A lebre e o cão de caça – História Infantil

0

A lebre e o cão de caça  é uma pequena fábula de Esopo. Ela bem mostra que  quanto maior, for o motivo pelo qual nos esforçamos, melhor será o nosso desempenho.

Ninguém em são juízo, dará tudo de si, consciente de que nada levará no final. Portanto, não ultrapasse seus limites apenas por que alguém cobra de você além do que pode oferecer, respeite seus limites!

A lebre e o cão de caça- Fábula de Esopo

Um belo e talentoso Cão de caça, corria com muito vigor, atrás de uma Lebre, que saiu de sua toca, para buscar por alimento. Ela era extremamente veloz, portanto o cão precisava acelerar

Após de uma longa e cansativa caçada, embora estivesse com apetite, mas, já sem forças para continuar, o cão parou a perseguição, se sentindo fadigado e vencido.

Um velho  pastor de Cabras, contemplando o habilidoso cão, agora prostrado e aparentemente muito abatido, zombou dele dizendo: – Você está se tornando um inútil! Até uma pequena lebre corre mais do que você!

 Balançando a cabeça, já meio sem folego Cão de caça respondeu:

-“Está claro que o Senhor não é capaz de compreender a diferença que existe entre nós! Eu estava correndo apenas para conseguir um jantar, mas ele, ao contrário, corria por sua Vida!”

Moral da História
O motivo pelo qual realizamos uma tarefa, isso, é o que vai determinar sua qualidade final! Autor:Fábula de Esopo

Quem foi Esopo -Autor da fábula : A lebre e o cão de caça

Nascido de maneira suposta no século VI a.C. ou VII a.C., na Ásia Menor, Esopo foi um contador de histórias de desmedida cultura, o qual foi apanhado e levado para a Grécia para servir como escravo.

Esopo fez tanto sucesso na Grécia que o escultor Lisipes ergueu uma estátua em sua homenagem. O contador de fábulas teve um final de vida trágico, sendo condenado à morte por um crime que não cometeu.

Exercício de leitura para o Fundamental l – A lebre e o cão de caça

  1. Para você, qual lição essa fábula ensina?
  2. Quais qualidades você diria  que os personagens da fábula possuem?
  3. Por que o cão não quis continuar correndo?
  4. Escreva 5 frases dizendo sobre algo que, te faria se esforçar bastante para conseguir alcançar na vida.
  5. Vamos colorir os desenhos abaixo? Logo após escolha um nome para cada um deles, escrevendo no espaço ao lado do desenho.

————————— —————————————————————————————

 

Proposta de atividade/dinâmica- A lebre e o cão de caça

A cabra cega é uma brincadeira que poderá ser bem interessante para realizar nesse dia. Portanto, para ficar mais personalizado, vamos trocar o nome por ” cão cego”.

  1. Escolha uma criança para ficar com a venda nos olhos
  2. Essa criança de olhos vendados, irá procurar pelas demais
  3. As crianças irão correr do cão cego, mas se ele pegar algum deles, esse assumirá a venda.
  4. Essa brincadeira é divertida, contudo é necessário atenção para não machucar, portanto, é importante sempre ter um adulto por perto.

Outra versão da fábula  A lebre e o cão de caça

Existem diversas versões diferentes dessa fábula, portanto, se quiser ouvir  outra versão da história, acesse o vídeo abaixo

Fim

E aí, gostaram da fábula “A lebre e o cão de caça?” observou que a vida é mais preciosa do que qualquer comida gostosa? Portanto, quanto maior for a necessidade, maior será o esforço. Se quiser ler mais fábulas como essa, acesse as páginas da demonstre e encontre muita coisa interessante!

Um abraço e até breve!