Absolutismo Francês – 7 atividades

0

Absolutismo Francês foi na realidade, o modelo de governo europeu usado, entre fim da idade média e princípio da moderna. Nesse regime, o poder do rei era absoluto, não recebendo outras ordens ou intervenção de ninguém ( embora a igreja católica ainda tivesse influência).

Foi na França que o absolutismo mais se desenvolveu. Considera-se que o rei Luiz XIV, autor da frase “L’État, c’est moi” (“O estado sou eu”), foi um dos monarcas absolutistas mais influentes em relação ao poderio.

Absolutismo Francês – 7 atividades

Para aprendermos um pouco mais sobre esse período e sua influência sobre a organização do mundo, trouxemos após os resumos, 7 atividades bem interessantes, as quais nos ajudarão a entender melhor esse momento histórico.

Absolutismo Francês – Resumo

O regime absolutista francês começou a se formar após o final da Guerra dos Cem Anos (1337-1453). Embora vencedora, a França encontrava-se desorganizada com vários sistemas jurídicos, privilégios e tradições. O rei surgiu como um elemento centralizador capaz de dar unidade política e econômica à França. 

O primeiro monarca a seguir a linha absolutista na França foi Luís XI, que usou vários esquemas para estender a sua autoridade a todos os territórios que formavam a França em meados do século XVI. No campo político, seu governo se pautou no sentido de afirmar sua autoridade diante dos direitos da nobreza e do clero (originários dos privilégios feudais). 

Se Luís XI é considerado o consolidador do absolutismo na França, foi com Luís XIV que o regime atingiu seu auge. Conhecido como o “Rei Sol”, Luís XIV governou com autoridade absoluta, usufruindo, junto com a corte, de todos os luxos, poderes e privilégios possíveis. 

O absolutismo francês durou até 1789, quando a Revolução Francesa colocou fim ao regime absolutista no país ( fonte ).

Dinastia Capetíngia

Ainda que tenha raízes medievais, entra pra história como um movimento predominantemente moderno, uma vez que atravessa séculos da Idade Moderna, exercendo influência notória da política francesa.

Essas raízes medievais remetem ao século X, quando Hugo Capeto se torna o governante do país, saindo de sua posição de vassalo mais importante da França, ocupando o trono e dando início à chamada dinastia Capetíngia, que governará a França com seus muitos representantes por cerca de 800 anos.

Os governos da dinastia Capetíngia tiveram inúmeras dificuldades ao longo do tempo em manter o poder e levar o país ao fortalecimento.

Guerra dos cem anos

O mais sério percalço enfrentado foi provavelmente a chamada “Guerra dos cem anos” que, iniciada no século XIV, durou, na verdade, 116 anos, caracterizando-se por vários conflitos intermitentes com raízes e consequências diversas, mas que, em suma, opuseram a França à Inglaterra.

Já na Idade Moderna, destaca-se na política francesa a Dinastia de Valois, que testemunhou o início dos conflitos religiosos que assolaram a França nos anos seguintes.

Opondo a tradição católica francesa a uma cada vez maior influência protestante, esses sérios conflitos transformaram a França num dos maiores campos de batalha religiosa da Europa.

Esse conflito espraiou-se para a organização social, onde se tornou cada vez maior o conflito entre a nobreza de tradição católica e a burguesia protestante.

Desse conflito, surge uma nova Dinastia, os Bourbon, representados por Henrique IV, coroado rei, representando uma marcante vitória dos protestantes frente aos nobres católicos.

O segundo representante da Dinastia foi Luis XIII, que fortaleceu a influência do absolutismo através do Cardeal Richelieu, personagem que colaborou ativamente para a manutenção do status do rei e da monarquia absoluta.

Austríacos x Franceses

Outro conflito que a França se envolveu nesse período opôs franceses aos monarcas da Áustria. Os Habsburgo austríacos guerrearam contra a França e sua derrota permitiu aos franceses obter consideráveis ganhos financeiros e coloniais.

O apogeu do absolutismo, tanto no âmbito político, quanto econômico e social, mas sobretudo, simbólico, aconteceu sob o governo de Luis XIV.

