Você sabe quais são as áreas da psicologia? E os ramos da psicologia? Essa é uma parada importante para podermos nos aprofundar na psicologia da educação e tudo o que ela representa.

Se estiver meio perdido com a discussão, estou fazendo uma série de texto para entendermos a psicologia da educação, suas correntes e pensadores. Visite meus dois primeiros textos: o que é psicologia da educação e história da psicologia que terá uma compreensão melhor do assunto.

Quais as áreas e ramos da psicologia?

Vamos então entender quais as áreas de discussão da psicologia:

Psicologia fisiológica – ramos da psicologia

Primeiramente, nos deparamos com a Psicologia fisiológica, que é o ramo da que tenta entender os eventos ocorrentes do corpo que influenciam o comportamento.

Psicologia geral – ramos da psicologia

Psicologia geral visa estabelecer os conceitos básicos que munam o profissional de um rico conhecimento acerca da mente humana e das abordagens existentes. Assim, pode-se determinar uma metodologia a ser adotada, pois essa ciência tem várias ramificações.

Psicologia do desenvolvimento – ramos da psicologia

Já a área da Psicologia do desenvolvimento aborda o desenvolvimento ontogenético, que abrange as mudanças no ciclo vital de uma pessoa. A psicologia do desenvolvimento é de imprescindível importância, pois sabe-se que os ciclos vitais ocorridos na infância e adolescência são responsáveis por mudar toda a mente humana.

O que alguém vivencia durante a infância e adolescência normalmente tende acompanhar o indivíduo por toda a sua vida adulta. Mas não para por aí; temos também outros ramos da psicologia que devem ser citados.

Psicologia do desenvolvimento

AVISOS!

Aviso 1:

Ja publiquei o ebook de ABRIL!!! O livro digital está super incrível e repleto das minhas melhores ideias: https://go.hotmart.com/B12518692G

Esse ebook tem 206 páginas, com 51 sequências de atividades completas para você trabalhar com seus alunos! https://go.hotmart.com/B12518692G

Comprando você vai me ajudar a manter o BLOG e a conseguir criar mais materiais nesta qualidade para vocês. Veja as vantagens deste ebook:

1 – 51 atividades para datas comemorativas;
2 – Atividades focadas na prática de escrita e leitura do estudante;
3 – Aulas com foco em produção;
4 – Cada atividade possui: brainstorm, atividade de leitura, produção escrita e feedback, para conseguir engajar seus estudantes.
5 – 100% dentro dos novas exigências da BNCC

Obs: O ebook também incluí atividades religiosas no acervo, seguindo os pedidos dos leitores!

De uma chance para o ebook, você não vai se arrepender! https://go.hotmart.com/B12518692G

Veja o vídeo onde sou entrevistado e apresento detalhes sobre o ebook:

O diferencial do produto está em conseguir se adequar as novas necessidades da educação brasileira, trazendo um método revolucionário e conseguindo atingir a o professor e seus alunos de maneira que a liberdade criativa e a atuação docente sejam próprias, inovadoras e embasadas.

Apenas 29,90: https://go.hotmart.com/B12518692G

AVISO 2:

Neste vídeo explicamos a importância de trabalhar datas comemorativas com nossos alunos:

Interessado? Da uma olhada nesse nosso ebook de atividades para o mês de Abril:

https://go.hotmart.com/B12518692G

Você já ouviu falar do Método HOPE? Nesse vídeo apresento o Método HOPE e explico ponto a ponto como você pode trabalhar higiene, participação e protagonismo estudantil com seus alunos:

Você gosta de brincadeiras? E que tal apresentarmos aos nossos filhos e alunos um pouco das brincadeiras dos nativos da terra? Vamos lá!?

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Psicologia animal ou Psicologia comparada – ramos da psicologia

Entre as áreas da psicologia temos também a Psicologia animal, também conhecida como psicologia comparada, possui o objetivo de analisar o comportamento animal e compreender seu funcionamento. Feito isso, esses comportamentos são comparados com os dos seres humanos, tanto as diferenças quanto as semelhanças.

Psicologia social – ramos da psicologia

Psicologia social analisa o homem sob a ótica do contexto social, onde há infinitas variáveis e ocorre em diversas situações. Acredita-se que as variáveis sociais podem influenciar o comportamento humano individual e o grupal das mais diversas formas.

Psicologia diferencial – ramos da psicologia

O próximo conceito dentre as áreas da psicologia é o de psicologia diferencial, que basicamente tem a função de entender as diferenças entre os indivíduos. Isso faz-se por meio da segmentação de raça, capacidades, gênero, idade classe social e outras variáveis que possam influenciar o comportamento.

psicologia diferencial

Psicopatologia – ramos da psicologia

A psicopatologia estuda diretamente as neuroses e psicoses, que nada mais são do que o comportamento anormal, possuindo inúmeras causas e consequências tanto para o indivíduo quanto para o grupo no qual ele está inserido.

Psicologia da personalidade – ramos da psicologia

Chegamos a um momento crucial, onde nos deparamos com a psicologia da personalidade. Este ramo da psicologia tenta compreender todas as informações relevantes entregues por outros ramos da Psicologia, e por meio disso, integra os dados encontrados. Munida de tantas ferramentas à sua disposição, a psicologia da personalidade faz uso delas para compreender os fatores e nuances da personalidade individual.

Algumas outras ramificações: psicologia do trabalho, psicologia aplicada à medicina, psicologia jurídica e a própria psicologia da educação, que vamos nos aprofundar nos próximos textos.

psicologia da educação

Enquanto isso, conheça a gente um pouco mais e leia o meu texto sobre a não tão feliz realidade do professor.

Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.