Sexualidade

Falar sobre sexualidade nem sempre é algo fácil, as pessoas tem um tabu social que torna isso constrangedor ou até mesmo proibido e isso é algo totalmente inaceitável, pensando nisso separamos alguns artigos para passar mais informações sobre esse assunto, artigos informativos e até mesmo engraçados. Se você quer continuar recomendamos que venha sem medo pois Sexualidade não é algo que você tem que se informar ou esconder, muitas vezes sua saúde depende de informações que você pode aprender conversando com outras pessoas sobre.

Mas o que é sexualidade?

Para respondermos a esta pergunta, poderíamos perfeitamente substituir a palavra Sexualidade por Vida. Ao nascer, entramos em contato com o mundo que nos cerca e percebemos o quanto é importante nos relacionarmos com ele. A sexualidade é uma espécie de energia que nos impulsiona para este contato, constituindo-se no aspecto central da nossa personalidade.

A sexualidade na sociedade

A sociedade, de um modo geral, possui uma visão negativa da sexualidade. Por esta razão, o meio social constitui-se em um ambiente repressor, fazendo valer as normas e regras comuns a todos os seus integrantes. Desta forma, todas as expressões e comportamentos  principalmente o sexual  são regidos por esta cultura de repressão, onde se prevalece o silêncio ou a reprodução de mitos e tabus. Toda a informação pertinente ao exercício da sexualidade está a serviço do controle da natalidade e/ou da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. A sexualidade, como instrumento para a busca da felicidade pessoal, ou apenas como uma possibilidade de prazer é colocada de lado, principalmente para muitas mulheres, pois a sexualidade está ligada ao pecado, às questões imorais e sujas.

Como a sociedade lida com a sexualidade?

A sociedade espera do homem e da mulher o que chamamos de papel sexual. O papel sexual é o modo com que os indivíduos se comportam com os do mesmo sexo. A sociedade e a cultura de cada povo determinam como homens e mulheres vão incorporar esses papéis, e quem não segue o padrão, muitas vezes, não é visto com bons olhos. Há séculos não se admitia que a mulher trabalhasse fora, usasse calças compridas e batom. Hoje, muitas mulheres realizam trabalhos iguais aos dos homens e se vestem de acordo com a conveniência, condições e ocasião.

FAQ sobre Sexualidade

Um tema que hoje em dia traz muita polêmica é a sexualidade, pois para muitas culturas e religiões somente são reconhecidos dois gêneros: o homem como ser biologicamente masculino e a mulher como feminino. Mas e quando o homem ou a mulher psiquicamente discordam de seu biológico? Entendemos então que além dos gêneros encontramos a identidade de gênero, no qual a pessoa nasce fisicamente com um sexo porém sua psique é de gênero oposto. Aproveito para ressaltar que o termo opção sexual não é mais utilizado, uma vez que entendemos que a sexualidade não é uma escolha ou algo que possamos mudar de acordo com o desejo ou regras sociais, mas algo intrínseco. Atualmente o termo mais utilizado é o Orientação afetivo-sexual, por se tratar exclusivamente de um termo sexual.

O que é Puberdade?

Na Puberdade, observa-se uma grande quantidade de mudanças biológicas e físicas nos seres humanos. Essas transformações culminam na aquisição da nossa capacidade reprodutiva. O corpo do indivíduo começa a mudar, e várias dúvidas e sentimentos começam a aflorar. Por isso, essa é uma fase de grandes descobertas.

O que é Identidade de gênero?

Identidade de gênero refere-se à identificação do indivíduo como mulher, homem ou ainda uma mistura de ambos. Essa identidade é construída pelo próprio indivíduo e independe do sexo biológico e da orientação sexual (homossexual, heterossexual ou bissexual). Além disso, a identidade de gênero diz respeito à forma como o indivíduo se vê e como deseja ser reconhecido pelas pessoas.

Em que idade devemos falar com nossos filhos?

Isso é muito relativo, mas desde cedo você pode tornar esse tema bem leve de lidar sem precisar explicar tudo, toque em pequenos assunto com a criança e quando ela tiver com a idade adequada você vai falando mais a medida do possível.
Este é um site do grupo B20