Como funcionava o jogo do bicho?

Eram sorteados de cinco pares de dezenas entre 00 e 99, associadas a 25 animais diferentes. Se você escolheu essas dezenas, leva o prêmio.

10 Animais do Jogo do Bicho

A brincadeira foi criada, há exatos 120 anos, para evitar que o zoológico do Rio de Janeiro fechasse as portas.

Confira na lista abaixo 10 animais do jogo do bicho:

Avestruz – Animais do Jogo do Bicho

Ave de grande porte, pode alcançar na fase adulta de 2 a 2,5 m de altura e de 100 a 150 kg de peso.

Notável animal corredor (atinge até 60 km/h), possui pés com dois dedos, dos quais apenas um com unha.

O habitat desses animais são as áreas montanhosas, planícies arenosas desérticas e savanas, são aves polígonas e não apresentam como característica a migração. A alimentação dos avestruzes é composta, basicamente, de folhagens de árvores, arbustos e ervas, além de qualquer pequeno invertebrado que possam capturar.

Vídeo sobre o avestruz

Confira o vídeo sobre um dos animais do jogo do bicho:

Borboleta – Animais do Jogo do Bicho

Uma das particularidades mais impressionantes deste tipo de inseto é a sua metamorfose, fato este que também ocorre com as mariposas, mas chama mais a atenção nas borboletas pela sua imensa beleza e diversidade de cores.

As asas de uma borboleta podem ser tão lindas que existem pessoas que as colecionam como verdadeiras raridades, os cientistas também se usam das asas para a realização de pesquisas a cerca da vida das variadas espécies de borboletas.

Esses insetos passam por 4 fases distintas, o ovo, a lagarta, a chamada pupa e o imago que é finalmente a borboleta como a conhecemos, quando se dá todo o esplendor e beleza, na sua fase de adulta. Apesar do tamanho de suas asas elas conseguem tranquilamente pousar nas flores para recolher o néctar e proporcionar a polinização, processo este muito importante para o equilíbrio do nosso ecossistema. Borboletas habitam os mais variados pontos do planeta, exceto em regiões glaciais.

Vídeo sobre a borboleta

Confira o vídeo sobre esse animal:

Camelo – Animais do Jogo do Bicho

Os camelos são mamíferos típicos de lugares desérticos. Seu habitat natural é principalmente regiões africanas e países árabes, onde os camelos são símbolos de conquistas e de viagens pelo deserto escaldante.

O nome camelo vem do grego kamelos, possivelmente com alguma ligação com as palavras carregar ou suportar. Os humanos têm domesticado camelos há milhares de anos, e até hoje ele é o maior aliado de todos aqueles que vivem em locais quentes e principalmente, onde a água é escassa.

Vídeo sobre o camelo

Confira o vídeo sobre esse animal:

Coelho – Animais do Jogo do Bicho

Apesar de ser conhecido como roedor, o coelho pertence à ordem  Lagomorpha e não à  Rodentia . É um animal herbívoro e possui diferentes raças, cada uma delas com o comportamento bem específico.

Existem diversas raças de coelho, mas elas se dividem basicamente em duas variedades: o comum e o mini. O comum pode chegar até a 10 kg. Já o mini, ou anão, é mais popular como bichinho de estimação. O comportamento – dócil ou não, por exemplo – não varia de raça para raça, mas sim de acordo com o animal. As raças indicam as características externas, como coloração e tamanho do pelo, formato das orelhas e outros detalhes. A escolha é questão de gosto. O macho tem tendência a crescer mais e pode ficar territorialista com a maturidade sexual.

Vídeo sobre o coelho

Confira o vídeo sobre esse animal:

Esse é o mês da consciência negra no Brasil. Você conhece as leis que se relacionam com a história dos negros no Brasil?

E aí, você acha que a pedagogia de Paulo Freire é Marxista? Veja isto!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Pavão – Animais do Jogo do Bicho

Esta é uma ave exótica de grande porte.

A beleza das penas e a exuberância das cores na cauda do pavão fazem com que essa animal seja considerado uma ave ornamental. As cores verde, dourada e azul, em diversas tonalidades, são as naturais das penas da cauda do pavão. Os pavões de plumagem preta, branca ou púrpura, são resultados de seleção artificial.

