Lendas são uma forma importante de registrar a cultura de um local, possibilitando que seja preservada e repassada para gerações futuras.

No Brasil, existem inúmeras lendas em todas as regiões, que contam as crenças e características que fizeram parte das diversas etnias, responsáveis por formar a nação tão variada que conhecemos.

Ensinar aos alunos sobre as lendas locais é uma ótima maneira de desenvolver as habilidades da língua portuguesa, a criatividade, a capacidade analítica, a análise histórica, além de trabalhar o gênero textual narrativo.

Por isso, apresentamos 6 atividades com lendas, para serem realizadas com turmas do Fundamental I e II e que ajudem a explorar essa fonte muito rica das tradições brasileiras.

Sugere-se que todas as lendas trabalhadas sejam nacionais, para que os alunos conheçam mais sobre a cultura do país e possam identificar com mais facilidade os elementos requeridos em algumas atividades.

Possuímos um post com 10 lendas do folclore brasileiro, que pode lhe ajudar a desenvolver esses trabalhos, além de um com lendas indígenas e outro com lendas de terror.

Atividade com lendas 1 – Ilustrando a lenda

Material:

  • Lendas diversas
  • Folha de desenho
  • Lápis de escrever e borracha
  • Lápis de cor

Desenvolvimento:

Inicialmente, aconselha-se ao professor apresentar noções sobre lendas e o gênero textual narrativo, explicando a importância desses textos para a preservação da cultura do país.

O professor deve distribuir diferentes lendas em material impresso para os alunos, preferencialmente, retiradas de sites que tenham textos curtos.

É adequado que sejam distribuídas as mesmas lendas a cada x número de estudantes, por exemplo: em uma turma de 20 alunos, selecionar 5 lendas que serão distribuidas para quatro alunos cada uma.

O aluno deverá ilustrar a lenda recebida: pode ser em apenas um desenho ou no formato de uma “historinha” em quadrinhos.

Após, indica-se que sejam separados os grupos com as mesmas lendas, para discutir as características do gênero narrativo que foram encontradas no texto, e os aspectos culturais que podem ser identificados em cada história.

Atividade com lendas 2 – apresentar uma lenda

Nessa atividade, os alunos desenvolverão capacidades comunicativas, além de aprender mais sobre o gênero textual narrativo.

Materiais:

  • papel e lápis (ou meio digital) para registrar a história

Desenvolvimento:

Inicialmente, o professor deverá apresentar o que são lendas, e como elas perduram no tempo e são registradas e repassadas para outras gerações.

A atividade será uma tarefa para que eles desenvolvam em casa, com pessoas mais velhas e conhecidas.

Os alunos devem indagar para alguma pessoa – pode ser pai, mãe, avô, tio, vizinho… – sobre alguma lenda que eles conheçam, e registrar essa lenda em sala em um papel, para levar a sala de aula.

Na sala, o professor deve registrar quantas vezes a mesma lenda foi contada, e pedir para que os alunos comentem as versões e as diferenças e semelhanças entre elas. Se alguma for registrada apenas uma vez, pode fazer um comparativo com alguma versão on-line do texto.

Dessa maneira, eles poderão explorar como as mesmas histórias podem ser contadas de maneiras diferentes, com pequenas variações nos detalhes, mas, ainda assim, transmitindo a mesma mensagem.

Você conhece Henri Wallon e a importância da Afetividade na educação e desenvolvimento da inteligência infantil? Confira esse vídeo que acabei de postar:

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Atividade com lendas 3 – lendas regionais

Nessa atividade, os estudantes poderão identificar características regionais e culturais específicas em cada lenda, desenvolvendo habilidades críticas, de reconhecimento geográfico, conhecimentos em história e comprensão de narrativas .

Materiais:

  • Diferentes lendas impressas

Desenvolvimento:

O professor deve separar a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, e distribuir uma lenda  de diferentes regiões do país para cada grupo.

Ele não deve apresentar a lenda ou falar de qual Estado ela é.

Eles deverão ler o texto e destacar os elementos que os façam lembrar da região a qual a lenda pertence, como a geografia, as roupas, costumes, modo de falar e fatos históricos.

Após um tempo para a reunião, eles deverão apresentar a lenda para os colegas, contando-a de maneira resumida, citando os principais acontecimentos da narrativa.

