Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “A Organização do Trabalho Didático-Pedagógico Escolar” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da A Organização do Trabalho Didático-Pedagógico Escolar mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

A Organização do Trabalho Didático-Pedagógico Escolar

A organização é um processo essencial em qualquer tipo de trabalho sendo que no trabalho de docência é feita através de planejamentos que podem ser em grupos (com diversos colaboradores) e individual.

O trabalho de organização é um trabalho que na maioria das vezes é feito em casa e não na escola em si, com diferentes recursos utilizados.

Planejamento como construção Coletiva no Âmbito da Escola

O planejamento é essencial em qualquer que seja a área da vida, mas no trabalho de ensino é imprescindível, para que seja possível o um ensino complexo e de qualidade.

Resultado de imagem para O Projeto Político Pedagógico

O planejamento que tem como função maior poder ter uma visão de futuro e trabalhar com base no presente, usando os métodos de ensino da melhor forma possível.

O Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico ( PPP ) é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.

Vídeo Sobre Planejamento como construção Coletiva no Âmbito da Escola:

Tipologia dos Conteúdos

Um conteúdo procedimental é um conjunto de ações ordenadas e com um fim, quer dizer, dirigidas para a realização de um objetivo. São conteúdos procedimentais: ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir, recortar, saltar, inferir, espetar, etc.Resultado de imagem para Tipologia dos Conteúdos

Conteúdos que, como podemos ver, apesar de terem como denominador comum o fato de serem ações ou conjunto de ações, são suficientemente diferentes para que a aprendizagem de cada um deles tenha características bem específicas.

Objetivos

O objetivo da tipologia é identificar o conteúdo que é mais apropriado para cada tipo de alunos e situações.

Vídeo Sobre Tipologia dos Conteúdos:

Transposição Didática

Instrumento através do qual transforma-se o conhecimento científico em conhecimento escolar, para que possa ser ensinado pelos professores e aprendido pelos alunos. Segundo Maura Dallan, da Fundação Victor Civita, “significa analisar, selecionar e inter-relacionar o conhecimento científico, dando a ele uma relevância e um julgamento de valor, adequando-o às reais possibilidades cognitivas dos estudantes.”

Resultado de imagem para Transposição Didática

Segundo estudiosos da educação, este termo foi introduzido em 1975 pelo sociólogo Michel Verret e teorizado por Yves Chevallard no livro La Transposition Didatique, onde mostra as transposições que um saber sofre quando passa do campo científico para a escola. Na obra, o pesquisador alerta para a importância da compreensão deste processo por aqueles que lidam com o ensino das disciplinas científicas. Dessa forma, Chevallard conceitua “transposição didática” como o trabalho de fabricar um objeto de ensino, ou seja, fazer um objeto de saber produzido pelo “sábio” ser objeto do saber escolar.

Vídeo Sobre Transposição Didática:

O Planejamento da Prática Docente

O planejamento da prática docente é uma forma de colocar o conteúdo para os alunos aumentando as forma de entenderem mais rapidamente.

Imagem relacionada

O planejamento pode ser feito individualmente e em grupo, sendo que quando feito em grupo é bem maior o alcance das informações.

Fugindo dos Padrões de Planejamento

Ao longo dos anos a prática de planejamento de ensino vem sendo feito e diversifica de acordo com o que se acha necessário, e a cada novos ano vem surgindo novas formas de planejamentos que fogem dos padrões aumentando a produção.

Vídeo Sobre O Planejamento da Prática Docente:

Avaliação

A avaliação é uma forma de medir os conhecimentos dos alunos que poder ser feita de diferentes formas, para que os alunos podem ter uma melhora significativa.

Resultado de imagem para avaliação

Resultados e Orientações do Ensino e da Aprendizagem

Os resultados são apresentados nas avaliações e apresentam os conhecimentos dos alunos que de acordo com os erros podem trabalhar em cima deles para corrigir.

Nos dias atuais muitos professores focam muito na aprendizagem de acordo com o desenvolver do aluno, que antigamente era bem diferente, sendo que quem recebia notas baixas não sabia.

Vídeo Sobre avaliação:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de A Organização do Trabalho Didático-Pedagógico Escolar com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.