As Duas Cabras – Fábula para Interpretação

1
1535
As Duas Cabras - Fábula para Interpretação 5

As Duas Cabras – Uma lição sobre Orgulho

Olá pessoal, tudo certo? Hoje vamos conhecer mais uma fábula clássica de Esopo: As duas cabras, com uma lição importante que muitas vezes passa despercebida inclusive pelos adultos. Aplicando-a em sala de aula corretamente, você pode surpreender os alunos e abrir o diálogo para diversos questionamentos.

Esta fábula refere-se a duas cabras que terminaram sendo levadas pelas correntezas do rio, porque não podiam deixar de lado suas vaidades e conviver uma com a outra.

Leia e Interprete a fábula. Após a leitura, responda o questionário a seguir.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

As Duas Cabras

As Duas Cabras

Em um vale montanhoso, duas cabras brincavam felizes e despreocupadas sobre as pedras. Porém, ambas estavam separadas por um abismo. E em seu fundo, corria um rio, caudaloso, que descia pelas montanhas.

Para cruzar o perigoso espaço, era preciso cruzar o tronco de uma árvore, e esta tinha uma forma muito estreita. Para se ter uma ideia, dois esquilos não eram capazes de atravessar ao mesmo tempo a ponte improvisada sem correr grandes riscos.

Nenhum ser vivo em sã consciência teria de coragem de atravessar aquela travessia instável. Ninguém, exceto as duas Cabras.

O orgulho de ambas era tamanho que uma não suportava a ideia da outra estar diante de si. Era uma afronta, uma ameaça, mesmo que separadas por um perigoso abismo.

Incentivadas por este sentimento, decidiram atravessar o caminho improvisado ao mesmo tempo, e resolverem suas desavenças veladas ali mesmo. Iriam decidir quem deveria ficar naquela garganta. No meio do tronco, as duas se encontraram, e começaram a brigar ali mesmo, acertando uma a outro com seus chifres.

Decididas em sua motivação de supremacia e dominação, as cabras continuavam seu embate sem perceber que, pouco a pouco, seu palco de batalha cedia. E em pouco tempo, o tronco não suportou, e ambas caíram na grota, sendo levadas pela correnteza do rio…

Moral: na maioria das vezes, o ato de abrir mão de uma vaidade pessoal, orgulho ou teimosia, pode nos proporcionar grandes benefícios.

Autor: Esopo
Adaptação: Felipo Bellini Souza

As Duas Cabras

Questionário

1. Explique com suas palavras o que entendeu da história.
2. Segundo o texto, como que era o caminho que separava as duas cabras.
3. O que significa a expressão grifada: “… E em seu fundo, corria um rio, caudaloso…”.
4. Aponte três substantivos simples no texto.
5. De acordo com o texto, o que acontece com as cabras no final?
6. Ainda de acordo com o texto, no quinto parágrafo, a palavra ”garganta” apresenta um sentindo figurado. Qual o sentido literal da palavra?
7. Crie uma frase com a palavra “garganta”, no sentido explicado na questão anterior.
8. Identifique os principais adjetivos citados no texto.
9. Qual a principal ideia expressada no texto?
10. O que significa “grota”?

Dever de Casa

Pesquisar sobre o orgulho, vaidade e outros pecados capitais. E incentivar o debate sobre o assunto, que muitas vezes pode envolver o Bullying e outros problemas dentro e fora de sala de aula.

Faça o download da fábula e de nosso questionário!

Você pode aplicar esta fábula em sala de aula com as nossas fichas, tanto para alunos como para professores. Confira as versões em PDF, e nas imagens em PNG.

Versão do Professor

Versão do Aluno

Ficha para o Professor

Ficha para o Aluno

A fábula das Duas Cabras pode ser um interessante estudo para quem busca um entendimento maior sobre si mesmo. Não deixe de aplicar em sala de aula.

1 COMENTÁRIO

  1. Ótima fábula e ótimas atividades didáticas. Como educador, recomendo as fábulas de esopo para atividades didáticas, pedagógicas, além de que elas proporcionam cultura e reflexões para seus leitores. Fábulas de esopo são excelentes.
    Achei muito interessante essa fábula “As duas cabras”, pois ela deixa bem explícito que duas cabeças teimosas, além de não chegarem a lugar nenhum, ainda correm riscos de caírem num abismo e serem arrastadas por um rio. E o desfecho da fábula é bem explícito, as duas cabras teimosas e orgulhosas caem e são arrastadas por um rio. Isso acontece muito em relações humanas, também, e principalmente em relacionamentos muito próximos. Às vezes, nosso orgulho faz com que não enxergamos que é fácil ceder um espaço ao próximo. Além de evitar situações desagradáveis, também evitará que carreguemos esse peso no coração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.