Depois da explicação, eles devem dizer de qual região do país acreditam que seja a lenda, e explicar os motivos que os levaram a chegar a essa conclusão.

Quando os alunos terminarem, o professor deve dizer se estão corretos, e, caso não estejam, identificar, junto aos demais colegas, os motivos que podem ter gerado essa confusão, como características regionais comuns, por exemplo.

Atividade com lendas 4 – criar uma lenda

Apesar de lendas não terem origem conhecida, por serem um tipo de história passada entre gerações, principalmente pela comunicação verbal, nessa atividade os estudantes poderão aprender mais sobre as características do gênero narrativo.

Materiais:

  • Papel e caneta para a criação de texto

Desenvolvimento:

O professor deve, primeiramente, explicar para os alunos sobre o que são lendas e como elas são criadas.

Após, separar a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, e dar um tema para cada aluno.

Sugestão de temas:

– Fábulas (lenda com algum animal que fala);
– Proteção da natureza (ex. algum ser místico que tem artimanhas para proteger uma planta);
– Proteção da água;
– Preservação de uma cultura (ex. algum ser místico que proíbe que queimem determinados livros);
– Preservação de um espaço;
– Avistamentos sobrenaturais;

Cada grupo terá que criar uma lenda coma temática oferecida, dentro do limite de linhas pré-estabelecido (até 30 linhas) e com as estruturas do gênero textual narativo, além de elementos textuais básicos como introdução, desenvolvimento e conclusão.

Após, eles deverão contar a lenda para a turma, para que analisem o trabalho dos colegas, e façam críticas posítivas e sugestões do que pode melhorar.

Atividade com lendas 5 – encenar uma lenda

Essa atividade exige mais trabalho, porém, é ótima para ser apresentada em algum evento da escola, por exemplo, além de divertir os alunos, integrar toda a turma, e desenvolver diversas habilidades em diferentes áreas.

Materiais:

  • lenda
  • roteiro
  • materiais de teatro (podem ser básicos ou feitos pelos alunos)

Desenvolvimento:

Nessa atividade, os alunos deverão escolher uma lenda e prepararem-se para encená-la.

Caso o objetivo final não seja apresentar em um evento, poderão ser formados pequenos grupos, que encenarão diferentes lendas para a turma.

A encenação não previsa de muitos detalhes: os alunos podem usar o quadro para desenhar o cenário, por exemplo, ou até mesmo slides.

Eles também podem fazer um teatro de sombras ou de bonecos.

Cada grupo – ou a turma inteira, se for uma apresentação, apenas – deverá escolher uma lenda para apresentar.

Eles devem elaborar um pequeno roteiro para o teatro, com um narrador, dando muita importância para que os principais elementos do texto estejam presentes e sejam transmitidos aos colegas.

O ideal é que evitem que o narador conte a história, sendo apenas uma voz auxiliar para elementos que não poderão ser encenados.

Na apresentação com os colegas, os alunos poderão transmitir a mensagem da lenda, além das características culturais presentes nelas, observando sempre os elementos do gênero narrativo.

Eles irão desenvolver habilidades comunicativas, de escrita, de compreensão, e também críticas.

Atividade com Lendas 6 – qual a moral da história?

Materiais:

  • diferentes lendas que serão contadas pelo professor, em sala de aula

Desenvolvimento:

Esta atividade é ótima pare ser desenvolvida com turmas do Fundamental I, pois será desenvolvida a partir da contação de história.

O professor deve reunir a turma em um grupo, e contar uma lenda conhecida, para eles.

Após o final da história, deve estimular os alunos a entenderem sobre os elementos do gênero narrativo, e como eles acham que é “criada” uma lenda, assim como se já conheciam ou não esse tipo de texto.

Ele deverá, então, pedir aos alunos que expliquem qual o objetivo da lenda: se descrever um fato, alertar as pessoas para algum perigo, ensinar alguma forma de alcançar um objetivo, etc.

Com isso, eles desenvolverão ideias sobre interpretação e compreensão de textos, além de aprenderem mais sobre elementos da cultura do país.

Concluindo:

Esperamos que tenha gostado desse post, e que ele seja uma ótima maneira de ajudar a desenvolver atividades educativas que ensinem mais sobre o nosso país para os alunos!

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.