Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “Aspectos Preliminares da História da Educação” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da educação mostrando e como o assunto pode ser aplicado na educação de crianças e jovens.

Aspectos Preliminares da História da Educação

Os aspectos educacionais fundamentam-se na ideia de entender o que realmente é de fato  o seu principio com todas as suas propostas.

História da educação é uma disciplina curricular de diferentes cursos de formação em Pedagogia, Normal Superior e demais cursos de licenciaturas, além de uma área de pesquisa em expansão no Brasil.

A evolução dos Processos Educacionais como um Aspecto da História da Cultura

A evolução da educação vem ao longo dos tempos sofrendo diversas mudanças que acarretaram vários fatores, como um aprendizado mais focado e baseado no que é ensinado.

Resultado de imagem para estudo da educação

Assim que a educação começou a ser praticada até os dias atuais, ocorreu uma mudança enorme, pois no começo os educadores focavam muito no aluno decorar o assunto, e nos dias atuais o foco é no aprendizado com base em diversos métodos.

Criatividade do Aluno em relação ao ensino

Hoje o aluno contribui bastante para o aprimoramento do seu próprio ensino, sendo que em aulas ocorre uma grande participação entre aluno e professor, assim o professor de acordo com o comportamento do aluno trabalha em cima do que o aluno realmente precisa aprender.

Vídeo Sobre a A evolução dos Processos Educacionais:

Fontes Relevantes para a pesquisa e estudo da História da Educação

A história da educação se baseia pelas fontes às quais recorre: arquivos escolares, museus escolares, legislações específicas, diários de classe, cadernos de alunos, etc.

Resultado de imagem para estudo da educação

Os temas de pesquisa são múltiplos também, abrangendo desde as instituições educacionais, representações de infância e da profissão docente, história da educação comparada (entre estados brasileiros e entre países), história das disciplinas escolares, história do ensino superior.

Transformações na História da educação

Ao longo de sua história, a educação passa por grandes transformações em sua metodologia e também na forma de transmissão e assimilação de conhecimento. Nas sociedades tribais, a educação era difusa, ou seja, transmitida de pai para filho através da prática e da vivência diárias. Na Antiguidade Oriental, a educação passa a ser tradicionalista, e o ensino privilégio de uma pequena elite, ficando a grande massa excluída e restrita à educação familiar informal. Já a educação grega, buscava a formação integral, corpo-espírito e o debate intelectual

Vídeo Sobre as Fontes Relevantes para a pesquisa e estudo da História da Educação:

Seleção dos fatos Educativos

A seleção dos fatos educativos deve ser parte do processo de evolução do estudante, ao promover a acumulação de conhecimento e não o esquecimento.

Imagem relacionada

O esquecer é o esvaziar, por certo, um constante sinal da viva educação tradicional, que reproduz meios de decorar conteúdos para passar de ano, após o período avaliativo e o alcance da média, o/a aluno/a esquece o que aprendeu.

Conhecimentos como Fator principal

Quando a proposta do conhecimento vem atrelada com nossas constantes vivências, passa a circular nas vidas dos estudantes algo real, passa-se a ver o conteúdo como algo interessante, necessário e construto de uma vida profissional, como a pirâmide de Maslow, numa hierarquia de necessidades, desde a base, que trata das necessidades fisiológicas até a nossa realização pessoal.

Vídeo Sobre a Seleção dos fatos Educativos:

Valor dos Estudos da História da Educação

Estudar os fundamentos históricos e organizacionais da educação no Brasil é de suma importância na nossa vida profissional, é através dela queremos aprender como tudo começou, conhecer a legislação da educação e como ela é aplicada nas escolas, aprender o que deu certo e o que deu errado para assim aprendermos com os erros, melhorando o que deu certo e utilizando no nosso dia-a-dia.

O método de ensino tem sido um grande desafio para as instituições de ensino que estão aprendendo ainda a trabalhar com a Educação a Distancia, mas também tem trazido grande avanço no modo de ensinar e aumentando a oportunidade para que pessoas que não tem condições e nem tempo para cursar um ensino superior presencial possam estudar.

Vídeo Sobre o Valor dos Estudos da História da Educação:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de — com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.