Como se pega AIDS

Você sabe como se pega AIDS? Apesar de ser uma doença contagiosa que atinge grande parte da população mundial, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como pegar AIDS. Pensando nisso preparamos essa matéria especial com algumas novidades que vão deixar você de queixo caído.

A maioria das pessoas sabe que o vírus HIV pode ser contraído durante o ato sexual desprotegido (isto é sem o uso de preservativo). Mas existem outras formas de se contrair o vírus e no meio de tantas informações desencontradas muita gente acaba se equivocando correndo risco e disseminando notícias falsas por aí.

Entenda tudo agora!

Aids significa síndrome da imunodeficiência adquirida, e é nada mais nada menos que uma doença que atrapalha as defesas do organismo por outras doenças infecciosas.

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) causa AIDS, infectando e danificando parte das defesas do corpo contra infecções, ou seja, os glóbulos brancos conhecidos como linfócitos auxiliares de CD4 (pronunciado: LIM-fuh-sites).

exame-de-sangue-saiba-quais-sao-os-principais-exames-e-quais-sao-as-orientacoes-necessarias-1-700x394-7936425-6873019-5545865
Como se pega AIDS

Assim um indivíduo com AIDS terá grandes dificuldades em se curar de qualquer tipo de contágio viral. Até mesmo uma simples gripe pode se tornar em uma pneumonia em poucos dias no indivíduo soropositivo.

Como alguém é infectado?

O HIV pode ser transmitido por qualquer tipo de ato sexual desprotegido seja a penetração oral, anal ou vaginal. Assim se um dos parceiros tiver o vírus o outro será contaminado durante o ato. o contágio ocorre quando fluidos corporais como sêmen (esperma), fluidos vaginais como lubrificação ou sangue de uma pessoa infectada entram no corpo de alguém que não está infectado.

Alguém pode ser infectado, mesmo que apenas pequenas quantidades desses fluidos sejam espalhadas. Todo mundo que faz sexo desprotegido com uma pessoa infectada corre o risco de contrair o HIV.

Mas uma curiosidade que ainda poucas pessoas sabem é que indivíduos que já têm outra doença sexualmente transmissível (DST) como sifilis, gonorreia etc correm ainda mais riscos.

O virus da AIDS não faz distinção de gênero, cor ou classe e pode se espalhar sexualmente de um garoto para uma garota, de uma garota para um garoto, de um garoto para um garoto e de uma garota para uma garota.

Fatores de risco

Alguns grupos são considerados grupos de risco em relação ao contágio e por isso recebem uma atenção mais aprofundada dos demais e são eles os usuários de droga, as profissionais do sexo e pessoas que não tem parceiro fixo e transam sem camisinha.

erros-na-coleta-de-sangue-que-seu-laboratorio-nao-pode-cometer-1280x640-1-700x350-6260673-2773643-1009970
Como se pega AIDS

Compartilhar agulhas para injetar drogas ou esteroides é outra maneira de transmitir o HIV a outras pessoas. O compartilhamento de agulhas para tatuagens, piercings e arte corporal também pode levar à infecção.

Alguém com HIV que compartilha uma agulha também compartilha o vírus, que vive nas pequenas quantidades de sangue presas à agulha. O compartilhamento de agulhas também pode transmitir hepatite e outras infecções graves para outra pessoa.

Posso pegar aids só de estar perto?

Existem muitas formas de se transmitir o vírus do HIV, ou no caso, de como se pegar aids, mas para quem acha que só de alguém com aids sangrar em você ou espirrar do seu lado pode transmitir essa doença, você está completamente errado, a verdade é que as principais formas de se passar aids para alguém, é por meio de sua circulação sanguínea.

Como se pega aids
Como se pega aids

Nossa pele em si na verdade funciona como uma espécie de proteção, ela previne e impede que germes do ambiente tenham acesso ao interior de nossos organismos, caso você não tenha nenhuma ferida aberta é claro, assim o simples fato de entrar em contato com o sangue ou saliva de alguém infectado por aids não vai necessariamente lhe transmitir a doença.

Algumas formas de como se pega aids

A principal forma e também a mais comentada na época em que houve uma epidemia dessa doença, é por via sexual, se dissemos antes que a nossa pele funciona como uma espécie de armadura contra a aids e germes em geral, não se pode falar o mesmo em relação às mucosas, como a glande do pênis, o ânus, e também a mucosa da vagina, que em todos esses três existem poros que possibilitam a invasão do HIV para dentro do nosso organismo.

autoteste_hiv_sao_paulo_lugares_gays-700x355-3560563-9537769-9092303
Como se pega aids

Algumas pessoas também se perguntam se é possível transmitir aids através de um beijo, e devemos avisar que sim, muito provavelmente não pelo motivo que a grande maioria acredita, que no caso seria o contato direto e a troca de saliva que ocorre durante um beijo, ou no caso, qualquer contato com a mucosa oral de alguém contaminado, mas sim por geralmente existirem pequenas feridas em nossa boca, por onde o vírus possa entrar em contato com nossa corrente sanguínea.

No caso, qualquer tipo de relação sexual desprotegido é a principal forma de se transmitir aids, o que já consegue dar uma boa resumida no que você precisa fazer para se prevenir quanto a isso, mas vale lembrar que esse não é o único meio de ser contaminado, receber uma transfusão de sangue de alguém contaminado com o vírus do HIV pode parecer algo difícil de se acontecer mas pode ter certeza, não é impossível, e também existe outra forma, mais trágica que qualquer outra, que é a transmissão de uma mãe para o feto de uma gravidez

Contágios inusitados

Como já citado acima, o contato com o sangue de alguém que tem o vírus HIV é uma das principais vias de contágio. E o que infelizmente ocorre em alguns casos pessoas podem pegar AIDS por descuido na utilização de coisas pessoais tais como barbeador, alicate e tesoura de unha e até pinças de sobrancelha.

O chamado contágio acidental é mais frequente do que se imagina e pode ocorrer quando alguma pessoa da família já infectada divide os demais utensílios com membros da família de maneira errada.

Então vale lembrar que alguns utensílios de casa, principalmente da higiene pessoal devem ser individual e intransferível. Isso evita não só a contaminação com o vírus da AIDS, como também muitas outras doenças capazes de levar a morte.

Se você chegou até aqui sabe agora tudo sobre como pegar AIDS então ajude a divulgar essa notícia e salvar a vida de mais pessoas. Boa sorte!

Como se pega AIDS e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como se pega AIDS e quer continuar aprendendo com diversas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como fazer um origami.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este é um site do grupo B20