Ações Cidadãs – Brincadeira sobre Cidadania

0
1438
Ações Cidadãs - Brincadeira sobre Cidadania 4

Definir o que são ações cidadãs pode ser algo um pouco mais difícil do que imagina. Por mais que existam o que chamamos de “regras de convivência”, ações com mais empenho muitas vezes não são bem explicadas. E o resultado é a falta delas.

Hoje você vai aprender como incentivá-las.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Como incentivar ações cidadãs?

Essa não se trata necessariamente de uma brincadeira, mas de uma dinâmica que pode ser aplicada em sala de aula. O objetivo é mostrar o valor da cidadania, e mais importante saber se os alunos realmente a praticam ou não. Veja o que precisa.

Ações Cidadãs

Público alvo: pode ser realizada com crianças maiores, por exigir dos pequenos uma reflexão mais complexa sobre direitos e os deveres.

Idade: crianças à partir de 10 anos de idade até os mais velhos, que geralmente estão cursando a primeira parte do ensino fundamental.

Recursos: o professor pode usar imagens com ações que podem ser consideradas cidadãs. Para isso não serão necessários muitos recursos. Apenas a busca por imagens de vídeos para transmitir através de um computador, televisões e outros com uma qualidade relativamente boa para que os alunos possam entender a dinâmica de toda a aula.

Objetivo: fazer com que todos os alunos entendam que existem ações importantes para a cidadania, e as pessoas deveriam realizar com frequência. Isso ainda fará o aluno ver em sua casa quais são as ações cidadãs que ele e sua família realizam no dia a dia para que na próxima aula possa contar para sua turma.

Passo a passo

  1. Comece explicando aos alunos o que são ações cidadãs, qual a sua importância para a sociedade e passe as imagens que demonstre-as.
  2. Ao fim da transmissão, pergunte se eles já vivenciaram alguma ação que foi demonstrada, e como reagiriam se fizessem o mesmo com eles. Depois passe um dever de casa divertido, onde terão que analisar sua família e ver quais são as ações cidadãs que ele e todos os outros da casa fazem no dia a dia.
  3. É interessante passar a lição na sexta-feira e vê-las na segunda.

Gostou da ideia? Organize em suas tarefas diárias para incluir a dinâmica, e diga para nós nos comentários como as ações cidadãs ajudaram os alunos. Um forte abraço, e até a próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.