10 Animais Fantásticos

0
760
10 Animais Fantásticos 1

Existem inúmeras espécies de animais fantásticos em todo o mundo. Você pode acreditar ter um grande repertório sobre o assunto e manter a ideia de que conhece grande parte deles mas, na verdade, a maior parte dos animais nem ao menos é conhecida pelos humanos.

Descubra agora 10 animais fantásticos que realmente deveriam fazer parte do filme do Harry Potter:

10 Animais Fantásticos

Cientistas estimam que existam cerca de 8,7 milhões de espécies em nosso planeta. Além disso, os mesmos pesquisadores que chegaram a esse número acreditam que 91% das espécies aquáticas ainda sejam desconhecidas. Enquanto isso, mais ou menos 86% das terrestres permanecem da mesma forma.

Animais Fantásticos – Peixe-morcego

Não será nenhum espanto se você nunca tiver visto essa espécie na vida, mas ela habita a costa brasileira.

E, apesar da aparência carrancuda e da boca “de batom”, eles não são nada amedrontadores quando vistos de perto: têm entre 10 cm e 15 cm e se alimentam que crustáceos pequenos e peixes de águas rasas.

Vídeo sobre o peixe-morcego

Confira um vídeo sobre esse peixe:

Animais Fantásticos – Lagosta-boxeadora

As lagostas-boxeadoras costumam ser encontradas próximo à costa de mares tropicais e subtropicais e são predadoras letais que se alimentam de caranguejos, camarões, moluscos e também de peixes. Na verdade, apesar de não serem muito grandes — entre 15 e 30 centímetros —, as tamarutacas são um verdadeiro pesadelo dos oceanos, sendo consideradas como um dos animais mais violentos do planeta.

Elas possuem duas patas superpoderosas na parte dianteira que, quando acionadas, são capazes de proferir um golpe com a mesma aceleração de um disparo de uma arma do calibre 22 e força de impacto de 60 kg/cm3! E isso em menos de 1/3.000 de segundo, como resultado, se um humano pudesse acelerar os braços com 1/10 desse poder, seria possível lançar uma bola de basebol em órbita ao redor da Terra.

Vídeo sobre a lagosta-boxeadora

Confira esse vídeo com informações sobre esse animal fantástico:

Animais Fantásticos – Polvo

Os polvos são animais muito inteligentes. Eles já se mostraram capazes de utilizar ferramentas (fato inédito no mundo dos invertebrados) além de abrir frascos, apertar parafusos, etc. Pesquisas indicam que eles possuem um circuito de memória a curto prazo e outro a longo prazo, o que os torna capazes aprender e armazenar memórias.

Eles possuem 3 corações: dois deles são usados para bombear o sangue sem oxigênio para as brânquias, onde ocorre a “respiração”, enquanto o terceiro bombeia o sangue oxigenado pelo corpo. Como resultado, eles conseguem ser bastante ativos e se deslocar com velocidade.

Algumas espécies de polvos são capazes de mascarar-se como outros animais para assustar os predadores. Um exemplo disso é o polvo-mímico (Thaumoctopus mimicus),  que vive nos mares da Indonésia. Ele é capaz de se disfarçar de mais de 15 animais diferentes, como a serpente marinha, o peixe-leão cheio de espinhos, etc. Nas águas do Atlântico, existe outro expert em imitação: o polvo Macrotritopus defilippi se mascara copiando a forma e os movimentos do peixe linguado.

Polvos também são capazes de se camuflar em ambientes, para passarem despercebidos aos olhos dos predadores, tanto entre recifes de corais coloridos como sobre a areia. Mas como são capazes de fazer isso? Eles possuem cromatóforos na sua epiderme, que são células que contém pigmentos. Isto torna possível mudar de cor e padrão facilmente.

Quando sentem que o predador se aproxima, os polvos liberam um jato de tinta escura para despistar, além de irritar e  atordoar seu perseguidor. A coloração escura da tinta deve-se a uma substância chamada melanina, enquanto que a irritação é causada pelas moléculas tirosinase, lisina e ácido aspártico.

Vídeo sobre o polvo

Confira o vídeo sobre esse animal muito inteligente:

Animais Fantásticos – Peixe-lua

O peixe-lua, também conhecido como mola-mola, é o peixe ósseo mais pesado que se conhece, chegando a somar 1.000 kg, em média, quando adulto. Já foram capturados exemplares com peso bem maior, como um de 1.600 kg em 1910.

