Alfabetização e letramento na educação infantil

Falar em alfabetização e letramento na educação infantil é falar sobre uma das etapas mais importantes do desenvolvimento da criança. A alfabetização e letramento são dois processos que andam lado a lado.

Alfabetização é um pré-requisito para o letramento,  por sua vez,  o letramento enfia uma necessidade para que o indivíduo tem o pleno domínio da língua em seus vários usos sociais e culturais no dia a dia.

E toda esta dinâmica entre alfabetização e letramento principia na educação infantil.  Vamos entender melhor a seguir.

Alfabetização e letramento na educação infantil

O processo de alfabetização infantil é o ponto mais relevantes desta etapa educacional.  Sem uma boa alfabetização  o indivíduo não consegue para seguir nas etapas seguintes de seu ensino e aprendizado.

Alfabetização e letramento na educação infantil

Pensando na importância dessa etapa educacional e em todos os desafios que os professores precisam enfrentar em seu cotidiano escolar para implementar um processo de alfabetização e letramento na educação infantil eficiente,  preparamos esse texto para  aprofundar os nossos conhecimentos  sobre o assunto. 

 Curioso para saber o que preparamos para você neste dia de hoje? Confira a seguir.

1. Alfabetização e letramento na educação infantil: conceitos essenciais

O processo de alfabetização diz respeito a  apropriação da escrita e da leitura por parte do indivíduo decodificando os símbolos escritos entendendo o seu significado.

Uma criança alfabetizada é capaz de identificar corretamente as letras e as palavras que elas formam as incômodo diferentes frases e sentenças que podem ser escritas com essas mesmas palavras.

Em resumo, podemos dizer que um indivíduo alfabetizado é aquele que sabe ler e escrever.  E na educação infantil esse é um dos principais objetivos a ser alcançado.

Por sua vez, o letramento  ultrapassa a mera aquisição da escrita e da leitura.  O processo de letramento é aquele que  ensina mais do que deveria escrever,  ou seja,  trata-se de um aprendizado quanto aos usos sociais e culturais da língua.

Portanto,  a criança que além de ser alfabetizada está em fase de letramento começa a distinguir quando certas expressões e certas formas de falar são ou não apropriadas.

É o medicamento que diz a um indivíduo que em um texto acadêmico ele deve usar uma linguagem científica formal,  ao passo que quando se encontrar em uma reunião com amigos ou com a sua família ele pode falar de forma coloquial sem fazer uso rigoroso das regras gramaticais e normativas da língua.

A questão crucial a ser entendida é que embora não se possa esperar de uma criança da Educação Infantil este nível de entendimento,  é justamente na etapa do Ensino Infantil que a criança começa a introjetar estas informações básicas  quanto aos usos sociais da linguagem que vão propiciar o seu futuro processo de letramento.

Como posso trabalhar alfabetização e letramento na educação infantil?

Você precisa ter um bom entendimento do Universo da criança e da importância que certos temas,  como a brincadeira e o jogo lúdico,  tem nesta  fase do desenvolvimento.

Dê prioridade para aquelas atividades que possam ensinar os pequenos de forma divertida quase brincando ou brincando mesmo  como os jogos, pois a criança neste momento vai aprender pelo exemplo e pela experimentação, não estando pronto a forma um aprendizado mais científico e intelectual ainda.

O que mais eu posso trabalhar em alfabetização e letramento na educação infantil?

O processo de letramento na nossa atual sociedade é muito mais complexo do que é algumas décadas atrás quando não existiam ainda as tecnologias da informação e a internet.

O professor precisa aprender a ensinar a criança a interagir de forma adequada também no contexto do letramento digital, pois este  elemento tecnológico de interação online fará parte da vida  do aluno quando adolescente jovem e adulto.  muitas vezes já faz parte da vida da criança pequena mesmo.

2. Alfabetização e letramento na educação infantil:  a formação de professores 

Quando falamos em alfabetização e letramento na educação infantil estamos falando de uma  etapa de ensino  que possui uma didática e um aspecto pedagógico muito específico.

Para trabalhar com uma criança da faixa etária da Educação Infantil os processos de ensino e aprendizagem entre si não ser adaptados ao universo dos pequenos e é um meio bem diferente do que trabalhar com jovens e adolescentes,  por exemplo.

Portanto,  para uma alfabetização e letramento na educação infantil eficiente é fundamental  destacar a importância  da formação de professores.

Os conhecimentos em pedagogia são essenciais para quem atua nesta  etapa de ensino,  na verdade a formação  específica em pedagogia ou Magistério é uma exigência para qualquer docente que atua na educação infantil.

Mas,  se você é professor já deve saber disso, não é verdade?  No entanto, não basta ficar apenas naqueles conhecimentos adquiridos durante a sua graduação é preciso ir além,  todo   professor precisa obrigatoriamente ser um pouco pesquisador no seu dia a dia.

A sociedade muda e se transforma com o passar do tempo e todas essas mudanças refletem diretamente na que o que forma o universo infantil. 

A criança nasce no contexto de uma família com uma cultura específica e ali ela adquire e as suas primeiras vivências, já chegando ao ambiente escolar com uma certa bagagem de aprendizado e uma personalidade em plena formação.

Somam-se  a estes aspectos as peculiaridades do funcionamento cognitivo da criança,  suas próprias dificuldades e facilidades ao aprender.

Quando se trata de alfabetização e letramento na educação infantil os professores logo percebem aquelas crianças que vão ter maiores dificuldades em ser alfabetizadas e, portanto, são de mandar processos de ensino e aprendizagem  voltados especificamente para atender as suas necessidades particulares.

Todos esses elementos precisam ser levados em consideração para um processo de alfabetização e letramento na educação infantil.

Além disso, o professor deve considerar as limitações da faixa etária da criança e o momento do desenvolvimento no qual se encontra.

Todos esses aspectos juntos  tornam imprescindível que o docente tenha uma boa formação profissional para ser capaz de trabalhar com alfabetização e letramento na educação infantil.

Confira outras dicas importantes sobre o tema a  seguir.

Como promover a alfabetização e letramento na educação infantil?

Além de sempre utilizar-se do lúdico como ferramenta de ensino o professor deve aprender a criar a atividade de alfabetização e letramento que partam do contexto vivenciado pela criança. 

Explore o mundo dos seus alunos e utilize aquilo que eles conhecem e gostam como ponto inicial para expandir o seu aprendizado, e pouco a pouco apresentar a eles novos elementos para fazerem parte de seu universo interior.

Como eu posso iniciar o processo de alfabetização e letramento na educação infantil?

Trabalhar atividades como o nome da criança,  o nome dos seus familiares e nomes de objetos que ela gosta, e trabalhar também elementos escritos e de leitura relativos aos colegas de classe são boas sugestões de atividades de alfabetização e letramento na educação.  

Alfabetização e letramento na educação infantil

Essas foram as nossas dicas de hoje.   

Alfabetizar e iniciar o processo de letramento da criança  é uma grande responsabilidade e o ideal é que isso seja feito ainda na educação infantil,  sem esquecer de respeitar o momento vivenciado pela criança como suas limitações e a importância da brincadeira.

Esperamos que você tenha curtido o post. Que tal contar para a gente nos comentários sobre alguma experiência interessante sua com  alfabetização e letramento na educação infantil?

Até a próxima!

Add Comment