Olá, como sabemos a biologia está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam na biologia, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.

E hoje vamos falar de Anatomia e fisiologia humana, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo biológico que envolve diversos fatores.

Anatomia e fisiologia humana

A fisiologia humana é o ramo da fisiologia voltado para o estudo dos seres humanos. Muito de seu conhecimento foi obtido através de experimentos em animais.

A anatomia e a fisiologia são campos de estudo estreitamente relacionados: a primeira diz respeito à forma e a segunda dedica-se ao estudo da função de cada parte do corpo.

O que é anatomia?

Resultado de imagem para anatomia

Anatomia é o campo da biologia que estuda a organização estrutural dos seres vivos, incluindo os sistemas, órgãos e tecidos que os constituem, a aparência e posição das várias partes, as substâncias de que são feitos, a sua localização e a sua relação com outras partes do corpo.

Classificação da anatomia

Anatomia Sistêmica: Essa parte da anatomia estuda os sistemas do corpo humano, tais como o sistema digestório e o circulatório. Ela não se preocupa com o todo, realizando uma descrição mais aprofundada das partes que compõem um sistema.

Anatomia Regional ou Topográfica: Essa parte da anatomia estuda o corpo humano por regiões, e não por sistemas. Esse estudo facilita a orientação correta ao analisar um corpo.

Videos sobre O que é anatomia?:

O que é fisiologia?

Resultado de imagem para O que é fisiologia?

A fisiologia estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. Em síntese, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo. É dividida classicamente em fisiologia vegetal e fisiologia animal.

Função da fisiologia

Sua função é reunir os importantes princípios da física, química e matemática, dando sentido as interações dos elementos básicos de um ser vivo com o meio ambiente.

Videos sobre O que é fisiologia?:

Nutrição humana

Resultado de imagem para Nutrição humana

A nutrição humana é uma ciência que estuda os nutrientes e outras substâncias alimentícias e a forma na qual o corpo as assimila. Os nutrientes são classificados em cinco grupos principais: proteínas, carboidratos ou glicídios, gorduras ou lipídios, vitaminas e sais minerais.

Alimentos e nutrientes

Os alimentos são o que as pessoas se alimentam dia a dia, e os alimentos possuem substâncias que são essenciais para o desempenho das atividades do dia-a-dia como andar, correr, trabalhar, estudar, etc. Essas substâncias são chamadas de nutrientes. Existem os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) e os micronutrientes (vitaminas e minerais).

Videos sobre Nutrição humana – Alimentos e nutrientes:

Sistema digestório

Resultado de imagem para Sistema digestório

O sistema digestório é formado por um conjunto de órgãos cuja função é transformar os alimentos, por meio de processos mecânicos e químicos.

Componentes do Sistema Digestório

O Sistema Digestório divide-se em: Tubo digestório (alto, médio e baixo) e os Órgãos anexos.

Tubo digestório alto: boca, faringe e esôfago.

Tubo digestório médio: estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo).

Tubo digestório baixo: intestino grosso (ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, a curva sigmoide e o reto).

Órgãos anexos: glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.

Videos sobre Sistema digestório:

Respiração

Resultado de imagem para Respiração

A respiração é fundamental para vida humana sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo, com o meio ambiente.

Ritmo Respiratório

O controle da respiração é realizado pelo centro respiratório localizado no Bulbo raquidiano, que se caracteriza principalmente nas concentrações de gás carbônico presente no sangue. Quando a concentração de gás carbônico está alta a consequência é a frequência respiratória aumentar.

Videos sobre Respiração:

Circulação sanguínea cardiovascular

Resultado de imagem para Circulação sanguínea cardiovascular

A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.

O coração

O coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada, e bombeia o sangue para todo o corpo, sem parar; localiza-se no interior da cavidade torácica, entre os dois pulmões. O ápice (ponta do coração) está voltado para baixo, para a esquerda e para frente.

Videos sobre Circulação sanguínea cardiovascular:

Circulação linfática

Resultado de imagem para Circulação linfática

O sistema linfático é o drena o parênquima pulmonar e o tecido do corpo por meio de uma rede de vasos que desembocam no sistema venoso. Os vasos linfáticos possuem válvulas e passam, normalmente, por nódulos linfáticos durante o seu percurso.

Fluxo sanguíneo

O fluxo do sangue pelos vasos é mantido, em primeiro lugar, pela ação de bomba do coração, mas também, no caso da circulação sistêmica, pelo recuo diastólico das paredes arteriais, por compressão das veias pelos músculos esqueléticos durante o exercício e pela pressão intratorácica negativa durante a inspiração.

