A maioria dos educadores e teóricos da educação reconhecem a importância da literatura na educação infantil. Porém, ainda há muitos que aplicam de forma equivocada a contação de história e a literatura propriamente dita, prejudicando o desenvolvimento do hábito da leitura pelo aluno.

O início da literatura infantil aconteceu na Europa no século XVIII, onde a criança deixou de ser considerada um adulto em miniatura e começou a ser vista como um ser ingênuo e delicado. Até então elas usufruíam da mesma literatura dos adultos, que muitas vezes causavam um impacto grande no desenvolvimento da criança. Com a mudança de status, os escritos e ilustradores passaram a criar livros dedicados somente a criança.

No Brasil, esse progresso só foi alcançado no final do século XIX, onde os livros começaram a circular entre as crianças, após isso outras mudanças foram surgindo e reforçando o fato de que as crianças precisam de um tema especifico para elas, onde seja possível trabalhar a imaginação, criatividade e o mais importante o gosto pela leitura.

A Importância da Literatura na Educação Infantil

Quando a literatura é apresentada logo na educação infantil, o desenvolvimento da criança ocorre de maneira mais fácil e natural, já que através da leitura a criança é capaz de desenvolver a imaginação, criatividade, além de se tornar um sujeito crítico e atuante na sociedade.

E o papel de ajudar as crianças a desenvolverem o habito da leitura não é exclusivo da escola, os pais e os professores devem se unir para que essa criança seja despertada para o mundo dos livros, independente do gênero que ele aborda, afinal quando o gosto pela leitura é desenvolvido, seja o conto de fadas, fabulas ou poesia são capazes de chamar a atenção da criança.

Por esse motivo é muito importante que ao proporcionar o contato da criança com o livro ou então com a contação de história é preciso que esse momento seja prazeroso para a criança, para que ela busque novamente essa leitura. Desse modo, o incentivo da família é indispensável, pois se a criança perceber que seus pais gostam de ler, instintivamente ela buscará a leitura.

A Importância da Literatura na Educação Infantil

Esse é o mês da consciência negra no Brasil. Você conhece as leis que se relacionam com a história dos negros no Brasil?

E aí, você acha que a pedagogia de Paulo Freire é Marxista? Veja isto!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

A Importância da Literatura na Educação Infantil: Listas de Livros Indicados

Veja uma lista com 10 livros indicados para serem trabalhados com as crianças na educação infantil. São livros que agregam de algum modo um conteúdo educativo, contribuindo para o desenvolvimento da criança em sala de aula e em sua vida pessoal na sociedade.

1- A Importância da Literatura na Educação Infantil: Em Asas de Algodão

O livro é indicado para crianças maiores de 3 anos, e aponta a importância de uma criança possui um amigo imaginário na vida de uma criança e como isso ajuda no desenvolvimento de uma criança solitária.

A autora Marilda Castanha conta a história de uma pequena menina solitária, que em seus momentos de solidão imaginava um amigo, e vivia grandes aventuras com ele. Um livro cheio de encanto e ternura que com certeza irá chamar a atenção dos seus alunos.

A Importância da Literatura na Educação Infantil: Em Asas de Algodão

2- A Importância da Literatura na Educação Infantil: A Visita

O livro “A Visita”, é indicado para as crianças maiores de 4 anos, e conta a história de uma mocinha chamada Elise que vivia sozinha e tinha medo de tudo. E o grande acontecimento do livro, é que um dia entrou um aviãozinho de papel dentro de sua casa e logo em seguida a campainha toca, então Elisa se vê em um dilema e não sabe se deve enfrentar seus medos e abrir a porta ou se esconder como de costume.

Esse livro traz uma história muito bacana para se trabalhar com as crianças e explorar esse sentimento do medo, além de incentivar, quando não há riscos, novas experiências que a criança deve enfrentar sozinha.

A Importância da Literatura na Educação Infantil: A Visita

3- A Importância da Literatura na Educação Infantil: Uma Criança Única

O livro “Uma Criança Única”, foi desenvolvido pela autora chinesa Guojing. Ele não possui texto, somente ilustrações que contam a história da própria infância da autora, que foi filha única. No livro ela retrata bem o sentimento de solidão quando não há amigos por perto e como a imaginação pode ajudar nesse momento.

A história conta a vida de um menino que vivia na cidade bem no meio das indústrias, e em uma das suas viagens pela imaginação, foi parar em um bosque onde vive aventuras fantásticas e maravilhosas. Após fazer amizade com um cervo o menino sobe em uma nuvem e acaba sendo engolido por uma baleia, onde possui um céu todo estrelado em seu estomago. Um bom livro para trabalhar a importância de voltar para a casa.

A Importância da Literatura na Educação Infantil: Uma Criança Unica

4- A Importância da Literatura na Educação Infantil: Ernesto

Hoje o bullyng é algo muito presente na escola e o livro “Ernesto” trabalha exatamente isso. Escrito por Blandina Franco e José Carlos Lollo, o livro é uma ótima opção para trabalhar o relacionamento entre os colegas na sala de aula, e ressaltar como palavras feias podem agredir os colegas até mais que a violência física.

No livro Ernesto sofre com os amigos o ofendendo por ser diferente, e ele não reage a nenhuma das provocações, e os autores utilizam um método muito legal, no meio do livro eles colocam a palavra “fim”, como se a história não tivesse um final feliz, fazendo com que as crianças ou leitor pense em um modo de finalizar a história de uma forma bonita e diferente.

A Importância da Literatura na Educação Infantil: Ernesto

5- A Importância da Literatura na Educação Infantil: A Menina Que Parou o Transito

O livro escrito por Fabrício Valério, traz uma divertida brincadeira com as palavras, a brincadeira tão famosa “aumenta um”, já estava presente em músicas, brincadeiras e agora também está presente nos livros.

A história conta a aventura de uma menininha, que com a sua bicicleta conseguiu parar o transito maluco da cidade, foi caminhão, ônibus, taxista e pedestres envolvidos nessa confusão. Um livro que com toda certeza irá agradar, e muito, a criançada.

A Importância da Literatura na Educação Infantil: A Menina Que Parou o Transito

Considerações Finais Sobre A Importância da Literatura na Educação Infantil

Podemos concluir que cada história possui a sua moral e seu significado, e os gêneros que podem ser trabalhados com as crianças, como citado a cima, podem ser mais variados, pois quando o hábito da leitura é desenvolvido, qualquer história se torna interessante.

Para saber um pouco mais sobre a arte de contar histórias, foi desenvolvido um curso online que pode ajudar e muito o professor nesse momento. O nome do curso é “Curso Conta de novo – Contação de histórias e atividades lúdicas“, possui um conteúdo muito interessante e técnicas de contação de histórias que todo o professor de educação infantil deveria saber.

Fonte: http://envolverde.cartacapital.com.br/a-importancia-da-literatura-infantil-no-desenvolvimento-da-crianca/

https://www.colegioweb.com.br/literatura/beneficios-da-leitura-para-criancas.html

 

 

 

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.