Nascido e criado para ser rei, o monarca francês reunia em si todas as condições e símbolos que caracterizavam a monarquia, levando a ideia do absolutismo ao extremo e simbolizando isto como nenhum outro. 

Tinha como conselheiro e aliado Colbert, personagem importante na monarquia, que desenvolveu o sistema mercantilista, base teórica do desenvolvimento econômico europeu.

O ideário econômico adotado pelo absolutismo francês se baseava na ideia da forte intervenção estatal na economia, onde o rei controlava todos os pormenores; o fortalecimento do mercado interno, que garantia o funcionamento efetivo da economia e o abastecimento do país.

Importação e exportação

Prezava-se a manutenção de uma balança comercial favorável, reduzindo importações e estimulando a exportação de excedente, o pacto colonial, que deve à França todas as condições para produzir.

Era garantido tanto fontes de matéria-prima quanto mercado consumidor para os produtos franceses e, finalmente, o largo uso do protecionismo, que visava o fortalecimento interno da economia e a manutenção da competitividade francesa.

Essa situação, com poder centralizado, mão forte do Estado na economia e perseguição religiosa e política semeou as condições para o nascimento do movimento revolucionário de 1789.

A Revolução Francesa aparece como a consequência dessas medidas e do governo forte de Luis XIV, tornando-se um divisor de águas na história da humanidade que, 1789, assiste um processo revolucionário que faz o Absolutismo ruir, dando lugar a outras ideias e práticas políticas que servirão de base para o ideário contemporâneo.

Em seu governo Luis XIV reprimiu firmemente a burguesia, impondo limitações e arbitrariedades e perseguiu adversários, prendendo ou mesmo matando.( fonte)

Absolutismo Francês – 7 atividades

Que tal partirmos para os exercícios, e saber mais sobre o importante momento histórico? Com vocês agora 7 atividades sobre o absolutismo Francês.

1 -Atividade Absolutismo francês – Complete as frases

Completar frases fará com que partes importantes sejam gravadas na memória

Idade : A partir de 12 anos

Material necessário: Folha de exercício e caneta

Passo a passo para atividade sobre o absolutismo francês – Complete as frases

  1. “Já na Idade Moderna, destaca-se na política francesa a Dinastia de……………., que testemunhou o início dos conflitos religiosos que assolaram a França nos anos seguintes. ( Valois ou Velasques)
  2. Em seu governo, o rei …………………… reprimiu firmemente a burguesia, impondo limitações e arbitrariedades e perseguiu adversários.( Luis XIV ou Luis XIII )
  3. Esse mesmo rei prendeu, matou e até reprimiu firmemente a ………………..impondo limitações e arbitrariedades e perseguiu adversários, prendendo ou mesmo matando ( plebe; burguesia, clero )
  4. O ideário econômico adotado pelo absolutismo francês se baseava na ideia da ………………………………… ( forte intervenção estatal na economia , forte intervenção dos camponeses na economia )
  5. Com tal sistema, o rei controlava todos os pormenores; o fortalecimento do mercado …………….. que garantia o funcionamento efetivo da economia e o abastecimento do país. ( interno, externo).
  6. O  conhecimento abre portas, basta você passar!

2 – Atividade Absolutismo francês – Guerra dos 100 anos

Vamos saber um pouco mais, sobre o que vem a ser a guerra dos cem anos?

Idade: 12 anos

Material necessário: Papel e caneta

Passo a passo para atividade sobre o absolutismo francês – Guerra do 100 anos

  1. Monte os grupos de pesquisa
  2. Um dos grupos trará um relatório sobre o que foi a guerra dos 100 anos
  3. Outro trará imagens condizentes com a época
  4. Façam uma exposição, onde os alunos expliquem como aconteceu a guerra e o fim dela

Tudo o que hoje se vê foi consequência de algum fator do passado

3- Atividade Absolutismo francês – Troca de perguntas

Trocar perguntas pode ser bem interessante, e estimular o aprendizado por meio da elaboração de perguntas pode favorecer a assimilação.

