Dicas de alfabetização para adultos

0

Hoje nós vamos falar sobre alfabetização para adultos.  Embora não seja o ideal, trabalhar com alfabetização para adultos é uma realidade em nosso país, onde ainda existem diversas pessoas analfabetas e semi analfabetas.

São pessoas que por diversas razões não puderam frequentar a escola durante a infância e adolescência, e  ficando impossibilitada de concluírem seus estudos ou até mesmo de ingressarem na escola não conseguiram ser alfabetizadas.

A Alfabetização para adultos em um processo diferenciado alfabetização e letramento na educação infantil. Afinal de contas o indivíduo adulto já tem a sua personalidade formada.  

E também precisamos levar em consideração a realidade da pessoa adulta que têm responsabilidades com trabalho, família e afazeres pessoais que uma criança em idade escolar não tem.

Vamos entender melhor esse processo a seguir.

Alfabetização para adultos:  metodologias diferenciadas 

Nós sabemos que o ideal é que toda pessoa seja alfabetizada durante a sua infância,  pois saber ler e escrever e ter o correto entendimento do uso da linguagem é uma questão de autonomia social e mesmo de dignidade humana.

alfabetização para adultos

Contudo,  em nosso país ainda existe um grande  percentual de pessoas não alfabetizadas,  conforme dados divulgados pelo Jornal Gazeta do Povo existem aproximadamente 11,3 milhões de analfabetos no Brasil.

As pessoas adultas não alfabetizadas costumam retornar a escola por necessidades de conseguirem uma melhor qualificação profissional ou até mesmo para finalmente poder entrar em uma oportunidade de aprender a ler e escrever,  frequentando a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos, EJA.

Se você quer entender melhor como funciona a alfabetização para adultos, especialmente se você é um professor que atua ou pretende atuar na área,  confira a nossa lista de dicas a seguir.

Vamos lá?

1.  Alfabetização para adultos –  entenda as diferenças

O primeiro ponto para conduzir com sucesso no processo de alfabetização para lutas entender que esse público tem características distintas da demanda escolar infantil, que normalmente os professores atendem nesta etapa do conhecimento. 

Education concept. student studying and brainstorming campus concept. close up of students discussing their subject on books or textbooks. selective focus. Free Photo

O público adulto já traz atrás de si uma longa jornada durante a vida,  diferentemente do público infantil que ainda está conhecendo e explorando o mundo, os adultos não costumam  impressionar com qualquer coisa e estão mais propensos a desistir por diversas razões.

Por que o público adulto é mais propenso desistir da escola durante a alfabetização para adultos?

Os adultos podem desistir da escola devido a atividades profissionais ou familiares que impeçam de continuar estudando, ou até mesmo pela falta de motivação e não ver sentido naquilo que estão fazendo. 

Quais outros motivos que podem levar uma adulta desistir da escola  durante a alfabetização para adultos?

Também podem desistir quando percebem que os professores não os compreendem, não se sentem acolhidos pelo espaço escolar,  já que nesta etapa da vida as pessoas podem se sentir envergonhada e ser alvo de preconceito por parte de algumas pessoas por estarem frequentando a escola somente agora.

2. Alfabetização para adultos –  o método Paulo Freire

Levando em consideração as características próprias do público adulto e o fato destas pessoas já tem uma história de vida com muita experiência,  um dos métodos mais eficientes para alfabetizar adultos o método método Paulo Freire

Group of students are sitting on the sofa. Premium Photo

Esse método tem como objetivo alfabetizar os adultos no menor tempo possível e foi desenvolvido pelo professor pedagogo Paulo Freire em 1962,  em 1962, quando alfabetizou um grupo de cortadores de cana em apenas 45 dias.

Quais as vantagens do método Paulo Freire na alfabetização para adultos?

O método Paulo Freire explora a realidade vivenciada pelos alunos de parte deste contexto para construir o processo de alfabetização,  o objetivo é construir uma aprendizagem que tenha significado para o sujeito que está sendo Alfabetizado. Assim o indivíduo é colocado no centro do processo de alfabetização e sua autonomia como pessoa e ser histórico é respeitada.

