A Onda – Resumo do Filme para Professores

5

A Onda – Filme para aplicação em aulas de História e Sociologia

Olá pessoal, tudo bem? Voltamos com a série de filmes para serem aplicados em sala de aula! A ideia desta série de posts é mostrar como alguns filmes podem elucidar questões simples do aluno, além de complementar os estudos em uma ou mais disciplinas.

E para começar de maneira intensa, hoje recomeçaremos com o chocante A Onda, filme alemão de 2008 que chocou pela sua temática forte e no contexto no qual está inserido.

A Onda – Detalhes Importantes

Baseado em  fatos reais, este filme nos remete a reflexão sobre como podem surgir sistemas totalitaristas, através de um questionamento muito simples: como uma população praticamente inteira foi capaz de apoiar um líder como Hitler?

A Onda

Confira as informações técnicas dele:

Nome: A ONDA

Ano: 2008

Diretor: Dennis Gansel

Origem: Alemanha

Tipo de filme: Drama

Sinopse: vocês  acreditam que uma ditadura poderia surgir na Alemanha moderna? Com este questionamento, o Professor Rainer Wenger começa a sua aula sobre autocracia para uma turma de ensino médio. Ao perceber o envolvimento  e para conseguir a atenção dos alunos, ele propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e da ditadura, o que ele não esperava é que isso iria além dos limites e com consequências desastrosas.

Reflexões que o filme possibilita

O filme nos faz refletir de como um grupo pode ser manipulado e, o que é pior, que  sistemas ditatoriais possam ressurgir a qualquer momento. O grande cerne do filme é esclarecer aos alunos que aspectos como o preconceito, a abdicação da própria de escolha, e criar uma cultura exclusivista baseada nas dores de uma população, são alguns dos pontos que podem um governo totalitário.

Levantar o debate é uma das melhores formas de se aproveitar o filme. E um detalhe importante: este é recomendado apenas para estudantes do Ensino Médio, cujo nível de maturidade é mais adequado para uma reflexão do material.

O filme serve como base principalmente para entender como surgem e quais são algumas ideologias e sistemas de governo atuais ou  já existentes.

Devemos estudar ainda, os maiores líderes da nossa história, como eles influenciaram beneficamente ou não seu país (Ex. Mandela e Hitler) e a servidão voluntária. Debater a mesma questão que é levantada no filme, se há possibilidade de surgir um sistema de ditadura novamente no Brasil, considerando  o atual cenário econômico e a revolta da população.

Discutir ainda, os métodos pedagógicos adotados pelo professor.

Se você deseja o resumo da ficha do filme para aplicar em sala de aula para os alunos, baixe a versão em PDF, ou nas imagens a seguir.

Versão em PDF

Ficha do Professor em PNG

Galeria de Imagens do Filme A Onda