escolha um livro curto e que contenha muitas ilustrações, já que são os que chamam mais a atenção das crianças.

A Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil: Aspectos que Devem Ser Levados em Conta no Momento da Contação de Histórias

Ao realizar o planejamento para a contação de histórias é importante que seja levado em considerações alguns aspectos para que a experiência seja aproveitada ao máximo.

A Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil: Escolha o Local

No momento de realizar o planejamento não se contenha em contar histórias dentro da sala de aula, quanto mais diferenciados os ambientes mais agradáveis será a experiência, você pode explorar todos os ambientes da escola, como o pátio, a quadra de esporte, o jardim, a escada, o refeitório, entre outros.

A Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil: Escolha o Local

A Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil: Se preocupe com a posição do aluno

É muito importante que no momento da contação de histórias os alunos estejam em uma posição confortável, para que o momento seja o mais agradável possível. A criança em uma posição desconfortável pode assimilar a sensação ao evento, dificultando o ato de gostar de leitura e histórias.

A Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil: Conheça a História

Na educação infantil, as crianças tendem a se distrair mais facilmente, por esse motivo é importante que o professor conheça a história e não se atenha a somente realizar a leitura, conte a história com as suas palavras, de forma que cative a criança e chame a atenção do seu aluno.

A Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil: Conheça a História

A Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil: Varie o Horário

Para contar as histórias não deve existir um horário determinado, como já dito anteriormente pode ser contada no momento da explicação, da realização da atividade ou então da recreação. Para que você saiba o momento certo para utilizar a história veja o conteúdo e se ela se encaixa no contexto, e se naquele momento ela será interessante para o amadurecimento da criança.

A Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil: Motive o Seu Aluno

Quando a um suspense sobre a história a imaginação e a curiosidade da criança é ativada, fazendo com o que ela se interesse ainda mais pela história que será contada. Essa é uma parte fundamental que o professor deverá trabalhar.

A Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil: Motive o Seu Aluno

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Considerações Finais Sobre a Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil

E por mais que o professor planeje, pode acontecer que os alunos se dispersem e não prestem atenção desejada na história, mas isso não pode desanimar o professor, pois o benefício da contação de história é gigantesco, como já citado no início desse artigo.

Uma boa tática para prender a atenção dos alunos é fazer com que eles participem do momento realizando perguntas sobre a história que está sendo contada. De forma que ela possa se sentir parte da história.

Se você deseja saber um pouco mais sobre a arte de contar histórias e a importância de inclui-las no dia a dia na sala de aula na educação infantil, você pode estar realizando o curso online Conta de novo – Contação de histórias e atividades lúdicas, uma ótima oportunidade para os professores que querem se destacar em sua função e proporcionar um desenvolvimento integral dos seus alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.