Memes são uma forma de comunicação e de expressão recentes, que misturam humor, ironia, metáforas e imagens de teor cômico.

Assim como as charges e os cartuns, eles são utilizados para representar situações atuais de maneira crítica – tanto sobre questões corriqueiras do dia-a-dia quanto assuntos de importância mundial, como política e meio ambiente.

Realizar atividades com memes com os alunos é uma ótima forma de desenvolver habilidades essenciais para seus estudos e seu futuro, como criatividade, comunicação, liguagem escrita e compreensão de mensagens.

A grande vantagem de trabalhar com memes é que eles estão inseridos no dia-a-dia dos jovens, sendo uma linguagem muito compreendida por eles, e que muitos apreciam, por seu caráter divertido, o que facilita para prender a concentração e captar o interesse dos estudantes, e também para que eles participem das atividades sugeridas.

Elencamos seis atividades com memes para que você desenvolva com seus alunos dos ensinos Fundamental I e II, trabalhando as áreas de português, atualidades, artes e comunicação.

Atividade com memes 1: criar um meme

Nesse exercício, os alunos desenvolverão habilidades de comunicação, de criação e de escrita na língua portuguesa, além, de estudarem sobre figuras de linguagem e atualidades.

Ele é indicado para estudantes do Fundamental II, e também pode ser realizado em ambiente virtual de aprendizagem.

Materiais:

  • folhas para desenho;
  • lápis preto e borracha;
  • canetinhas coloridas;
  • lápis de cor;

*Caso seja realiado em ambiente virtual de aprendizagem, os alunos podem fazer a atividade no computador, e publicar em fórum da matéria.

Desenvolvimento:

1° Passo:

O professor deve fazer uma introdução sobre o assunto a ser estudado para os alunos, falando da importância dos memes para a comunicação atual, e como eles são criados, utilizando figuras divertidas e marcantes com mensagens irônicas/metafóricas ou que use outras figuras de linguagem, e que tenham impacto.

2° Passo:

Se possível, aconselha-se que o professor exiba alguns memes clássicos como exemplo para os alunos, em uma projeção, pois assim também poderá ajudá-los a ter inspiração.

3° Passo:

O professor deve separar os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas, e dar a cada grupo um assunto atual para que criem um meme.

Exemplos de assuntos:

  • Jogos de futebol;
  • Conversas de Whatsapp;
  • Relacionamento humano (podem abordar a distância nos relacionamentos ou os que crescem com meios de comunicação moderno);
  • Influenciadores digitais;
  • Animais de estimação e a relação com humanos.

4° Passo:

Os alunos devem elaborar um meme sobre o assunto recebido.

O meme pode ser feito com desenhos – nesse caso, o aluno deve representar algum personagem ou situação icônicos, atualmente – ou pelo computador, publicando no ambiente virtual.

5° Passo:

No final, os alunos mostram seus memes em frente a turma, para que os colegas tentem adivinhar sobre o que ele se refere.

Caso a atividade ocorra em ambiente virtual, esse debate pode ser feito no fórum.

Os alunos devem indicar quais as características que levaram a essa conclusão – elementos de linguagem como ironia, metáforas – e também avaliar se consideram a imagem adequada ao fato e se ela é reconhecida por eles

Atividade com memes 2: adivinhar o meme

Essa atividade pode ser realizada com alunos do Fundamental I e do II, e com ela os alunos estudarão sobre figuras de linguagem, compreensão textual e atualidades.

Materiais:

  • Lista com diversos memes clássicos conhecidos.

Desenvolvimento:

1° Passo

O professor deve introduzir a matéria, explicando como os memes são uma importante maneira de comunicação atual, e quais elementos da língua portuguesa são utilizados em sua elaboração – como figuras de linguagem.

2° Passo:

A turma deve ser separada em grupos de 4 ou 5 alunos.

3° Passo:

O professor chama dois alunos de cada grupo para irem na frente da turma. Ele mostra qual o meme que a dupla deve desenhar – deve ter cuidado para nao mostrar a lista; para isso, pode recortar as figuras e sorteá-las.

4° Passo:

Os alunos devem desenhar o meme na lousa em até 40 segundos (ou outro tempo estabelecido), sem escrever a frase.

Durante esse tempo, os colegas devem tentar adivinhar o meme. Quem acertar ganha 1 ponto.

Após, o grupo que acerta deve explicar o meme (quando ele é usado, o que significa),e, caso esteja certo, ganha mais 1 ponto. Caso contrário, outro grupo deve responder.

Atividade com memes 3: identificar o meme

Essa é uma atividade bem simples, que pode ser realizada com alunos iniciantes no Fundamental I.

Materiais:

  • Folha, elaborada pelo professor, com imagens de memes e frases separadas (exemplo abaixo).

Desenvolvimento:

1° Passo:

O professor explica para a turma sobre os memes e a relação com as frases escritas nas imagens, bem como as figuras de linguagem mais comumente utilizadas pra sua realização.

2° Passo:

Após a explicação e tirar as dúvidas com os alunos, o professor distribui uma cópia da folha para cada aluno, que realizará a atividade em sala de aula.

A atividade consiste em relacionar a imagem com a frase que ele achar que mais corresponde, e explicar o por que.

3° Passo:

Quando todos finalizare, o professor corrige as respostas com os alunos, instigando que participem, pedindo que eles digam os motivos de escolher as frases, por que erraram (caso tenham errado), que elementos podem levar a cometer o erro e como mudariam o meme.

Eles também podem sugerir outras frases aplicáveis ao meme.