Sorteio de perguntas – Absolutismo francês

Idade: A partir de 12 anos

Material necessário: Papel e caneta

Passo a passo para atividade sobre o absolutismo francês

  1. Cada aluno, após ler os textos e pesquisar, deverão elaborar uma pergunta secreta
  2. Dobre os papeizinhos, sem deixar que o colega os veja
  3. Aquele que elaborar a pergunta, deverá ter a convicção de que sabe a resposta .
  4. Coloque todas as perguntas em uma vasilha e deixe que cada aluno tire uma pergunta e tente responder.
  5. Caso algum dos alunos, não consigam responder a pessoa que elaborou a pergunta poderá oferecer a resposta certa

Trabalhem para que o conhecimento venha se expandir entre todos.

4- Atividade Absolutismo francês – A dinastia Capetíngia.

Hugo Capeto se torna o governante da França, dando início à chamada dinastia Capetíngia, que governou a França, com seus muitos representantes, por cerca de 800 anos. Vamos saber como conseguiram?

Idade: A partir de 12 anos

Material necessário: Papel e caneta

Passo a passo para atividade sobre o absolutismo francês – A dinastia Capetíngia.

  1. Pesquisem sobre a Dinastia Capetingía
  2. Descubram qual foi o motivo de uma dinastia durar tanto tempo
  3. Tragam as informações para serem compartilhadas na escola, e comentem ainda sobre a atual forma de governo francês
  4. O que sabem do atual presidente?
  5. Se for como a maioria das pessoas, talvez quase nada não é mesmo?

5-Atividade Absolutismo francês – Coloque V ou F

O absolutismo francês trouxe tendências, as quais levaram o povo europeu a afirmarem aliança com a igreja católica.

Idade : A partir de 12 anos

Material necessário: Folha de exercício e caneta

Passo a passo para atividade sobre o absolutismo francês – Coloque V ou F

  • Distribua a folha entre os alunos
  • Deixe-os desenvolverem o exercício, colocando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas

( ) A dinastia Capetiana é o nome dado a família real que governou a França por mais de oitocentos

( ) O ideário econômico adotado pelo absolutismo francês se baseava na ideia da forte intervenção estatal na economia, onde o rei controlava todos os pormenores.

( ) O absolutismo, não se preocupava com o fortalecimento do mercado interno, que garantia o funcionamento efetivo da economia e o abastecimento do país.

( ) No absolutismo, prezava-se a manutenção de uma balança comercial favorável, reduzindo importações e estimulando a exportação de excedente.

( ) A Dinastia de Bourbon, tinha como representante Henrique IV, coroado rei, representando uma marcante vitória dos protestantes frente aos nobres católicos.

6- Atividade Absolutismo francês- Nascimento da França – Império Carolíngio

É muito interessante saber como a França nasceu não acha?

Idade : A partir de 12 anos

Material necessário: Folha de exercício e caneta

Passo a passo para atividade sobre o absolutismo francês – Nascimento da França – Império Carolíngio

  1. Assistam o vídeo acima para conhecerem a história da criação da França
  2. Anotem os pontos mais importantes, que você notou na história
  3. Reúnam os grupos para que discutam o assunto e tirem conclusões
  4. Vejam que, quanto mais os francos horavam os líderes religiosos, mais liberdade eles tinham para estenderem seu império. Mas, como nem tudo é para sempre…
  5. Escrevam o que aconteceu após a morte de Carlos Magno

7- Atividade Absolutismo francês- Construção de Texto – Absolutismo Francês

Após tudo o que estudamos,vamos dizer com nossas palavras a conclusão que tiramos?

 

Idade : A partir de 12 anos

Material necessário :Papel e caneta

Passo a passo para atividade sobre o absolutismo francês – Construção de texto

  1. Convide aos alunos, para colocarem no papel, tudo o que ficou retido em suas mentes, sobre o Absolutismo Francês.
  2. Após escreverem, permita que se reúnam, e juntos, explorem as informações uns dos outros
  3. Essa atividade, deve ser feita com espaço e liberdade para que consigam expressar suas idéias.

Fim

Se as atividades sobre o absolutismo francês, ajudou você a compreender melhor o assunto, e se preparar para o ENEM ou outras avaliações, então que tal compartilhar com um amigo? Se quer mais material sobre assuntos estratégicos para concursos temos aqui para você!

Até breve e super abraço!