Aluno online: interação e aprendizado

0

Hoje nós vamos falar sobre o aluno online e o processo de aprendizado que envolve esse tipo de aluno. Consegui um bom engajamento dos Estudantes online é um dos maiores desafios para o professor que tenta fazer uma boa conexão aluno.

A verdade é que o aluno online tem uma dinâmica de aprendizado e interação diferente dos alunos presenciais, afinal, cada aluno online estuda de um local diferente e normalmente em horários diferentes, e não em turmas onde há interação usual com professor e estudante.

Contudo, os professores precisam encontrar formas de promover uma maior interação e um maior engajamento do Aluno Online,  e é sobre isso que vamos falar hoje.

Acompanhe a seguir.

O aluno online no dia a dia

Ser um  um aluno online é uma grande comodidade,  pois permite que possamos estudar conforme os horários que temos disponíveis e de nossa própria casa o outro local em que possamos acessar o ambiente de aprendizado online.

aluno online

Fazer um curso online é uma excelente forma de obter uma formação para as pessoas que não tem tempo de frequentar um curso presencial.

E hoje em dia existem muitas graduações a distância,  o que significa,  que o aluno vai fazer um curso superior inteiro com pouquíssimas momentos de interação presencial com seus colegas e professores.

E evidentemente essa nova dinâmica faz com que os docentes precisem elaborar metodologias didático-pedagógicas diferenciadas para se adequarem a esta realidade do aluno.

Eu consegui fazer isso com ele que envolve superar diversas dificuldades que acontecem com aluno online.  Vamos entender melhor seguir.

As dificuldades do Aluno Online 

Uma das maiores dificuldades do aluno online é manter motivado engajado do processo de ensino-aprendizagem durante todo o tempo do curso.

Man using laptop Free Photo

Isso não quer dizer que o aluno seja um estudante menos dedicado o interessado em aprender,  mas sim que este indivíduo que faz um curso à distância  já o faz,  provavelmente, porque não tem tempo de se dedicar um curso presencial,  e  precisa dividir o seu tempo com trabalho, família e estudos.

Todo mundo que estuda e trabalha ao mesmo tempo, ou já passou por essa experiência em algum momento de sua vida, sabe que conseguir equilibrar esses dois contextos um grande obstáculo e muitas vezes acaba interferindo negativamente no processo de aprendizagem.

E esse não é o único obstáculo.

O aluno online está literalmente é um clique de coisas como redes sociais,  jogos, vídeo e outras ferramentas de diversão online.

Agora imagine uma pessoa que trabalha o dia todo e chega em casa para estudar um em curso à distância a noite. Resistir à tentação de ficar passando o tempo nas redes sociais ou fazer algo lúdico depois de um dia todo de trabalho é um grande desafio, não concorda?

E como professor vai lidar com isso no dia a dia ao trabalhar com aluno online? Evidentemente apenas falar ou chamar atenção do estudante não resolve,  principalmente se for um aluno adulto. 

A alternativa para solucionar esse problema retornar ao processo de aprendizado online mais interessante do que qualquer outra coisa que o jovem queira vai fazer naquele momento.

Em outras palavras, o professor precisa elaborar uma metodologia de ensino que  seja capaz de motivar o aluno  a participar, para engajar este aluno nos processos de ensino e aprendizagem em que estão sendo desenvolvidos a distância.

Como promover uma melhor participação e interação do aluno online nos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos a distância?

Ao invés de tentar competir com a internet e suas ferramentas lúdicas O melhor é se apropriar delas. Usar vídeos interativos,  jogos  que tenham um teor pedagógico  e criar espaços de interação online  para os alunos e professores do curso, e que sejam divertidos, semelhantes às já conhecidas redes sociais,  são boas estratégias, fáceis de aplicar em uma metodologia de ensino online.

Como o professor aprende a elaborar uma metodologia de ensino adequada ao aluno online?

Trabalhar com estudantes são chamados os cursos a distância  à distância ou EAD  requer que o professor tenha conhecimentos específicos que somente podem ser adquiridos através de uma boa formação de professores.

Entenda as necessidades do Aluno Online

O docente que trabalha com aluno online precisa compreender que esse Estudante tem um perfil diferenciado daqueles alunos que frequentam cursos presenciais.

Caucasian man working shoot Free Photo

Portanto,  além de usar recursos lúdicos e interativos como vídeos com boa estrutura e criar espaços de interação online para diálogo e aprendizado,  o  professor precisa ter um claro entendimento de quem é o aluno online.

É importante compreender que a motivação em sala de aula não pode ser construída com sucesso sem o entendimento das necessidades do aluno,  pois não é possível motivar uma pessoa cuja as demandas e interesses você desconhece.

E sem motivação o processo de ensino e aprendizagem a distância não se sustenta,  e o aluno online  pode acabar até mesmo desistindo do curso.

E nisso a comunicação e interação por meio de redes sociais virtuais  pode ser muito útil.

É importante que os cursos a distância pensem  espaços de interação online dentro dos ambientes de aprendizagem virtual onde os estudantes possam conversar e se expressar,  falando de suas necessidades e outras coisas que possam estar passando pela sua cabeça com relação ao curso.

Esses espaços servem também para que os professores possam conversar com os alunos e interagir com eles, conhecendo o estudante e compreendendo as suas necessidades.

Em um ambiente de aprendizado presencial tais espaços não são necessários, pois o diálogo se dá no dia a dia da sala de aula.  mas em um ambiente de aprendizagem online é preciso criar ferramentas que propiciem essa interação a distância.

Confira outras dicas importantes a seguir.

Por que é importante entender as necessidades do Aluno Online?

Quando o professor compreender as demandas do aluno ele consegue formular meios mais eficientes de ajudar a si alguno aprender,  e de encaixar o estudante no processo de aprendizagem,  fazendo-o  participar com mais empenho e dedicação no curso. 

Quais são os métodos que eu posso utilizar para engajar melhor o aluno online no processo de ensino e aprendizagem?

É sempre uma boa ideia diversificar os materiais,  inclua no seu  planejamento de ensino o uso de diferentes fontes e recursos pedagógicos, assim você vai tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo.

Quais recursos eu posso utilizar como materiais no meu planejamento de ensino para envolver o aluno online com a minha aula?

Inclua bom vídeos que tem uma estrutura bacana,  mas também pensa em Recursos como slides,  e-books  e também pense em algumas transmissões ao vivo onde você possa interagir em tempo real com o aluno.  Tudo isso vai propiciar um maior engajamento dos Estudantes com o curso e com a sua disciplina.

O aluno online: dicas finais

O ensino à distância é  uma realidade cada vez mais presente na nossa sociedade atual,  e tudo indica que com o passar do tempo veremos um número crescente de aluno online, dada a facilidade de ingressar em cursos online e a variedade de cursos disponíveis.

Close up of woman typing on laptop in coffee shop Free Photo

É fundamental, portanto, que os docentes que vão trabalhar com essa dinâmica de ensino à distância preparar-se adequadamente para que seus processos de ensino atendam as demandas do Aluno Online.

E mesmo nas faculdades e universidade presenciais, os portais e ambientes de aprendizado virtuais têm cada vez mais recursos que podem e devem ser usados pelos docentes como complementos e facilitadores da aprendizagem.

Essa foi uma das nossas dicas de hoje,  conte pra gente o que você achou nos comentários e até a próxima!

(Visited 11 times, 1 visits today)