Para passar em um concurso público é necessário que você aprenda a estudar para concursos. Veja como fazer isso neste texto:

Aprenda a estudar para concursos

Os concursos públicos têm ganhado cada vez mais espaço em meio aos brasileiros, afinal a garantia de ser concursado atrás tranquilidade e estabilidade financeira, tendo em vista que em 2015 uma crise econômica se abateu sobre o Brasil e muitas pessoas perderam seus empregos, contudo aqueles que estavam assegurados pelo concurso público permaneceram em seus cargos.

No entanto, sabemos que estudar para concursos pode ser exaustivo e quase impossível se não souber como e por onde começar. Além do mais, nem todo mundo consegue dispor de dinheiro para ter consultoria de um coaching.

Vale ressaltar que o percurso para alcançar esse objetivo é árduo, exige disciplina, foco, determinação e disposição para encarar uma rotina de estudos metódica, abandonando a priori as festas, saídas aos finais de semana, TV, séries, filmes e qual tipo de distrações. E para não perder a direção lembre-se das vantagens de estabilidade profissional, ter um bom salário e uma rotina de trabalho menos estafante.


Por isso contratar um curso que te ensina estratégias para concursos e como responder questões de concursos entre outros pontos fundamentais para se prestar um concurso é fundamental, e pode contribuir consideravelmente a sua aprovação.

Estratégia para concursos

Traçar uma estratégia para concursos é fundamental para conquistar a tão sonhada vaga. Afinal a escolha para prestar um concurso pode se dar a diversos motivos, alguns deles são: vocação, sonho e até mesmo a necessidade. Nesses casos não há como falhar porque é uma questão de urgência, porém sabemos que depois de tanto estudo e dedicação ninguém quer ser reprovado, por isso escolher os métodos de estudo e ter uma boa estratégia para concursos.

O primeiro passo para começar a estudar para um concurso é estar exatamente um passo à frente, que pode ser começar a se preparar com antecedência, porque muitos concurseiros esperam o edital ser publicado para iniciar os estudos e o erro nesses casos é devido ao curto prazo de tempo entre a publicação do edital e a prova, que costuma ser de 2 a 3 meses apenas.

E para quem não estuda há muito tempo ou não tem muito conhecimento na área que seja atuar, esse tempo significa um atraso absurdo. Geralmente o conteúdo programático contido no edital é muito vasto abrangendo muitas matérias, e nelas há uma grande quantidade de tópicos.

Dito isso, se você já identificou qual é o emprego dos seus sonhos, pesquise quais foram os assuntos exigidos nos editais e provas anteriores, posteriormente, monte um plano de estudos com base nessas informações.


Antes de passarmos algumas dicas de estratégia para concursos é importante a escolha do método, bem como se prefere estudo por ciclos ou por quadro de horário, deixando claro que isso tem muito a ver com o estilo de vida de cada um.

Um bom curso de pode indicar o método estratégia para concursos perfeitas para você.

Estratégia para concursos – Ler o edital

A princípio parece perda de tempo e até mesmo impossível de ler um edital enquanto se prepara para um concurso, mas vale lembrar que o edital norteia todo o trabalho de estudo para concursos, logo sem a leitura dele não terá a base necessária sobre as questões que poderão ser aplicadas na prova objetiva.


Além disso, existem algumas informações relevantes no edital como: os requisitos e atribuições ao cargo, previsão do dia das provas, informações sobre inscrição, pedido de isenção, conteúdo programático e ainda tem todas as informações que precisa no caso de entrar com recursos contra processos de seleção de instituições públicas.
Em suma, os editais são úteis para estabelecer sua rotina de estudos, porque uma estratégia para concursos completa e eficaz deve englobar todos os assuntos que podem e serão cobrados na prova.

O Centro do Concurseiro te ajuda a entender o edital e como se preparar para o concurso de forma mais profunda com dicas cruciais para ser aprovado.

Estratégia para concursos – Estudar como estilo de vida

Optar por um concurso público não pode ser comparado a procurar um emprego comum. Essa decisão implica em planejamento de vida, pois muitos hábitos devem ser abandonados e uma rotina sistemática de estudos deve ser acolhida.

Não é necessário estudar muitas horas por dia e sim ter um estudo de qualidade pelo tempo hábil para ver e fixar toda a matéria. É importante e essencial criar um método para estudar sozinho, em grupo ou com um curso preparatório, mas precisa estudar.


Como algumas pessoas têm dificuldade para encontrar uma maneira eficaz de estudar, o melhor a se fazer é procurar um curso que prepara e ensina estratégias para concursos.

AVISOS!

Aviso 1:

Ja publiquei o ebook de ABRIL!!! O livro digital está super incrível e repleto das minhas melhores ideias: https://go.hotmart.com/B12518692G

Esse ebook tem 206 páginas, com 51 sequências de atividades completas para você trabalhar com seus alunos! https://go.hotmart.com/B12518692G

Comprando você vai me ajudar a manter o BLOG e a conseguir criar mais materiais nesta qualidade para vocês. Veja as vantagens deste ebook:

1 – 51 atividades para datas comemorativas;
2 – Atividades focadas na prática de escrita e leitura do estudante;
3 – Aulas com foco em produção;
4 – Cada atividade possui: brainstorm, atividade de leitura, produção escrita e feedback, para conseguir engajar seus estudantes.
5 – 100% dentro dos novas exigências da BNCC

Obs: O ebook também incluí atividades religiosas no acervo, seguindo os pedidos dos leitores!