Por que partir do contexto vivenciado pelo indivíduo adulto é uma boa ideia para alfabetização para adultos ser mais eficiente?

O indivíduo que chega à escola para ser Alfabetizado durante a sua vida adulta já tem autonomia  própria, é uma pessoa que tem conhecimento e experiência sobre a vida apenas não sabe ler e escrever.  

Quando o professor valoriza essa história pessoal do aluno adulto, ele demonstra que entende e respeita essa experiência da pessoa, e demonstra a o indivíduo que ele é que está no centro do processo de ensino-aprendizagem e deve ter autonomia sobre ela.

3. Alfabetização para adultos –  trate adultos como adultos 

O aluno adulto é Indivíduo com plena capacidade de compreender o que é certo e errado, e diferente das crianças que estão construindo a sua personalidade,  o aluno adulto já tem a sua personalidade formada.

Speaker on the stage in front of the room with rear view of audience in put hand up acton Premium Photo

Entenda que o indivíduo adulto analfabeto apenas não tem os domínios sobre a escrita, a leitura e a linguagem, mas se muito lhe faltam conhecimentos acadêmicos, não lhe falta capacidade de entendimento sobre a vida, portanto, exija do adulto o nível de compromisso  escolar que uma pessoa adulta pode dar.

Por que tratar o adulto como adulto favorece o processo de alfabetização para adultos?

O professor deve compreender a realidade do aluno adulto, mas não deve de forma alguma passar a mão na cabeça dele quando ele errar ou não for compromissado com os estudos. É preciso exigir compromisso e dedicação do estudante adulto, mas fazer isso demonstrando empatia pela realidade que esse indivíduo vivencia.

Como professor deve agir no cotidiano com o aluno adulto para favorecer o processo de alfabetização para adultos?

Demonstre que você entende a situação de uma pessoa que estuda,  trabalha e tem família para cuidar, mas deixe claro o aluno adulto a importância deve estar na escola e principalmente,  que você sabe que se ele quiser realmente aprender eu e pode se comprometer com os estudos e ser bem sucedido mesmo que tenha dificuldades em sua vida fora da escola.

4.  Alfabetização para adultos – a importância do diálogo

Os processos de alfabetização para adultos se assentam em práticas de escrita e leitura fundamentais assim como qualquer processo de alfabetização escolar,  mas os métodos e as formas de expor as atividades são distintas para ambos os públicos.

Group of students at table Free Photo

É importante que o professor Mantenha o diálogo com a sua turma explique aos alunos porque está usando aquele procedimento metodológico,  deixe claro quais são os objetivos a serem alcançados e como aquele exercício vai favorecer a alfabetização para adultos.

Por que o professor precisa explicar os seus processos de ensino de forma mais detalhada na alfabetização para adultos?

Os adultos têm uma capacidade de julgamento crítica que as crianças não possuem ainda,  e podem muito bem pensar que certas atividades que o professor proponha, como um ditado,  não tem sentido para eles. E assim eles não vão se dedicar e consequentemente não vou aprender.  Portanto, explicar como as atividades propostas vão favorecer a aprendizagem vai motivar a turma participar, pois alunos vão entender o que estão fazendo e por que o fazem.

O que mais o professor pode  fazer para favorecer o processo de aprendizagem na alfabetização para adultos?

Muitos alunos adultos têm um grande temor em errar, eles se sentem envergonhados e desmotivados com seus erros de escrita e leitura,  mesmo que isso seja um processo natural durante o aprendizado. Portanto, explique aos alunos que errar pode acontecer e é normal que isso aconteça durante a  alfabetização. 

Alfabetização para adultos: dicas finais

Alfabetização para adultos é uma necessidade em nosso país, através dela contribuísse para erradicar o analfabetismo e restituir a dignidade e a autonomia milhares de pessoas que não puderam aprender a ler e escrever durante a infância.

 Essas foram as nossas dicas de hoje,  até a próxima! 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.