in

A Psicologia da Educação e o Trabalho do Educador: Fundamentação Geral

A Psicologia da Educação e o Trabalho do Educador: Fundamentação Geral 2

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “A Psicologia da Educação e o Trabalho do Educador” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais dos métodos de ensino mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

A Psicologia da Educação e o Trabalho do Educador: Fundamentação Geral

Esse é um trabalho que envolve a capacidade do educador em ensinar e o método que  aluno mais se adapta, onde é desenvolvido todo o processo de ensino levando em conta o comportamento do aluno e suas características.

A Psicologia da Educação e o Trabalho do Educador: Fundamentação Geral 1

O trabalho de um educador é compreender os fatos e os acontecimentos da sala de aula. Ele precisa esta atento ao que esta acontecendo e ocorrendo de novo na realidade de seus alunos, para juntar com a psicologia e ajudar os alunos.

A psicologia da Educação como Ciência Aplicada

 Psicologia educacional como ciência aplicada ajuda a Salientar temas e problemas que interliguem psicologia e educação. relacionando temas da  temas de educação com vários ramos da psicologia e respectivas contribuições: Psicologia da criança e psicologia do desenvolvimento (noção de estádios) • e a Psicologia geral experimental (investigações sobre memória, aprendizagem).

A Psicologia da Educação e o Trabalho do Educador: Fundamentação Geral 2
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O seu intuito maior é Descobrir como a psicologia educacional se aplica a vários objetos/fenômenos educativos (bebé, criança, adulto, jovem saudável ou deficiente, escola, equipe profissional,…) e em situações muito diversas (família, creche, escola, empresa, oficina). • Identificar alguns métodos e técnicas que são comuns (técnicas de exame/avaliação, inquéritos e entrevistas, análises de conteúdo, estudos longitudinais)

a) A Relação entre a Psicologia como Ciência e a Educação como Processo Social

A concentrada preocupação com o desenvolvimento da inteligência e da cognição não significa, é certo, que outras dimensões da vida do indivíduo em sociedade sejam simplesmente ignoradas. É pouco provável que atualmente alguém deixe de incluir como finalidade da educação, em discursos ou em escritos, o desenvolvimento do pensamento crítico e a formação para o exercício da cidadania.

Isso posto, este artigo tem duas finalidades: apresentar dados e informações acerca das tendências anteriormente apontadas, que permitam extrair as conseqüências, nem sempre positivas, da intromissão da Psicologia no campo educativo; e indicar, sob a ótica da psicologia social, uma perspectiva crítica da relação entre a psicologia e a educação.

b) O Âmbito da Psicologia da Educação: Conceitos Básicos, Abordagens e Utilidade para o Trabalho do Educador Brasileiro

Psicologia educacional ou psicologia da educação é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização (onde se cruza com a psicologia social).

Os psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem.

Focam a sua ação não apenas nas necessidades da criança na escola como, também, em outras áreas onde as experiências escolares têm impacto. Alguns psicólogos escolares centram o seu trabalho no desenvolvimento das capacidades e necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem, como no caso da Desordem por défice de atenção com hiperatividade, problemas emocionais ou problemas comportamentais.

Vídeo Sobre a psicologia da Educação como Ciência Aplicada:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de — com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

Fui ao Tororó - Brincadeiras de roda tradicionais

Fui ao Tororó – Brincadeiras de roda tradicionais

Comendo cebolas! - Brincadeiras para Whatsapp

Comendo cebolas! – Brincadeiras para Whatsapp