A mula vaidosa é uma das fábulas de Esopo, que procura mostrar o quanto a vaidade pode nos deixar cegos com respeito a realidade. Portanto, o melhor a fazer, é  ser humilde e não desprezar os que estão à nossa volta, pois não sabemos o momento que a realidade poderá nos surpreender.

 

A mula vaidosa

A mula vaidosa, estava sendo preparada para carregar o fardo, quando em sua ignorância, desfazia dos animais que estavam a sua volta, não sabendo o que o futuro lhe reservava. Ao nos considerarmos superiores aos demais, corremos o risco de nos decepcionarmos. Portanto, é melhor sermos humildes.

A mula vaidosa – Fábula de Esopo

Uma certa mula, por ser muito bem cuidada e não precisar trabalhar como as demais, comendo fartamente suas refeições, com mais delicioso milho e o melhor pasto, por ter um tratamento de celebridade, se sentia a mais  privilegiada e superior dentro do curral.

Sobrenaturalmente sua vaidade aumentava a cada dia, e assim, vivia se esnobando  dentre os animais do rancho. Muito orgulhosa, falava consigo mesma:  “Meu pai, certamente, deve ter sido um grande e Belo Raça Pura. Sinto-me orgulhosa por ter herdado toda sua graciosidade, resistência, força presencial e superioridade…”

No entanto, não demorou muito para que seu dono a tomasse para uma longa viagem. Colocando sobre ela um pesado fardo, lá foi a mula vaidosa.  Estando já cansada de tanto caminhar,   exclamou entristecida: “Talvez tenha cometido um erro de avaliação. Meu pai, afinal de contas, deve ter sido apenas um simples Burro de carga…”

Moral da História 1:
Quando a ilusão adormece nossa razão, a realidade frustra o coração…

Moral da História 2:
A ilusão é o único abrigo capaz de acolher todos os nossos caprichos…

Fábula de Esopo – Adaptação Elaine Costa

Autor da fábula: A mula vaidosa

Essa fábula é atribuída à Esopo, um sábio e velho escravo da Grécia antiga, que educava o povo por meio de suas histórias e fabulas. Ele viveu no 6º século antes de Cristo. Ele ensinava verdades do mundo real se valendo das fábulas para ilustrar.

Exercícios de leitura para fundamental I – A mula vaidosa

  1. O que aprendemos com essa história?
  2. Qual o motivo da vaidade da mula?
  3. Você sabe diferenciar a mula, a égua, jumenta ?
  4. Uma delas é estéril,  qual delas? vamos pesquisar e saber por quê?
  5. Em sua pesquisa, anote quais animais pertencem a classe dos equinos.
  6. Você conhece todos eles? Tragam imagens para todos verem que são.

Proposta de atividade/dinâmica – A mula vaidosa

Eu tinha um cavalinho

Essa dinâmica é super fácil e divertida e pode ser feita em qualquer espaço, portanto, aproveitem para se movimentar !

Vídeo do youtube: A mula vaidosa

Confira abaixo o vídeo que fala sobre a mula vaidosa, em uma interessante versão do Demonstre, portanto, não deixe de assistir e se divertir !

Despedida

Então, gostaram de mais essa fantástica fábula: A mula vaidosa? Temos muito mais para vocês, portanto, nos ajude a continuarmos postando novas fábulas adaptadas. É só curtir e continuar nos seguindo, e traremos com muito carinho, muito mais para você!

Até breve!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.