Vamos conhecer alguns Jogos e brincadeiras para alfabetização e letramento?

Nas escolas sempre tem muita correria e gritaria da criançada pelos pátios, nas salas de aula, muitas atividades de leitura e escrita para alfabetizar os alunos, abraços de reencontro e todo mundo querendo falar ao mesmo tempo.

Jogos e brincadeiras para alfabetização e letramento
Jogos e brincadeiras para alfabetização e letramento

Não é fácil voltar a essa rotina do trabalho na escola para ninguém: nem para nós professores nem para os alunos. Estamos em marcha lenta, logo logo você vai precisar ter novas cartas na manga para lidar com as crianças.

Na primeira semana de readaptação, vamos nos ajustando devagar à rotina, e logo tudo voltará à normalidade. Para esse período, preparou uma programação especial com atividades que envolvem brincadeiras, leituras e escritas para desenvolver com meus alunos, uma por dia. Essas brincadeiras contribuem para um bom entrosamento da turma e rendem muita aprendizagem.

Brincadeira do Morto-vivo

Você pode usar o espaço aberto da escola, creche ou até mesmo um quintal, não precisa se preocupar em arrumar nada, basta ter uma área para as crianças começarem a brincar.

Como brincar

Nessa brincadeira tradicional, todos participam juntos. Ao comando, as crianças devem se abaixar quando ouvem a palavra “morto” e se levantar quando ouvem a palavra “vivo”. Quem erra sai e espera a próxima vez de participar. As crianças adoram.

Atividade de alfabetização

Primeiro divida a turma em duplas depois mande todas anotarem seus nomes, o desenvolvimento da atividade é Depois de brincar várias vezes, propor aos alunos que preencham a ficha técnica da brincadeira para compartilhar com alunos da escola.

Jogos e brincadeiras para alfabetização e letramento
Jogos e brincadeiras para alfabetização e letramento

Na ficha, peça que eles escrevam o nome da brincadeira, idade indicada, número de participantes, materiais necessários, local e como brincar. Vá acompanhando as duplas de alunos, fazendo as intervenções que os levem a refletir sobre a suas escritas, visando a escrita alfabética. Para finalizar, as escritas devem ser compartilhadas entre os alunos. Então, uma das fichas deverá ser escolhida para ser revisada por todos, para compartilhamento com outros alunos da escola.

Lembre que é possível substituir a brincadeira do morto-vivo pela do telefone sem fio, na proposta de atividade, de acordo com o que a sua turma gostar mais.

Brincadeira de pular corda – suco gelado

Comece a dividir os alunos em grupos. Dois batem as cordas enquanto os outros pulam cantando os versos de “Suco gelado”. Quem erra o salto, troca de posição com quem está batendo a corda. A cantiga explora o alfabeto. O aluno deve falar um nome próprio que se inicie com a letra em que parou a brincadeira ao errar o salto.

Jogos e brincadeiras para alfabetização e letramento
Jogos e brincadeiras para alfabetização e letramento

Ofereça aos alunos uma folha avulsa para que escrevam de próprio punho o texto: “Suco, gelado, cabelo arrepiado, qual é a letra do seu namorado? A, B, C, D…”. As crianças devem escrever os versos sozinhas, sem intervenções, pois essa atividade será utilizada como uma avaliação diagnóstica das escritas dos alunos, nessa volta às aulas.

Pega-pega

Chame as crianças da família para brincar de pegar! Um grupo de três já é suficiente para muita diversão. Escolha quem vai ser o pegador e quem precisa fugir: o jogo possui muitas variações, mas a mais comum é que, quando uma criança é pega, ela troca de lugar no jogo e passa a ser a responsável por pegar os outros.

Amarelinha

Jogar a pedrinha sem saber onde vai cair e sair pulando numa perna só rumo ao céu era aquela brincadeira perfeita para qualquer tarde de sol. E pode ter certeza de que os pequenos vão adorar entrar no jogo. Para começar, você só precisa de um pouco de espaço e um pedaço de giz para desenhar a amarelinha depois é só sair brincando.

Jogos e brincadeiras para alfabetização e letramento e muito mais!

Se você gostou de aprender com nossas dicas, aproveite para ler nossos artigos sobre temas diversos.