Vídeo sobre o pavão

Confira o vídeo sobre esse animal:

Veado – Animais do Jogo do Bicho

Existem muitos animais semelhantes aos veados que podem ser confundidos, mas não pertencem a mesma família destes.

Este animal é existente em certas regiões da Argentina e também do México residindo em florestas e campos. Os veados, a exemplo de outros animais, gostam de viver isoladamente e apenas em época de reprodução é que eles buscam se aproximar de uma fêmea.

Vídeo sobre o veado

Confira o vídeo sobre esse animal:

Tigre – Animais do Jogo do Bicho

Os tigres, em particular o tigre-siberiano e o tigre-de-bengala, são os maiores felinos do mundo. Um tigre-siberiano consegue ultrapassar 3,5 metros de comprimento e 300 quilos de peso.

Os tigres são grandes felinos, pelo que partilham muitas características com os parentes mais próximos, como os leões, os leopardos e os jaguares, mas também com parentes mais afastados, como os nossos gatos em casa.

Conseguem recolher as unhas tal como os gatos, têm uma visão noturna até seis vezes melhor que a nossa e uma capacidade de salto incrível – recentemente um tigre foi filmado a saltar 4 metros de altura para atacar um ranger em cima de um elefante adulto.

O rugido de um tigre pode ser ouvido até três quilómetros de distância, mas mais impressionante que o seu rugido é o seu silêncio. Uma frase comum de quem já testemunhou tigres a caçar é “o tigre apareceu do nada”. A emboscada silenciosa é a sua principal estratégia de caça, já que são pouco rápidos a correr.

Vídeo sobre o tigre

Confira o vídeo sobre esse animal:

Jacaré – Animais do Jogo do Bicho

Os jacarés existem há muito tempo no Planeta Terra. A Ordem Crocodylia, da qual os jacarés fazem parte, frequenta esse mundo há mais de 200 milhões de anos. Tanto tempo de vida os fizeram presa fácil de caças ilegais, graças a sua pele e sua carne, apreciada por alguns.

Este animal, que hiberna e pode ficar longos períodos sem comer, também costuma ter uma intensidade voraz na mordida, e pode rasgar o casco de uma tartaruga apenas com uma dentada.

Vídeo sobre o jacaré

Confira o vídeo sobre esse animal:

Macaco – Animais do Jogo do Bicho

Os macacos são animais muito importantes para o homem, pois são os “parentes” mais próximos na natureza. Além de guardar algumas semelhanças de comportamento com o ser humano, os macacos também têm um quê de fascinante.

O nome “Macaco” vem de uma expressão em banto africana “Makako” e se refere aos primatas antropoides e símios em geral. No Brasil, essa expressão se tornou designativa apenas dos cebídeos, os macacos conhecidos como macacos do Novo Mundo.

Podemos fazer uma definição bastante simples dizendo que macacos são os primatas que pertencem ao gênero Macaca. Já a designação de Mico, é dada para as espécies do gênero Cebus, ou seja, os pequenos macacos. Os saguis são animais que geralmente são chamados de micos.

 Grande parte dos macacos é arborícola, o que significa que vivem em árvores. Poucas espécies têm preferência pelo solo, os Gorilas e os Mandris são um exemplo de espécie que preferem habitar o solo. A alimentação desses animais é quase que totalmente baseada em frutas, folhas, sementes, caramujos, pequenos anfíbios e alguns pássaros de pequeno porte.

Vídeo sobre o macaco

Confira o vídeo sobre esse animal:

Porco – Animais do Jogo do Bicho

Os porcos são umas das espécies mais antigas de animais de fazenda. Eles foram domesticados pelo homem antes mesmo das vacas, há cerca de seis mil anos. Atualmente, existe um bilhão de porcos no mundo (aproximadamente) e eles podem ser encontrados em todos os continentes.

Embora a maior parte dos suínos esteja concentrada no campo, eles conquistam o coração de muita gente nas cidades, onde são criados como pets.

Eles são capazes de formar laços com pessoas e outros animais e de demonstram afeto. Gostam de viver em grupo e de dormir juntos, às vezes aninhando-se nariz com nariz.

Vídeo sobre o porco

Confira o vídeo sobre esse animal:

Fim do post sobre animais do jogo do bicho

Chegamos ao fim de mais uma lista!

Não esqueçam de conferir outros posts do blog, como os 10 animais do cerrados e 10 animais com a letra A.

Até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.