Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “A Organização do Trabalho Didático-Pedagógico Escolar” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da A Organização do Trabalho Didático-Pedagógico Escolar mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

A Organização do Trabalho Didático-Pedagógico Escolar

A organização é um processo essencial em qualquer tipo de trabalho sendo que no trabalho de docência é feita através de planejamentos que podem ser em grupos (com diversos colaboradores) e individual.

O trabalho de organização é um trabalho que na maioria das vezes é feito em casa e não na escola em si, com diferentes recursos utilizados.

Planejamento como construção Coletiva no Âmbito da Escola

O planejamento é essencial em qualquer que seja a área da vida, mas no trabalho de ensino é imprescindível, para que seja possível o um ensino complexo e de qualidade.

Resultado de imagem para O Projeto Político Pedagógico

O planejamento que tem como função maior poder ter uma visão de futuro e trabalhar com base no presente, usando os métodos de ensino da melhor forma possível.

O Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico ( PPP ) é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.

Vídeo Sobre Planejamento como construção Coletiva no Âmbito da Escola:

Tipologia dos Conteúdos

Um conteúdo procedimental é um conjunto de ações ordenadas e com um fim, quer dizer, dirigidas para a realização de um objetivo. São conteúdos procedimentais: ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir, recortar, saltar, inferir, espetar, etc.Resultado de imagem para Tipologia dos Conteúdos

Conteúdos que, como podemos ver, apesar de terem como denominador comum o fato de serem ações ou conjunto de ações, são suficientemente diferentes para que a aprendizagem de cada um deles tenha características bem específicas.

Objetivos

O objetivo da tipologia é identificar o conteúdo que é mais apropriado para cada tipo de alunos e situações.

Vídeo Sobre Tipologia dos Conteúdos:

Transposição Didática

Instrumento através do qual transforma-se o conhecimento científico em conhecimento escolar, para que possa ser ensinado pelos professores e aprendido pelos alunos. Segundo Maura Dallan, da Fundação Victor Civita, “significa analisar, selecionar e inter-relacionar o conhecimento científico, dando a ele uma relevância e um julgamento de valor, adequando-o às reais possibilidades cognitivas dos estudantes.”

Resultado de imagem para Transposição Didática

Segundo estudiosos da educação, este termo foi introduzido em 1975 pelo sociólogo Michel Verret e teorizado por Yves Chevallard no livro La Transposition Didatique, onde mostra as transposições que um saber sofre quando passa do campo científico para a escola. Na obra, o pesquisador alerta para a importância da compreensão deste processo por aqueles que lidam com o ensino das disciplinas científicas. Dessa forma, Chevallard conceitua “transposição didática” como o trabalho de fabricar um objeto de ensino, ou seja, fazer um objeto de saber produzido pelo “sábio” ser objeto do saber escolar.

Vídeo Sobre Transposição Didática:

O Planejamento da Prática Docente

O planejamento da prática docente é uma forma de colocar o conteúdo para os alunos aumentando as forma de entenderem mais rapidamente.

Imagem relacionada

O planejamento pode ser feito individualmente e em grupo, sendo que quando feito em grupo é bem maior o alcance das informações.

Fugindo dos Padrões de Planejamento

Ao longo dos anos a prática de planejamento de ensino vem sendo feito e diversifica de acordo com o que se acha necessário, e a cada novos ano vem surgindo novas formas de planejamentos que fogem dos padrões aumentando a produção.

Vídeo Sobre O Planejamento da Prática Docente:

Avaliação

A avaliação é uma forma de medir os conhecimentos dos alunos que poder ser feita de diferentes formas, para que os alunos podem ter uma melhora significativa.

Resultado de imagem para avaliação

Resultados e Orientações do Ensino e da Aprendizagem

Os resultados são apresentados nas avaliações e apresentam os conhecimentos dos alunos que de acordo com os erros podem trabalhar em cima deles para corrigir.

Nos dias atuais muitos professores focam muito na aprendizagem de acordo com o desenvolver do aluno, que antigamente era bem diferente, sendo que quem recebia notas baixas não sabia.

Vídeo Sobre avaliação:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de A Organização do Trabalho Didático-Pedagógico Escolar com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.