10 animais ovíparos – O que são, características e curiosidades

Olá pessoal, o post de hoje é sobre Animais Ovíparos. Espero que gostem e curtam essa lista super esperta de animais do Demonstre!

Animais Ovíparos

Os animais ovíparos são aqueles cujo desenvolvimento embrionário ocorre dentro de um ovo. O processo de reprodução desses animais é caracterizado pelo depósito dos ovos no meio externo, na maioria das vezes, já fecundados; e, assim, até virar um filhote o processo ocorre fora do corpo da mãe.

Confira na lista a seguir 10 exemplos de animais ovíparos:

Animais Ovíparos – Aves

É característica de aves a reprodução ovípara com a realização de fecundação interna, isto é, acontece dentro do corpo da fêmea.

10 Animais Ovíparos - Aves 

De uma forma geral antes do acasalamento o macho corteja a fêmea. Após esse período de cortejo acontece o acasalamento. Os espermatozoides dos machos são passados para as fêmeas que posteriormente botam os ovos em ninhos e aguardam o nascimento dos filhotes. Podemos citar como exemplos canários, corvos, pinguins, beija-flores, aves de uma maneira geral.

Vídeo sobre a ave Beija Flor

Confira o vídeo sobre esse animal:

Animais Ovíparos – Cobras

As cobras apresentam duas possibilidades para dar a luz aos seus filhotes – através do parto de filhotes já formados e por meio de oviposição.

O tipo de reprodução varia de espécie para espécie de cobra. Algumas cobras podem manter os seus ovos incubados dentro do corpo até que os filhotes estejam completamente formados dando a luz a crias prontas quando ocorre a eclosão dos ovos. Nos casos de cobras que botam os ovos é interessante destacar que elas não sentam sobre os mesmos como galinhas, mas protegem seus filhos.

Vídeo sobre a cobra

Confira o vídeo sobre esse animal:

Animais Ovíparos – Peixes

Cerca de 90% das espécies de peixes são animais ovíparos, contudo, existem algumas espécies que estão nos grupos de vivíparos (desenvolvimento interno ao corpo da mãe) e ovovivíparo (combinação das duas formas – interno e externo).

Animais Ovíparos - Peixes 

Em geral os peixes se reproduzem por meio da postura de ovos de maneira que os embriões se desenvolvem fora do corpo da mãe. Dentre os exemplos de peixes ovíparos estão tilápia, dourado, salmão entre outros.

Vídeo sobre o peixe

Confira o vídeo sobre esse animal:

Animais Ovíparos – Tartarugas Marinhas

As tartarugas marinhas se encaixam no que citamos acima de animais que botam uma grande quantidade de ovos, mas que bem poucos sobrevivem.

Animais Ovíparos - Tartarugas Marinhas  

Ainda enquanto ovos esses animais estão sujeitos aos predadores que incluem aves, lagartos e caranguejos. Esses animais fazem um grande esforço para que seus filhotes tenham a chance de prosperar, no entanto, nem sempre são bem sucedidos.

Vídeo sobre tartaruga marinha

Confira o vídeo sobre esse animal:

Animais Ovíparos – Ornitorrinco

O caso mais curioso de ovíparo é, sem dúvidas, o ornitorrinco.

Animais Ovíparos - Ornitorrinco 

Este animal, apesar de ser mamífero – ou seja, as fêmeas produzirem leite, e amamentarem seus filhotes -, eles nascem de ovos colocados e protegidos pela sua espécie, sendo assim ovíparos e mamíferos ao mesmo tempo.

Vídeo sobre o ornitorrinco

Confira o vídeo sobre esse animal:

Animais Ovíparos – Répteis

Nem todos, mas grande parte dos répteis se reproduz através dos ovos.

Animais Ovíparos - Répteis

O mais comum é que eles não cuidem dos filhotes após o nascimento, já que os filhotes de cobras, por exemplo, conseguem se defender desde o nascimento. Já os crocodilos e os jacarés protegem tanto os ovos, quanto os recém-nascidos.

Vídeo sobre répteis

Confira o vídeo sobre esse animal:

Animais Ovíparos – Anfíbios

Praticamente todos botam ovos, mas a fecundação costuma ser externa.

Animais Ovíparos - Anfíbios 

Dessa forma, é comum os anfíbios deixarem os ovos para chocar desprotegidos, em riachos ou lagos. Algumas espécies depositam os ovos em terra e aguardam até chocarem para então transferir os filhotes para um lago seguro.

Vídeo sobre anfíbios

Confira o vídeo sobre esse animal:

Animais Ovíparos – Artrópodes

Muitos dos artrópodes se reproduzem por meio de ovos que foram fertilizados internamente, mas alguns usam a fertilização externa.

Animais Ovíparos - Artrópodes

Há também espécies que chocam seus ovos internamente e carregam os filhotes nas costas, como os escorpiões.

Vídeo sobre artrópodes

Confira o vídeo sobre esse animal:

Animais Ovíparos – Mamíferos

Nesse grupo, os ovíparos são exceção, já que a maioria dá à luz ao seu filhote.

Animais Ovíparos - Mamíferos 

O ornitorrinco, que habita a Austrália, e a equidna, que também é da Austrália e da Nova Guiné, são essas exceções.

Vídeo sobre mamíferos

Confira o vídeo sobre esse animal:

Animais Ovíparos – Cuco

Os ovíparos predominante são os pássaros, pois não existem animais desse grupo que se reproduzem de outra forma.

A fertilização é interna e a grande maioria dos pássaros cuida de seus filhotes até que eles possam cuidar de si mesmos. No entanto, existem exceções, como é o caso do cuco, que põe seus ovos no ninho de outras espécies.

Vídeo sobre o cuco

Confira o vídeo sobre esse animal:

                              Fim do post sobre animais ovíparos

Chegamos ao fim de uma lista! Espero que tenham gostado.

Até a próxima.

Add Comment