A Prática no Processo de Alfabetização

0

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “A Prática no Processo de Alfabetização” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da educação antiga e atual, mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

A Prática no Processo de Alfabetização

Entender o processo de alfabetização das crianças através da leitura e escrita, condição esta fundamental a integração na vida social, oferece oportunidades de compreensão e respeito do universo da relação que influencia na construção da existência da criança e é nesse momento que o desenvolvimento humano ocorre a partir do entendimento do significado do mundo.

Como a capacidade de compreensão não vem automaticamente, nem está plenamente desenvolvida, ela precisa ser exercitada e ampliada em diversas atividades, que podem ser realizadas antes que a criança tenha aprendido a decodificar o sistema de escrita.

Desenvolvimento de Propostas Educativas Diferenciadas na Área de Alfabetização

O desenvolvimento de novas e boas técnicas de ensino, para alfabetizar, é essencial criando pilares que sustentam o aprendizado de uma forma unica que os alunos levam todo esse aprendizado para o resta da sua vida.

Imagem relacionada

As questões que o professor faz para que a criança justifique o que está escrito e os conflitos cognitivos decorrentes de indagações e da interação com os colegas levam à revisão de suas hipóteses.

Ações para melhorar a alfabetização

Desafiar os alunos a ler e a escrever, por conta própria, textos de complexidade adequada ao seu estágio de alfabetização. No esforço de entender como funciona o sistema alfabético, as crianças vão inicialmente tentar ler com base no que conhecem sobre a escrita e onde ela aparece (cartazes, livros, jornais etc.), utilizando o contexto para identificar palavras ou partes delas.

Vídeo Sobre o Desenvolvimento de Propostas Educativas Diferenciadas na Área de Alfabetização:

Participação em Experiências Concretas de Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos na Comunidade Próxima

Avaliar o nível de alfabetização e as intervenções mais adequadas para cada aluno. Antes mesmo de entrar na escola, as crianças já estão cercadas por textos, mas o contato com eles depende dos hábitos de cada família.

Resultado de imagem para professores alfabetizando

Um boa forma de Experiências é criar momentos para que os alunos sejam convidados a pensar sobre as relações grafofônicas e as peculiaridades da língua escrita. A intenção é fazer com que eles investiguem quais letras, quantas e onde usá-las para escrever.

Vídeo Sobre Experiências Concretas de Alfabetização:

Planejamento da Alfabetização

Para um bom planejamento o educador precisa ter uma visão geral do trabalho para prever em que ritmo as propostas de leitura e escrita vão se aprofundar ao longo do período, explica a professora argentina Mirta Torres, especialista em didática da leitura e da escrita.

Imagem relacionada

Para chegar ao detalhamento da rotina semanal de uma classe de 1º ano, o educador precisa ter clareza de que itens devem ser combinados e com que regularidade devem ser praticados para permitir às crianças entender em que situações se lê e se escreve, para que se lê e se escreve e quem lê e escreve.

Vídeo Sobre planejamento da alfabetização:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de A Prática no Processo de Alfabetização com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

(Visited 2 times, 1 visits today)