Seres Mitológicos Brasileiros

Você conhece os Seres Mitológicos Brasileiros?

Neste post inspirado nos artigos do Mais RPG, você encontrará uma lista com os principais Seres Mitológicos do Brasil. Abaixo estarão descritas os nomes e as lendas e as principais características dessas criaturas, de forma a enaltecer esse traço cultural e difundir tal conhecimento.

Seres Mitológicos Brasileiros

O Brasil é um país da América do Sul conhecido por sua diversidade cultural. Devido a sua vasta extensão territorial e seu processo de colonização, o país resultou em um aglomerado de diversas culturas, valores e crenças distintos.

Dentre as principais crenças do povo brasileiro estão os ritos, costumes e lendas folclóricas que encantam e surpreendem a todos. Muitas dessas crenças são derivadas de sua população nativa: Os índios.

O curupira, o saci e a mula sem cabeça são exemplos de seres fantásticos provenientes dessa rica cultura, A seguir você vai encontrar diversas informações interessantes acerca dessas criaturas e suas lendas.

Boitatá

O boitatá é um monstro gigantesco protetor das matas. A origem dessa lenda é incerta, podendo ser derivada dos portugueses ou dos índios tupi-guarani, mas independente da origem, o boitatá com certeza está entre os seres mitológicos brasileiros mais assustadores.

Lenda

Diz a lenda que trata-se de uma grande serpente de fogo que protege as florestas e os animais que vivem nela das pessoas que realizam queimadas.
É dito ainda que aquele que olhar diretamente nos olhos do boitatá ficará cego e enlouquecerá.

Boto

A lenda do boto é um mito folclórico que tinha o objetivo inicial de justificar a gravidez de uma jovem solteira.

Lenda

Diz a lenda que, nas noites de festa, o boto cor-de-rosa sai dos rios e transforma-se em um lindo jovem de roupas brancas, com o objetivo de seduzir as jovens solteiras da festa. Ele convence as mulheres a irem até o rio e leva-as até o fundo das águas, onde as engravida. Na manhã seguinte o jovem volta a transformar-se em boto e a mulher passa a carregar um filho seu.

Caipora

A Caipora é uma entidade muito conhecida no folclore brasileiro. Às vezes representada como homem e às vezes como mulher, trata-se de um defensor da natureza.

Lenda

Diz a lenda que a Caipora é uma entidade que defende as florestas e tudo que nela existe. Ela é muito veloz, tem o poder de ressuscitar qualquer animal morto e pode emitir um som estridente que causa arrepios a todos que o escutam. Um cachimbo é uma oferenda recomendada para conseguir entrar em uma floresta com permissão da caipora. É dito ainda que ele costuma andar montado em um porco-do-mato e segurando uma vara.

Cuca

É um dos seres mitológicos brasileiros que mais assusta as criancinhas. Sua lenda tem origem portuguesa, mas ao chegar ao Brasil foi transmitida e modificada para se adaptar a realidade do país.

Lenda

Diz a lenda que a Cuca é uma bruxa de velha com aspectos de jacaré que rouba crianças que desobedecem seus pais. Ela dorme uma noite a cada 7 anos e daí vem a expressão: “Se você não dormir a Cuca vai te pegar!”

Curupira

Muitas vezes confundido com a Caipora, o Curupira também é um dos seres mitológicos brasileiros e suas lendas são transmitidas até hoje.

Lenda

Diz a lenda que o curupira é um anão de cabelos vermelhos e pés ao contrário que, assim como a caipora, protege as florestas. Acreditava-se que o curupira aterrorizava e matava aqueles que entravam na floresta para caçar ou derrubar árvores. É dito ainda que ele adora receber fumo e cachaça e costuma atormentar os caçadores com um assovio contínuo.

Iara

Também conhecida como Mão D’água, Iara é criatura fantástica brasileira de origem indígena.

Lenda

Diz a lenda que Iara, ou Uiara, é uma sereia com longos cabelos negros que quando canta atrai os homens que a escutam, fazendo com que fiquem hipnotizados por sua beleza e encanto e, como consequência, se afoguem nas águas.

Mula sem cabeça

É uma lenda brasileira que tinha o objetivo de intimidar mulheres que cogitavam se relacionar com homens da igreja.

Lenda

Diz a lenda que a mula sem cabeça é o fantasma de uma mulher que foi amaldiçoada por ter uma relação com um padre. Como punição ela teria sido condenada a se transformar em uma mula sem cabeça que tem fogo saindo do pescoço nas noites de quinta-feira.

Saci

O saci é um personagem de do folclore brasileiro de origem indígena. Algumas regiões do brasil, no entanto, passaram a vê-lo com base na mitologia africana.

Lenda

Diz a lenda que o saci é um jovem negro de uma perna só que adora fazer pequenas travessuras ou assustar viajantes noturnos. Costuma fazer tranças nos cabelos de animais e atrapalhar afazeres domésticos. Na cabeça ele leva uma carapuça que lhe concede poderes mágicos.

Fim do artigo sobre os Seres Mitológicos Brasileiros

Bom, aqui termina a lista dos Seres Mitológicos Brasileiros. Espero que tenha gostado! Veja mais listas como essa, com outros deuses, entidades e criaturas mitológicas das mais diferentes culturas e regiões do mundo, em breve, aqui no blog!

Comments (0)
Add Comment