Nativo de águas temperadas e tropicais, ele se parece com uma cabeça com cauda. Quando adulto, tem poucos predadores naturais

De comportamento dócil, o peixe-lua só constitui perigo quando resolve saltar sobre um bote, o que não é tão incomum. Aparentemente, esse animal gosta de saltar e bater o corpo na superfície da água, talvez para se livrar de parasitas.

Seu costume de nadar perto da superfície com uma barbatana para fora da água já fez com que fosse confundido com tubarões.

Chegando a 4 metros, o peixe-lua se alimenta de zooplancton gelatinoso (água-viva) e provavelmente peixes pequenos e algas. Além de ser o peixe ósseo mais pesado que se conhece, também é o que libera mais ovos.

Vídeo sobre o peixe-lua

Assista esse vídeo do maior peixe ósseo do mundo:

Animais Fantásticos – Dragão azul

Essa espécie pode tem cerca de 5 a 8 cm de comprimento. Suas cores são cinza prateado, no lado dorsal, azul escuro e azul claro ventralmente. Ele tem listras azuis escuras ao longo da borda de sua parte inferior. Tem um corpo afilado, que é achatado e tem seis apêndices que se ramificam em raios.

Ele é distribuído nos oceanos do mundo, em águas temperadas e tropicais. Regiões onde esta lesma encontra-se incluem o Leste e Sul da costa da África do Sul, nas águas européias e Moçambique. Esta espécie flutua de cabeça para baixo sobre a tensão superficial do oceano.

Embora esse animal possua uma beleza intensa, ele é capaz de injetar nematócitos através da pele humana, como resultado são muito perigosos.

Você gosta de animais? E como está a alimentação do seu PET?

Esse curso ensina a fazer biscoitos naturais para o seu cachorro, o que vai gerar uma super economia e garantir uma alimentação mais saudável para o seu bichinho. Da uma olhada:

https://go.hotmart.com/L7742126L?ap=1aea

Nesse link você pode ver um vídeo mostrando o portal deles:

https://go.hotmart.com/L7742126L?ap=d52f

E nesse uma receita que o pessoal ofereceu para conhecermos o produto:

https://go.hotmart.com/L7742126L?ap=e879

AME o seu bichinho, invista! <3

Vídeo sobre o dragão azul

Confira o vídeo sobre esse animal fasntástico

Animais Fantásticos – Dragão de Komodo

Os dragões de Komodo são os maiores lagartos que ainda vivem no nosso planeta. Os machos adultos podem alcançar os 3 metros de comprimento e os 250 kg de peso e, as fêmeas são um pouco menores.

Os dragões de Komodo são carnívoros – comem carniça e caçam animais (desde pequenos mamíferos e répteis até búfalos). Em uma só refeição podem ingerir até 80% do seu peso. Sua digestão é acelerada pelo sol, mas, seu metabolismo é lento.

Esses lagartões são capazes de rastrear uma carniça ou animal moribundo em um raio de até 9,5 km. Mas, eles não sentem os cheiros com o nariz e sim com a língua, bifurcada como a das cobras e outros lagartos – com a língua eles captam as moléculas de ar e sentem seu sabor. Porém, sua audição não é das melhores porque só são capazes de ouvir sons entre os 400 e 2.000 hertz

A pele do Dragão de Komodo é coberta por escamas reforçadas com tecido ósseo e ligadas aos nervos por placas sensoriais assim, o lagartão é supersensível ao tato. Sua pele apresenta cores bem diversificadas – amarelo, vermelho, azulado e as misturas entre essas cores podem ser encontradas no lombo dos dragões.

Vídeo sobre o dragão de Komodo

Confira o vídeo sobre esse gigante da natureza:

Animais Fantásticos – Camaleão

Conhecidos principalmente pela sua capacidade de mudar de cor, os camaleões fazem parte das espécies mais fascinantes entre os répteis. Eles são tipos bem diferentes de lagartos devido aos olhos grandes e caudas enroladas, sendo que são encontrados tanto na selva quanto no deserto.

Esses animais podem habitar a Ásia e partes da Europa e América do Norte, mas é no continente africano, mais precisamente na ilha de Madagascar, onde a maioria das espécies de camaleões é encontrada. São cerca de 80 espécies diferentes desses répteis já catalogadas, porém estima-se que existam mais de 160.

