Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Aniversário do Golpe Militar (1964), vamos lá?

Atividades para o Aniversário do Golpe Militar (1964) – 31 de Março

Na década de 60, o Brasil sofreu uma revolução radical em sua trajetória política que marcou profundamente a vida do país. O Dia 31 de Março de 1964 é o ícone dessa revolução que, capitaneada pelas Forças Armadas, depôs o Presidente da República e assumiu o governo pelos 21 anos que se seguiram.

O que é o Aniversário do Golpe Militar (1964)?

No dia 31 de março relembra-se o aniversário do Golpe Militar de 1964. Essa data traz para a sala de aula a oportunidade de trabalhar um dos momentos histórias mais importantes do nosso país. A produção textual será apresentada nesta atividade, onde os alunos poderão realizar uma pesquisa completa sobre o Golpe Militar.
Nesta atividade vamos trabalhar com produção escrita, criatividade dos alunos, trabalho em equipe e história do Brasil. A atividade poderá ser conduzida por professores de história, português e pedagogos.

31 de março – Aniversário do Golpe Militar (1964)

Atividades introdutórias sobre o Aniversário do Golpe Militar (1964) – 31 de Março

Para a oficina de ideias, sugerimos que o professor leve para a sala de aula diversas imagens do Regime Militar no Brasil. Como esse tema também faz parte do conteúdo programático das escolas, o professor poderá utilizar os livros texto de história. Em seguida, o professor deverá escrever no quadro “Dia do Aniversário do Golpe Militar”. Os alunos poderão interagir livremente com o material apresentado.

Seguindo a oficina de ideias, o professor convidará os alunos a escreverem os seus pensamentos em um grande cartaz. Os alunos estarão livres para colorir ou desenhar no cartaz.

Atividade de Leitura para o Aniversário do Golpe Militar (1964)

Para a atividade de leitura os alunos serão convidados a realizarem uma pesquisa online em duplas seguindo os direcionamentos dados pelo professor. Os alunos deverão anotar em seu caderno tudo o que encontrarem sobre:

  • O que foi o Golpe Militar?
  • Quando ocorreu o Golpe Militar?
  • Como ficou o país nessa época?
  • Quando e como acabou o Regime Militar?

Alguns links de apoio:

Atividade de Produção textual para o Aniversário do Golpe Militar (1964) – Gênero Texto Dissertativo

Na atividade de produção textual os alunos deverão trabalhar individualmente em um primeiro momento. Com base no que foi pesquisado anteriormente, cada aluno deverá criar um texto dissertativo sobre o Golpe Militar.

Em um segundo momento, o professor distribuirá entre os alunos revistas, jornais, folhas coloridas, cola, fitas, adesivos, lápis de colorir, canetas e tesoura sem ponta e orientará os alunos a criarem um cartaz para fixar todos os textos criados. Os alunos estarão livres para fazerem a arte do cartaz, colando elementos relacionados e reutilizando materiais como as figuras e letras em revistas.

Atividade de Avaliação para o Aniversário do Golpe Militar (1964)

Para a atividade de avaliação, cada aluno irá apresentar na frente da sala de aula o texto produzido. O professor deverá manter um clima tranquilo na sala, mostrando para os alunos a importância de se conectarem com a história do Brasil.

Em seguida, cada aluno deverá classificar a sua produção e a atividade com uma plaquinha verde para “muito bom” ou uma plaquinha amarela para “pode melhorar”. Note o processo de reconhecimento, criatividade e identidade espiritual que o aluno desenvolve no decorrer deste trabalho.

 

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

Esse ebook tem 183 páginas, com 49 sequencias de atividades completas para você trabalhar com seus alunos! https://pages.hotmart.com/j12075747h/49-atividades-para-o-mes-de-marco-datas-comemorativas

 

Fim das Atividades para o Aniversário do Golpe Militar (1964)

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!4

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.