Videos sobre Circulação linfática:

Sistema imunitário

Resultado de imagem para Sistema imunitário

O sistema imunológico, também chamado de imune ou imunitário, é o conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas responsáveis pela retirada de agentes ou moléculas estranhas do organismo de todos os seres vivos, com a finalidade de manter a homeostasia dinâmica do organismo.

Órgãos do sistema imunológico

São classificados em primários e secundários: Primários: nestes órgãos ocorre a linfopoese (produção de linfócitos), ou seja, as células se diferenciam das células tronco, proliferam e amadurecem tornando-se linfócitos funcionais. Encaixam-se aqui o timo, a medula óssea, fígado fetal, bursa de Fabricius (aves), placa de Peyer íleo-cecais (ruminantes). Secundários: nestes órgãos é iniciada a resposta imune adquirida, por isso possuem aglomerados de células. São o baço e os linfonodos.

Videos sobre Sistema imunitário:

Esse é o mês da consciência negra no Brasil. Você conhece as leis que se relacionam com a história dos negros no Brasil?

E aí, você acha que a pedagogia de Paulo Freire é Marxista? Veja isto!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Sistema urinário humano

Resultado de imagem para Sistema urinário humano

O Sistema Urinário é responsável pela produção e eliminação da urina, possui a função de filtrar as “impurezas” do sangue que circula no organismo. O Sistema Urinário é composto por dois rins e pelas vias urinárias, formada por dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra.

Órgãos

  • Os rins são órgãos que se situam na parte posterior da cavidade abdominal, localizados um em cada lado da coluna vertebral.
  • Ureteres são dois tubos de aproximadamente 20 cm de comprimento cada, que conduz a urina dos rins para a bexiga.
  • A uretra feminina mede cerca de 5 cm de comprimento e transporta somente a urina. A uretra masculina mede cerca de 20 cm e transporta a urina para fora do corpo, e também o esperma.
  • Bexiga Urinária é o órgão muscular elástico, uma espécie de bolsa, que está situada na parte inferior do abdome com a função de acumular a urina que chega dos ureteres.

Videos sobre Sistema urinário humano:

Sistema nervoso central

Resultado de imagem para Sistema nervoso central

O Sistema Nervoso Central (SNC) é responsável por receber e transmitir informações para todo o organismo. Podemos defini-lo com a central de comando que coordena as atividades do corpo.

Órgãos do Sistema Nervoso Central

O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Ele possui em torno de 35 bilhões de neurônios e pesa aproximadamente 1,4 kg.

  • O cérebro é a porção mais maciça e o principal órgão do Sistema Nervoso. Ele é responsável por comandar ações motoras, estímulos sensoriais e atividades neurológicas como a memória, a aprendizagem, o pensamento e a fala.
  • O cerebelo ou metencéfalo representa 10% do volume do encéfalo. Ele é relacionado com a manutenção do equilíbrio corporal, controle do tônus muscular e aprendizagem motora.
  • O tronco encefálico é constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo.

A medula espinhal é a parte mais alongada do sistema nervoso central. É caracterizada por um cordão cilíndrico, composto de células nervosas, localizado no canal interno das vértebras da coluna vertebral.

Videos sobre Sistema nervoso central:

Sistema nervoso periférico

Resultado de imagem para Sistema nervoso periférico

O sistema nervoso periférico (SNP) é a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central (SNC). É constituído por fibras (nervos), gânglios nervosos e órgãos terminais. A função do SNP é conectar o SNC com as outras partes do corpo humano.

Tipos do Sistema nervoso periférico

  • Nervos Sensitivos: são os nervos que têm o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC;
  • Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor;
  • Nervos Mistos: tem o mesmo papel que os nervos sensitivos e motores ao mesmo tempo.

Videos sobre Sistema nervoso periférico:

Os sentidos

Resultado de imagem para Os sentidos

O corpo humano é composto de cinco sentidos: a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato.

Visão: Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão, uma vez que eles visualizam o objeto e mandam a mensagem para o cérebro que faz a decodificação, interpretando-a.

Olfato: O nariz é o órgão responsável pelo sentido do olfato, ou seja, a propriedade de sentir o cheiro ou odor das coisas.

Paladar: A língua é o órgão responsável pelo sentido do paladar, uma vez que capta e distingui o sabor dos alimentos (salgado, doce, azedo, amargo), além das sensações de quente e frio.