Geralmente, o camaleão pode comer de tudo, pois algumas espécies são conhecidas por terem uma dieta mais carnívora (se alimentando de insetos, vermes, pequenos répteis e caracóis) e outras são vegetarianas. Falando em alimentação, uma de suas marcas registradas é a forma como eles arremessam as suas línguas, de maneira veloz para capturar algum inseto.

Vídeo sobre o camaleão

Confira esse vídeo que explica o processo de mudança de cor desse animal fantástico:

Animais Fantásticos – Diabo espinhoso

O diabo espinhoso (Moloch horridus) é a unica espécie do gênero Moloch. É um pequeno réptil existente na Austrália cuja dieta consiste somente em formigas. Apesar do seu nome, o diabo espinhoso não ultrapassa os 20 cm de comprimento. As fêmeas são maiores que os machos. A sua coloração, que eles próprios controlam, tal como o camaleão, varia entre o amarelo e o castanho-escuro, conforme o tipo de solo e serve-lhe de camuflagem.

Possui uma “falsa cabeça” atrás da verdadeira que utiliza para confundir os predadores. também possui espinhos cônicos por todo o corpo excepto na barriga onde são substituídos por protuberâncias.

O diabo espinhoso só tem formigas como único alimento, especialmente as do gênero Iridomyrmex. Só come uma formiga de cada vez, que captura com a sua língua pegajosa, mas pode comê-las a um ritmo de 45 por minuto. Como resultado podem comer entre 600 a 3000 só numa refeição e mais de 10 000 por dia. Para beber o diabo espinhoso condensa o umidade existente na noite fria nas escamas e canaliza-a até à boca através de sulcos hidroscópicos existentes por entre os espinhos. O mesmo acontece em dias de chuva ou se ele encontrar uma poça.

Embora tenha o corpo coberto de espinhos cônicos, a sua extrema lentidão torna-o uma presa fácil. Como resultado, seus predadores são a Abetarda, que efetua descidas rápidas sobre ele que o atordoam até o matar, e o Varano.

No entanto, o diabo espinhoso tem algumas técnicas de defesa: enfiar a cabeça entre as patas dianteiras e mostrar a falsa cabeça que os predadores tomam por verdadeira. Assim, se os predadores o tentarem rolar para expor a sua barriga, a zona mais desprotegida do seu corpo, o diabo contra-ataca fazendo pressão com os espinhos e com a cauda. Para assustar os predadores pode também inchar para dar a impressão de ser maior.

Vídeo sobre o dragão espinhoso

Confira o vídeo com imagens desse animal incrível:

Animais Fantásticos – Baiacu

O baiacu é um peixe que possui um dos mais curiosos sistemas de defesa do reino animal.

Quando ele se sente ameaçado por um predador ou quando fica assustado o baiacu enche o corpo de água e o infla como se fosse uma bola de borracha ou uma bexiga. Como resultado, fica com uma forma esférica e até três vezes maior do que o tamanho normal e isso intimida e afasta o inimigo.

Por possuir uma pele bastante elástica, o baiacu não “rasga” quando incha. Além disso, a espinha dorsal desse peixe também é diferenciada porque toda vez que o sistema de defesa do peixe é ativado e desativado na sequência, a espinha flexível é capaz de se curvar e adaptar-se ao novo formato do corpo.

O peixe baiacu possui Tetrodotoxina, que é uma neurotoxina 1.200 vezes mais mortal do que o cianeto. Devido a isso, apenas dois gramas dela são suficientes para matar uma pessoa. Da mesma forma, a quantidade total encontrada em único peixe é capaz de vitimar fatalmente 30 pessoas.

A substância não é fabricada pelos baiacus, mas por bactérias que ficam alojadas nos peixes. A maior concentração da toxina encontra-se nas vísceras e na pele do peixe.

Vídeo sobre o baiacu

Veja o vídeo desse animal fantástico:

Fim do post sobre animais fantásticos

É isso aí amado leitor, chegamos ao fim de mais uma lista, espero que tenha gostado.

Não deixe de conferir nosso último texto com animais de estimação que você tem que considerar:

10 Animais de Estimação

Não esqueça de conferir os outros posts também, curtir e comentar!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.