in , ,

A raposa e o lenhador – História Infantil

A raposa e o lenhador - História Infantil 1

A raposa e o lenhador é uma história, que mostra como o amor e fidelidade poderão estar presente, mesmo em alguém que tenha rótulo de ser traiçoeiro. Muitos duvidavam da raposa, julgando-a violenta devido sua raça. Na verdade além de amiga, ela provou ser agradecida.

Julgaram mal a amiguinha do lenhador, até que ele mesmo, após a injustiça cometida, percebeu que, não se deve fazer julgamentos precipitados. Essa é uma lição para todos nós. Não devemos julgar mal alguém, antes de conhecer os fundamentos de suas ações.

A raposa e o lenhador – Fábula de Esopo

Certo lenhador, tinha em asa uma amiga de estimação. Uma raposa, que embora fosse selvagem, o acompanhava desde que era filhote. Todos os dias, ele saía para apanhar lenha na floresta, e sua amiga, ficava tomando conta da casa.

A raposa e o lenhador - História Infantil 1

Passado algum tempo, o lenhador se casou, e logo nasceu-lhe um lindo bebê. A vizinhança, entretanto, sempre alertava ao lenhador:

A raposa e o lenhador - História Infantil 2

– Se eu fosse você, tomava cuidado! Todos nós sabemos que raposas são animais espertos! Ela pode ser ardilosa e muito perigosa. Você agora tem uma criança, cuidado com essa raposa!

E assim, constantemente o lenhador ouvia a mesma coisa! Entretanto, ele fazia questão de responder:

– Não me preocupo. Eu confio em minha amiga! Por certo ela é raposa, porém não é traiçoeira. Eu saio para trabalhar e ela toma conta de meu lar.

A raposa e o lenhador - História Infantil 3

E todos os dias ao retornar do campo, a cena era a mesma. O animal animado e festivo recebia seu dono. Até que em uma tarde, algo muito estranho aconteceu! O lenhador foi se aproximando da casa, e a raposa nada de vir ao encontro dele. Preocupado, e com o coração disparando, o homem apressou o passo.

A raposa e o lenhador - História Infantil 4

Chegando à porta de sua casa, a raposa apareceu com a boca toda ensanguentada. Tremendo de pavor, porém,sem pensar muito, o homem se desesperou! Contudo, a raposa insistia em lhe fazer festa. O lenhador, pegou um pau e acertou com força o animal, que correndo e sentindo dor, correu pela floresta afora.

A raposa e o lenhador - História Infantil 5

Nunca julgue antes de verificar os fatos

Ao chegar no quarto, o homem viu seu bebê, sorrindo e brincando. Ao seu lado porém, havia uma cobra morta. Com muito arrependimento pelo o que havia feito, contudo ainda tremendo,  o lenhador deixou a criança com a esposa. Saiu a procura da amiga, para se desculpar com ela.

A raposa e o lenhador - História Infantil 6

Depois de andar por muito tempo, encontrou o animalzinho, encolhido e ferido em um canto da floresta. Abraçando com força a raposa, o homem lhe pediu perdão, enquanto chorava, grato pelo o que ela tinha feito, livrado seu bebê da cobra.

Voltando para casa, a família permaneceu feliz e completa. Sem contar que a raposa continuou a ser a babá do bebê.

Moral da história: “Se você confia em alguém, não importa o que outros pensem a respeito. Siga sempre seu caminho e não se deixe influenciar, principalmente: Não tome decisões precipitadas”.

Autor: Esopo – Adaptação: Eline Costa

Sobre Esopo- Autor da Fábula: A raposa e o lenhador

Nascido d no século VI a.C. ou VII a.C., na Ásia Menor, Esopo foi um contador de histórias  foi apanhado e levado para a Grécia para servir como escravo.

O contador de fábulas, fez tanto sucesso na Grécia que o escultor Lisipes ergueu uma estátua em sua homenagem. No entanto, ele  teve um final de vida trágico, sendo condenado à morte por um crime que não cometeu.

Exercício de leitura para o Fundamental  l

  1. Escreva em seu caderno, o que você achou da fábula: A raposa e o lenhador?
  2. Na sua opinião, o que o lenhador deveria ter pensado, quando ele viu a raposa com a boca suja de sangue?
  3. Anote no caderno os sinônimo das palavras: Traiçoeira, ardilosa e precipitada
  4. Em sua opinião, a raposa deveria aceitar voltar para sua casa ? Justifique sua resposta, dizendo o motivo.
  5. Pesquise e anote o nome de três animais que poderão ser considerados traiçoeiros.
  6. Você gostaria de ter um desses animais de estimação em sua casa?
  7. Faça um desenho, da parte da fábula que mais lhe emocionou.

Proposta de atividade/dinâmica

Embora, a fábula: A raposa e o lenhador,  tenha a raposa como uma heroína, vamos pegar a dinâmica da Cotia, para esquentar a turminha! Será que a raposa ficará com ciúmes?

Todas as crianças , ficarão sentados em círculo. Apenas uma delas ficará em pé. Embora fique do lado de fora, deverá andar com o lenço na mão. A criança, deverá  andar  em volta do círculo enquanto todos cantam uma rima que pode ser, por exemplo, Corre Cotia:

Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Mocinha bonita
Do meu coração

Enquanto estiverem cantado, a criança deixará cair, discretamente, o lenço atrás de um dos jogadores. Quando o escolhido perceber que o lenço está atrás dele, começa a perseguir o pegador. Contudo, ele  deverá correr em circulo,  e se sentar no lugar do colega antes que ele o apanhe.

Se for pego, antes de chegar ao lugar vazio, o pegador continuará do mesmo jeito, andando do lado de fora, mas se conseguir dar a volta e ocupar o lugar vago, é o jogador escolhido quem vira o pegador.

Se desejar conhecer outra versão, assista  e tire sua conclusão!

Fim

Pois então, gostou da fábula: A raposa e o lenhador?  Quer conhecer a coleção das fábulas ? Temos diversas delas aqui no Demonstre, é só você visitar o blog, e encontrará sugestões incríveis para tornar sua aula maravilhosa!

Um super abraço e até breve!

 

Números em Inglês de 1 a 50 1

Números em Inglês de 1 a 50

Professor em inglês 1

Professor em inglês