Audição: Os ouvidos são os órgãos responsáveis pela audição, na medida em que detectam os sons, ruídos e barulhos do exterior, e enviam essas mensagens para o cérebro, que as interpreta.

Tato: O tato é caracterizado pela sensação do toque e, por isso, está relacionado com o contato com a pele, através dos neurônios sensoriais responsáveis por enviarem as mensagens para o cérebro.

Videos sobre Os sentidos:

Sistema endócrino

Resultado de imagem para Sistema endócrino

Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são disponibilizados na circulação sanguínea pelas Glândulas endócrinas como por exemplo o pâncreas, as suprarrenais, a tireoide ou diferentemente destas expelem substâncias para fora através das glândulas exócrinas como as sudoríparas.

Videos sobre Sistema endócrino:

Estrutura da pele

Resultado de imagem para pele humana

A estrutura da pele é constituída por a epiderme, a derme e a hipoderme (camada subcutânea). Cada uma delas é composta por várias sub-camadas. Os apêndices da pele, tais como folículos e glândulas sebáceas e sudoríparas, também desempenham uma função global.

Videos sobre Estrutura da pele:

Funções da pele humana

Resultado de imagem para função da pele

A pele tem 3 funções, que são: função excretora é representada por secreções sebáceas e sudoríparas que tem o objetivo de excretar as toxinas e os resíduos do metabolismo, função protetora tem o objetivo de proteger o organismo do ser humano contra a penetração de substâncias indesejadas, onde a camada córnea forma uma barreira que neutraliza os ácidos, e impede que a epiderme absorva substâncias irritantes, terceira função básica da pele é a função de relação, onde as estimulações nervosas admitem captar o que você sente no ambiente em que está inserido, de imediato.

Videos sobre Funções da pele humana:

Sistema esquelético humano

Resultado de imagem para Sistema esquelético humano

O sistema esquelético é constituído de ossos e cartilagens, além dos ligamentos e tendões. O esqueleto sustenta e dá forma ao corpo, além de proteger os órgãos internos e atua em conjunto com os sistemas muscular e articular para permitir o movimento. Outras funções são a produção de células sanguíneas na medula óssea e armazenamento de sais minerais, como o cálcio. O osso é uma estrutura viva, muito resistente e dinâmica pois tem a capacidade de se regenerar quando sofre uma fratura.

Estrutura dos Ossos

  • Periósteo: a mais externa, é uma membrana fina e fibrosa (tecido conjuntivo denso) que envolve o osso, exceto nas regiões de articulação (epífises). É no periósteo que se inserem os músculos e tendões.
  • Osso compacto: O tecido ósseo compacto é composto de cálcio, fósforo e fibras de colágeno que lhe dão resistência. É a parte mais rígida do osso, formada por pequenos canais que circulam nervos e vasos, entre estes canais estão espaços onde se encontram os osteócitos.
  • Osso esponjoso: o tecido ósseo esponjoso é uma camada menos densa. Em alguns ossos apenas essa estrutura está presente e pode conter medula óssea.
  • Canal medular: é a cavidade onde se encontra a medula óssea, geralmente presente nos ossos longos.
  • Medula óssea: A medula vermelha (tecido sanguíneo) produz células sanguíneas, mas em alguns ossos deixa de existir e há somente medula amarela (tecido adiposo) que armazena gordura.

Videos sobre Sistema esquelético humano:

Sistema muscular humano

O sistema muscular é composto pelos diversos músculos do corpo humano. Note que os músculos são tecidos, cujas células ou fibras musculares possuem a propriedade de contratilidade e de produção de movimentos. As fibras musculares são controladas pelo sistema nervoso, encarregado de receber a informação e respondê-la.

Tipos de músculos

  • Músculo Liso ou Não estriado: músculos de contração involuntária, localizados nas estruturas ocas do corpo, ou seja, estômago, bexiga, útero, intestino, além da pele e dos vasos sanguíneos. Assim, sua função assegura a movimentação dos órgãos internos.
  • Músculo Estriado Cardíaco: músculos de contração involuntária, presentes no coração (miocárdio). Esses músculos asseguram os vigorosos batimentos cardíacos.
  • Músculo Estriado Esquelético: músculos de contração voluntária, ou seja, os movimentos são controlados pela vontade do ser humano. São conectados com os ossos e cartilagens e, através das contrações, permitem os movimentos, as posições corporais, além de estabilizarem as articulações do organismo.

Videos sobre Sistema muscular humano:

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a biologia, e hoje falamos de Anatomia e fisiologia humana. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.-

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.