Amarelinha em Caracol

0

Trouxemos aqui Amarelinha em Caracol e outras Brincadeiras da Região Sudeste, como demonstração do que poderá ser feito.

Neste post, você encontrará diversas brincadeiras da região sudeste do Brasil que com toda certeza irão te surpreender e divertirão todos.

Amarelinha em Caracol

Brincadeiras de rua são excelentes para se divertir e, ao mesmo tempo, trabalhar questões como disciplina, regras e atenção. Como cada região tem seus próprios costumes e tradições, com certeza, tem suas próprias brincadeiras que acabaram se espalhando pelo Brasil afora.

A seguir, vamos conhecer algumas das criadas na Região Sudeste mas que, com certeza, você já brincou estando em Goiás, Mato Grosso, Amapá ou qualquer outro estado. Vamos viajar com a gente?

Brincadeiras da Região Sudeste

A região Sudeste engloba os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo. Cada Estado possui características distintas,seja no modo de falar, vestimentas, culinária e até mesmo nas brincadeiras.

Abaixo foi selecionados as principais brincadeiras da Região Sudeste, algumas brincadeiras é conhecida em todo território brasileiro, outras nem tanto. Então, com essas dicas será possível você levar para a sua região as brincadeiras tipicas da Região Sudeste.

Amarelinha em Caracol – Brincadeiras da Região Sudeste

Quem não gosta de brincar de Amarelinha, e se for Amarelinha em Caracol, melhor ainda. A Amarelinha em Caracol foi criada em Minas a criançada de lá quis inovar e tornou a Amarelinha tradicional em uma brincadeira desafiadora e dinâmica.

Recursos para a brincadeira:

  • Giz.
  • Pedra(pequena)

Passo a passo da brincadeira:

  1. Utilizando o giz, desenhe uma amarelinha no chão em forma de caracol. Para participar da brincadeira,os participantes terão que formar uma fila.
  2. O primeiro da fila deve jogar a pedra na casa de número um, desta forma, as crianças devem pular essa casa com um pé só, indo para a casa dois. Os participantes deverão pular todas as demais casas saltando com o mesmo pé. Ao chegar ao final da amarelinha, no centro do desenho, colocam-se os dois pés no chão. Dá-se meia volta, então, novamente, pula-se com apenas um pé, fazendo a volta do percurso. O mesmo processo deve ser repetido com os demais jogadores que estiverem na fila.
  3. Na segunda rodada será diferente, todos os participantes jogam a pedra na casa dois e assim por diante.
  4. Ganhará o jogo quem não pisar na linha ou na casinha em que a pedra está, se jogar a pedra no número errado ou se pisar com os dois pés em uma casa.O jogo somente terminará quando restar apenas uma criança na brincadeira.

Fim da brincadeira Amarelinha em Caracol

Se você gostou da brincadeira, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

10 Brincadeiras da Região Sudeste

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista, e quer mais, temos diversas outras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!