Início Educação Infantil A mosca e a formiga

A mosca e a formiga

0
A mosca e a formiga 6

A mosca e a formiga, mostra como os valores podem ser subjetivos. Para alguns, se dar bem na vida, significa, viver sem precisar se preocupar com nada. Portanto, trabalhar e ser produtivo, é coisa de gente boba. Eles não gostam do trabalho, e se gabam por isso.

Para outros, a dignidade, só será possível por intermédio do trabalho. Ainda que por vezes, seja incompreendido, eles sabem que sem esforço e dignidade,  não existe progresso, por isso,labutam incansavelmente.

A Mosca e a formiga – Fábula de Esopo

A Mosca e a Formiga, em um encontro ferrenho, armaram um bate boca daqueles! Elas discutiam,  sobre os diversos pontos de honra, dentre eles estava o tabalho. Dizia a Mosca:

– Eu sou nobre, vivo livre, voo por onde quero, como sou poderosa! Assento-me à mesa com o rei quando bem quero, e dou beijos nas mais formosas damas. Porém você, mal-amada, sempre andas trabalhando, não se diverte, e a nenhuma pessoa famosa conhece!

A Formiga, sem perda de tempo falou:

-Tu és doida e ociosa, mosca vaidosa! Pode até pousar em delicioso manjar, mas também em sujeiras e imundices desprezíveis, por algumas vezes é seu lugar. Se vai até a mesa do rei, é por ser intrusa e não convidada. Se beija os lábios das damas, logo dali é espantada!

A mosca envergonhada, sem rumo pegou a estrada, a formiga, contudo, retornou à sua jornada!

Moral da história “Pessoas que se gabam sem nada fazer, são como as moscas, só servem para aborrecer”

Autor da fábula: Esopo – Adaptação: Elaine Costa

 Autor da Fábula a mosca e a formiga: Esopo

Essa fábula é atribuída à Esopo, um sábio e velho escravo da Grécia antiga, que educava o povo por meio de suas histórias e fabulas. Ele viveu no 6º século antes de Cristo. Ensinava e espalhava sabedoria, contudo, tinha aqueles que o odiava e tentavam destruir.

Exercício de leitura para o fundamental I

1-Observe a imagem abaixo e descubra as 4 diferenças entre as moscas:

2-Problemas com formigas? Vamos logo resolver!  Diga quantas folhas cada formiga terá juntado, multiplicando o número de folhas pelos dias trabalhados:

Somando tudo, daria quanto? ——————–

Proposta de atividade/dinâmica: A mosca e a formiga

Nessa atividade nós vamos apelar para a pesquisa:

  1. Forme grupos na sala de aula
  2. um  grupo deverá pesquisar e trazer imagens e resumos, dos tipos de doenças transmitidos pela mosca
  3. Outro grupo deverá trazer uma pesquisa sobre os benefícios que a formiga traz para o planeta, apesar de ela também acabar com jardins, quando estão em exército.
  4. Faça desenhos para a exposição, como é possível combater doenças transmitidas por moscas.

Essa atividade levará os alunos à terem consciência, de quanto é importante lugares limpos para a saúde de todos.Portanto,precisam zelar do lugar onde vivem.

Fim

A mosca e a formiga, mostram como o orgulho pode fazer, com que as pessoas se comportem com orgulho, ainda que não tenham nada para se gloriar, a não ser a existência em uma vida de intruso, tal qual o mosquito na mesa do rei. Contudo, alguns se dedicam ao trabalho como a formiga e tentam viver de forma horada.

Quer ler mais fábulas como essa, acesse as páginas da Demonstre, e encontre um mundo de atividades interessantes.

Um abraço e até breve!

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.