A palavra é… – Brincadeiras para aprender português

Você está atrás de brincadeiras para aprender português? Sem dúvidas elas são importantes em um nível sem igual para trabalhar com nossos alunos. Uma boa forma dos professores ensinarem português a seus alunos é através de brincadeiras e dinâmicas. Através delas, o aluno pode fixar as regras da língua portuguesa, aprender a forma correta de escrever e falar, tudo de forma mais divertida, o que atrairá a sua atenção. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui A palavra é… e outras Brincadeiras para aprender português.

A palavra é…

A brincadeira é uma atividade de grande valor para o desenvolvimento infantil – já exploramos isso aqui. Diferentes brincadeiras proporcionam os mais diversos aprendizados, dentre os quais está a linguagem.

Brincadeiras para aprender português

Desenvolver o aprendizado do aluno através de outros meios que fujam um pouco ás aulas teóricas tradicionais é uma ótima forma não somente de atrair os alunos que geralmente acham monótono aprender com o método clássico, como também promovem uma melhor interação em sala de aula entre os alunos e também com o professor. Pensando nisso, selecionamos brincadeiras para aprender o português que fará com que a jornada de aprendizado seja muito mais prazerosa, tanto para os alunos quanto para seus educadores.

A palavra é… – Brincadeiras para aprender português

Público-alvo: Crianças, pré-adolescentes e adolescentes

Objetivo: Esta dinâmica é ótima para estimular a criatividade do aluno e seu raciocínio rápido para pensar nas palavras e escrevê-las da maneira correta. Como envolve toda a turma que é subdividida por fileiras, é um modo de promover uma competição saudável e que resultará em aprendizado.

Passo a passo: para essa brincadeira serão necessários os seguintes materiais: folhas de papel em branco, pautadas e numeradas de uma a vinte. O professor entregará a folha para o primeiro aluno de cada fileira. Em seguida dirá uma palavra e o primeiro aluno de cada fileira deverá escrever o maior número possível de palavras começadas com a primeira letra. Ao ouvirem a Segunda palavra, dada pelo professor, todos devem passar o papel para o colega de trás que escreverá também o maior número de palavras começadas com a primeira letra. E assim sucessivamente. A fileira que completar a folha numerada será a vencedora.

Fim da brincadeira A palavra é…

Se você gostou da brincadeira, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista de brincadeiras, e quer mais, temos diversas outras brincadeiras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Add Comment