Áreas da psicologia – Ramos da psicologia

0
2222
Áreas da psicologia - Ramos da psicologia 3

Você sabe quais são as áreas da psicologia? E os ramos da psicologia? Essa é uma parada importante para podermos nos aprofundar na psicologia da educação e tudo o que ela representa.

Se estiver meio perdido com a discussão, estou fazendo uma série de texto para entendermos a psicologia da educação, suas correntes e pensadores. Visite meus dois primeiros textos: o que é psicologia da educação e história da psicologia que terá uma compreensão melhor do assunto.

Quais as áreas e ramos da psicologia?

Vamos então entender quais as áreas de discussão da psicologia:

Psicologia fisiológica – ramos da psicologia

Primeiramente, nos deparamos com a Psicologia fisiológica, que é o ramo da que tenta entender os eventos ocorrentes do corpo que influenciam o comportamento.

Psicologia geral – ramos da psicologia

Psicologia geral visa estabelecer os conceitos básicos que munam o profissional de um rico conhecimento acerca da mente humana e das abordagens existentes. Assim, pode-se determinar uma metodologia a ser adotada, pois essa ciência tem várias ramificações.

Psicologia do desenvolvimento – ramos da psicologia

Já a área da Psicologia do desenvolvimento aborda o desenvolvimento ontogenético, que abrange as mudanças no ciclo vital de uma pessoa. A psicologia do desenvolvimento é de imprescindível importância, pois sabe-se que os ciclos vitais ocorridos na infância e adolescência são responsáveis por mudar toda a mente humana.

O que alguém vivencia durante a infância e adolescência normalmente tende acompanhar o indivíduo por toda a sua vida adulta. Mas não para por aí; temos também outros ramos da psicologia que devem ser citados.

Psicologia do desenvolvimento

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Psicologia animal ou Psicologia comparada – ramos da psicologia

Entre as áreas da psicologia temos também a Psicologia animal, também conhecida como psicologia comparada, possui o objetivo de analisar o comportamento animal e compreender seu funcionamento. Feito isso, esses comportamentos são comparados com os dos seres humanos, tanto as diferenças quanto as semelhanças.

Psicologia social – ramos da psicologia

Psicologia social analisa o homem sob a ótica do contexto social, onde há infinitas variáveis e ocorre em diversas situações. Acredita-se que as variáveis sociais podem influenciar o comportamento humano individual e o grupal das mais diversas formas.

Psicologia diferencial – ramos da psicologia

O próximo conceito dentre as áreas da psicologia é o de psicologia diferencial, que basicamente tem a função de entender as diferenças entre os indivíduos. Isso faz-se por meio da segmentação de raça, capacidades, gênero, idade classe social e outras variáveis que possam influenciar o comportamento.

psicologia diferencial

Psicopatologia – ramos da psicologia

A psicopatologia estuda diretamente as neuroses e psicoses, que nada mais são do que o comportamento anormal, possuindo inúmeras causas e consequências tanto para o indivíduo quanto para o grupo no qual ele está inserido.

Psicologia da personalidade – ramos da psicologia

Chegamos a um momento crucial, onde nos deparamos com a psicologia da personalidade. Este ramo da psicologia tenta compreender todas as informações relevantes entregues por outros ramos da Psicologia, e por meio disso, integra os dados encontrados. Munida de tantas ferramentas à sua disposição, a psicologia da personalidade faz uso delas para compreender os fatores e nuances da personalidade individual.

Algumas outras ramificações: psicologia do trabalho, psicologia aplicada à medicina, psicologia jurídica e a própria psicologia da educação, que vamos nos aprofundar nos próximos textos.

psicologia da educação

Enquanto isso, conheça a gente um pouco mais e leia o meu texto sobre a não tão feliz realidade do professor.

Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.