Você conhece Henri Wallon e a importância da Afetividade na educação e desenvolvimento da inteligência infantil? Confira esse vídeo que acabei de postar:

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Atividade com memes 4: explicar o meme

Materiais:

  • Apresentação de slides com memes diferentes

Desenvolvimento:

1° Passo:

O professor deve levar para a classe a apresentação com memes diversos sobre situações atuais do país e do mundo.

O ideal é que haja 1 meme para cada slide.

2° Passo:

A cada meme, o professor deve suscitar a discussão entre a turma, para que expliquem a situação a que o meme se refere, a adequação (e motivos) da imagem escolhida com a temática, e se é possível identificar o “posicionamento” do autor da mensagem.

É importante que todos os alunos sejam instigados a participar, por isso, muitas vezes pode ser que o professor precise pedir a alguns alunos sua opinião.

Nessa atividade, devem ser estudadas as figuras de linguagem, questões de atualidades, a capacidade interpretativa e analítica dos alunos.

Atividade com memes 5: linha do tempo dos memes

Esse exercício necessitará de muita pesquisa dos alunos, devendo ser realizado em mais de uma aula, e parcialmente em casa, ou então, no laboratório de computadores da escola.

Materiais:

  • computadores para a pesquisa;
  • folhas a4;
  • régua;
  • canetas;
  • canetinhas;

Desenvolvimento:

1° Passo:

O professor deve explicar aos alunos como o meme se tornou uma nova ferramenta para comunicação entre as pessoas, e quais são suas principais carcaterísticas.

2° Passo:

O professor deve separar a turma em trios, e atribuir a cada trio um período de tempo específico para ser pesquisado.

Sugestão de períodos de tempo:

  • anos anteriores a 2000 (não antes de 1950)
  • 2000 a 2004
  • 2004 a 2008
  • 2008 a 2012
  • 2012 a 2016
  • 2016  2018

Podem ser realizados grupos maiores, ou recortes temporais mais detalhados.

3° Passo:

O professor deve explicar que cada trio deverá realizar pesquisa sobre os memes naquele período.

Nos anos 1950 – 2000, os alunos deverão buscar os conceitos que podem ter originado os memes, e as primeiras ideias de memes, se houver, sem muitos detalhes específicos.

Nos anos posteriores, devem relatar qual foi a evolução nos tipos de memes feitos, como eles começaram a se popularizar e os principais memes de cada ano (se houver), bem como os principais acontecimentos descritos com memes.

4° Passo:

Em sala de aula, os trios devem levar as suas pesquisas, com as principais partes destacadas.

A turma deve se reunir para desenhar a linha do tempo nas folhas (para que o risco fique contínuo e de mesma espessura).

5° Passo:

Cada trio deve se reunir para criar a linha do tempo relativa a seu período.

Nela devem constar os principais acontecimentos, com uma pequena explicação.

Se possível, os alunos podem colar uma imagem dos memes de destaque, ou então, desenhá-los.

6° Passo:

A turma deve discutir sobre o trabalho realizado, as descobertas feitas, e expôr a linha do tempo.

Caso o professor julgue plausível, os alunos podem fazer uma breve apresentação sobre os resultados da pesquisa para toda a turma.

Os alunos devem desenvolver habilidades de pesquisa, conhecimentos sobre fatos históricos e atualidades, desenvolver sua compreensão sobre a língua portuguesa e a capacidade de organizar ideias, com essa atividade.

Atividade com memes 6: memepédia

Essa atividade demandará mais tempo para realização, e deverá ser desenvolvida, em grande parte, na casa dos estudantes.

Materiais:

  • Computadores, com acesso à internet, para pesquisa;
  • Folhas;
  • Canetas;
  • Lápis de cor.

Desenvolvimento:

1° Passo:

O professor deve explicar sobre a origem e a evolução dos memes, para os alunos, e debater com eles sobre quais são os que eles se recordam de terem ficado famosos.

2° Passo:

Os alunos devem ficar encarregados de pesquisar, em casa, quais os principais memes que já houveram com determinada letra do alfabeto, a imagem que o representa, seu significado/aplicação e o ano em que apareceu.

Se a turma for pequena, é possível distribuir as letras do alfabeto para cada aluno ou dupla, devendo cada um pesquisar 5 memes para levar para sala de aula.

Se a turma for maior, é preciso dividir as letras do alfabeto pela proporção de alunos, e, de igual maneira, aumentar o número de memes que se deseja que sejam pesquisados (cerca de 10).

3° Passo:

Os estudantes devem levar os resultados de suas pesquisas para a sala de aula, onde os grupos e duplas se reunirão (se for o caso) para realizar suas páginas da memepédia.

É interessante que o trabalho seja manual, pois o que se deseja é que os alunos desenvolvam a escrita manual, as hailidades de organizar um texto com imagens, verbetes, diferentes  marcadores, sem que se busque a perfeição.

Eles devem, em odem alfabética, relacionar os memes que encontraram, colocando no papel:

  • Nome ou expressão que o meme ficou conhecido (ex: sapo triste, menina da xuxa, cachorro que canta, etc).
  • Descrição do meme
  • Motivo/situação a qual o meme se referia
  • Desenhar o meme (ou colar uma imagem).

4° Passo:

O professor deve juntar todas as folhas, encadernar, e deixar a disposição para os alunos, se possível, exibindo em algum evento ou feira da escola, e deixar disponível na biblioteca.

Com isso, os alunos devem desenvolver habilidades de criação, organização, escrita em língua portuguesa, pesquisa, seleção de conteúdos, além de estudarem português e atualidades.

 

Concluindo…

Esperamos que tenham gostado dessas atividades com memes, e que elas auxiliem a desenvolver diversos conteúdos com essa nova maneira de se comunicar.

Ajude seus alunos a explorarem sua capacidade criativa e a debaterem sobre o tema, pois trabalhar com memes é uma ótima oportunidade para motivar a turma!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.