Alfabetização e letramento atividades lúdicas: 5 dicas

0

Hoje vamos falar sobre alfabetização e letramento atividades lúdicas,  apresentando cinco dicas de atividades bem divertidas que você pode fazer com os seus alunos em fase de alfabetização.

O Mundo da Criança é sempre imersa em brincadeiras e tudo aquilo que é ensinado de forma lúdica aprendido muito mais facilmente pelo. E quando o assunto é alfabetização e letramento não é diferente.

Foi pensando nisso que preparamos essa seleção de atividades.  Confira.

Alfabetização e letramento atividades lúdicas

A criança experimenta o mundo  e o  descobre através da brincadeira.  Podemos dizer que o brincar é o ensaio da criança para sua vida como adulta e é uma atividade essencial da infância.

Alfabetização e letramento atividades lúdicas

Há algumas décadas os professores e educadores de uma forma geral têm percebido cada vez mais que ao invés de banir a brincadeira da sala de aula, o melhor para potencializar o aprendizado infantil é inseri o lúdico como instrumento pedagógico.

Pensando  na importância do lúdico dentro da sala de aula  e nas dificuldades que os professores comumente enfrentam para alfabetizar e letrar seus alunos,  reunimos 5 dicas de atividades lúdicas que vão deixar este processo mais divertidos mais fácil para criança.

 Curioso para saber o que preparamos?  Então confira a seguir.

1. Alfabetização e letramento atividades lúdicas –  jogo dos 7 erros 

O professor (a) vai elaborar uma lista contendo sete palavras  em cada uma delas vai substituir uma letra  por outra letra qualquer.

O jogo consiste em descobrir a letra errada em cada uma das palavras e fazer a transcrição correta da palavra.  Vence o aluno que conseguiram solucionar todos os seus primeiros.  

Quando a criança  vencedora encontrar a solução  dos sete erros o professor pode tanto deixar que os restantes encontram sozinhos vou dar as respostas e passar  para uma nova vista dando assim oportunidade aos outros para continuar jogando.

Quais as regras para jogar o jogo dos 7 erros  em alfabetização e letramento atividades lúdicas?

Para jogar este jogo o professor só precisa escrever a lista de palavras previamente preparadas no quadro e dá um tempo para que as crianças e identifique os erros e façam a transcrição das palavras corretamente em seus cadernos.

Caso o professor queira deixar o jogo mais incrementado ele pode imprimir a lista de palavras previamente e disponibilizar para que as crianças colem em seus cadernos,  fazendo assim um registro mais detalhado da atividade.

Qual a faixa etária recomendada para o jogo dos 7 erros?

Este é um jogo recomendado para a criança que já aprendeu o básico sobre o alfabeto e estão começando a aprender a formar as primeiras frases e orações.

2. Alfabetização e letramento atividades lúdicas – os pares de palavras

Este é um jogo lúdico de alfabetização que se baseia em formar frases com duplas de palavras escolhidas previamente pelo professor.

O professor vai escrever as palavras escolhidas em um círculo dentro do quadro.  O professor pode usar um dicionário como apoio para selecionar palavras diferentes e ampliar vocabulário do aluno.

As crianças vão trabalhar em duplas,  cada dupla vai escolher duas palavras dentro do Círculo na lousa e formar uma frase com elas.  A frase vai ser avaliada pelo professor e pela turma e se acharem que a coerência e sentido a dupla ganha um ponto e o jogo para segue.  Ganha a Dupla que fizer mais pontos.

Porque jogar pares de palavras em alfabetização e letramento atividades lúdicas?

Os jogos lúdicos são atividades muito eficientes para ensinar a criança a ter o domínio da leitura da escrita,  característica essencial para o letramento.

Quando o jogo termina?

O professor pode escolher um tempo limite ou jogar a aula toda,  depende do seu planejamento. Também é possível determinar um número limite de rodadas até sair o vencedor ou simplesmente finalizar o jogo quando as palavras no quadro acabarem.  Caso queira continuar é só escrever novas palavras no círculo.

3. Alfabetização e letramento atividades lúdicas – o jogo das rimas

Esse é um jogo que trabalha a capacidade criativa da criança e o uso da língua em diferentes contextos sociais,  como  destacamos em nosso texto: o que é letramento.

O professor vai colocar diante da criança imagens ou cartas representando diferentes objetos que possam rimar de até três formas diferentes com outras palavras.

Por exemplo, pode haver três terminações: /ão/, /ta/, /ço/. Cada criança deve então retirar uma carta, dizer o nome da figura e colocá-la numa pilha com outras figuras que tenham a mesma rima. 

Quais as regras do jogo das rimas?

A criança deve separar todas as imagens ou cartas em três pilhas diferentes são as de todas as palavras que terminam com o mesmo final. O professor pode dar o número igual de imagens para cada criança e deixá-las disputar entre si para ver quem termina primeiro.

Porque jogar o jogo das primas em alfabetização e letramento atividades lúdicas?

Este é um jogo que vai ensinar a criança a perceber a terminação de som das palavras e também dá a ela ideias de contexto onde essas palavras podem ser corretamente empregadas em frases e conversas são.

4. Alfabetização e letramento atividades lúdicas – essa palavra não existe!

Essa é uma atividade lúdica que vai treinar a consciência da criança para perceber as palavras existentes daqueles termos Absurdos que não existem na língua.  

Esse jogo também ajuda o aluno a identificar o neologismo se quando se deparar com eles.

Quais as regras para jogar o jogo essa palavra não existe?

O professor vai ditar frases com uma palavra esquisita no lugar de uma palavra verdadeira e a tarefa da criança será corrigir as sentenças substituindo o termo inexistente por uma palavra real que faça sentido no contexto da frase.

Qual a faixa etária do jogo essa palavra não existe?

Esse é um jogo para crianças do terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental I (8/9/10 anos).

5. Alfabetização e letramento atividades lúdicas – o jogo dos sinônimos

Essa é uma atividade lúdica de brincadeiras de alfabetização que vai ajudar a criança a  perceber o sentido de palavras que tem o mesmo significado, identificando assim o que é língua portuguesa chama de sinônimos.

O professor vai trabalhar fornecendo frases que empregam  palavras diferentes mas com o mesmo significado.

Como jogar jogo de sinônimos em de alfabetização e letramento atividades lúdicas?

Forneça, em frases, exemplos do emprego de sinônimos de uso comum como: bonita/bela, malvado/mau, etc. A criança deve identificar em ambas as frases qual a palavra que tem o mesmo significado e dizer ao professor que significado é esse.  Sempre que a criança acertar ela ganhou um ponto. Vá jogando com uma criança por vez durante o tempo que achar necessário para determinar um vencedor.

Qual a faixa etária para o jogo dos sinônimos?

Este é um jogo apropriado para crianças que já sabem  empregar a língua  portuguesa  em seus usos básicos,  podendo ser feito em turmas do terceiro até o sexto ano,  com crianças de 8 a 12 anos de idade.

Alfabetização e letramento atividades lúdicas 

Pensar em Alfabetização e letramento atividades lúdicas é uma excelente forma de ensinar as suas crianças os usos básicos da língua e até mesmos os mais avançados  do nosso idioma.

Todo o processo de ensino-aprendizagem fica mais divertido quando as atividades lúdicas são empregadas, pois a criança se interessa mais pelo que o professor está apresentando e esse interesse favorece o seu aprendizado.

Esperamos que você tenha curtido o post de hoje. Deixe  o seu comentário e até a próxima! 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.