De uma chance para o ebook, você não vai se arrepender! https://go.hotmart.com/B12518692G

Veja o vídeo onde sou entrevistado e apresento detalhes sobre o ebook:

O diferencial do produto está em conseguir se adequar as novas necessidades da educação brasileira, trazendo um método revolucionário e conseguindo atingir a o professor e seus alunos de maneira que a liberdade criativa e a atuação docente sejam próprias, inovadoras e embasadas.

Apenas 29,90: https://go.hotmart.com/B12518692G

AVISO 2:

Neste vídeo explicamos a importância de trabalhar datas comemorativas com nossos alunos:

Interessado? Da uma olhada nesse nosso ebook de atividades para o mês de Abril:

https://go.hotmart.com/B12518692G

Você já ouviu falar do Método HOPE? Nesse vídeo apresento o Método HOPE e explico ponto a ponto como você pode trabalhar higiene, participação e protagonismo estudantil com seus alunos:

Você gosta de brincadeiras? E que tal apresentarmos aos nossos filhos e alunos um pouco das brincadeiras dos nativos da terra? Vamos lá!?

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Estratégia para concursos – Use provas anteriores

Por mais que todos saibam sobre a grande concorrência para conseguir a vaga em um concurso, muitos cometem o erro de limitar estudo de cada matéria, chegam a um nível acadêmico de conhecimento no assunto.

Contudo, atingir esse nível pode ser a derrocada final, porque o objetivo da prova é acertar mais do que os candidatos concorrentes e não apenas atingir 70% de acerto.

Dessa forma, é preciso saber como responder as questões do concurso, sendo assim a priori é fundamental usar as provas de cursos anteriores, resolva essas questões, mas não perca tempo resolva as matérias que estão descritas em seu edital, salientando que usar as provas da própria banca que aplicará a prova, vai permitir que você aprenda como ir bem naquele formato e naquele tipo de prova. Quanto mais questões resolver, mais se acostuma ao ritmo e mais se aprende com a prova.

O tempo é muito corrido e nem todos dispõem de tempo para selecionar as questões que estão de acordo com o concurso que irão prestar, nesse caso um curso completo trará todas as questões que precisam resolver estar um passo a frente dos outros candidatos.

Questões de concurso

Resolver questões de concurso é uma forma concreta e eficaz de estudar para as provas e fases de concursos públicos. Ainda assim resolver questões de concursos anteriores é muito difícil, embora que para ser aprovado é essencial saber muito bem o que e como será cobrado na prova.

Cada banca têm suas características e suas particularidades, portanto tente resolver muitas questões de concurso da banca organizadora, pois a sensação de familiaridade e segurança permitirá que você saiba exatamente o que fazer durante a prova.

Dessa forma, os candidatos conhecem a maneira com que a banca examinadora monta a prova, com isso ficará fácil saber como os temas são abordados durante a avaliação.
Alguns cursos oferecem um plano de estudos, simulados e correção das provas relacionadas ao seu cargo, conheça o treinamento para aprender a estudar e fazer a prova de concurso.

Concursos para professores

O concurso de professor é direcionado em sua maioria para o Ensino Fundamental e Médio, embora alguns sejam destinados à Educação Infantil.


Uma boa dica para se preparar para o concurso público é administrar bem o tempo, isso significa estudar antes e durante o concurso.
Os concursos para professores geralmente são divididas em três partes:

  • Provas objetivas.
  • Provas Discursivas.
  • Prática Didática.
  • Obs.: em alguns casos pode ter prova de títulos em que o currículo é avaliado.

Um curso de preparação pode ser o diferencial, principalmente com uma equipe bem preparada para tal, dando a melhor consultoria para que esse preparo seja mais prazeroso e aprendido com veemência.

Concurso para professor de nível superior

Ultimamente a formação anual de mestres e doutores é bem maior do que a demanda e a capacidade de absorção de profissionais pelo mercado de trabalho, vale ressaltar que para a maioria desses mestres e doutores, o concurso público é o único do Impossível.

Além disso, passar em concurso público para professor de nível superior exige muito equilíbrio mental e muita preparação. É crucial que a saúde mental e saúde física estejam em ordem, porque nesses casos, os concurso são bem mais detalhados e exige muito mais do candidato ao certame do que os demais concursos. Afinal, não é para menos, estes candidatos quando aprovados serão responsáveis pela formação de vários outros profissionais, salientando que não necessariamente de outros professores.


Para se preparar com excelência, alguns pontos devem ser levados em conta:

  • Estudo do conteúdo e estudo do edital.
  • Estudo do currículo dos professores da banca.
  • Conteúdo programático.
  • Como estudar e fazer um plano de estudos.
  • Cronograma de estudos.
  • Memorização e verificação do conteúdo.
  • Prova escrita e formato da prova escrita.
  • Prova didática.
  • Utilize todos os recursos – Slides, vídeos, imagens, áudios e etc.
  • Tempo de aula.
  • Comprovação do que compõe o currículo.
  • Se destacar.

Ser objetivo e se destacar da massa vai atrair olhares criteriosos para você, então prepara-se através de um bom treinamento para concursos e estude muito, elaborando material inigualável e memorável.

Conheça o treinamento para aprender a estudar e fazer prova de concurso – Curso Centro do Concurseiro e conheça todas as estratégias para concursos e tenha acesso às questões de concursos que você precisa. Esse curso é tão completo que auxilia até mesmo em concurso para professores e concurso para professores de nível superior.

Lembre-se:
“Os investimentos em conhecimento geram os melhores dividendos.”
– Benjamin Franklin

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.