Piadas, ou anedotas, são um gênero textual humorístico, muito presentes no quotidiano, e que sofrem grandes modificações, conforme a sociedade muda.
Atualmente, elas são muito comuns na internet e também em programas televisivos, como séries ou stand-up, além das tradicionais pegadinhas.
Com as mudanças na maneira de pensar o coletivo, valorizando as diferenças, o respeito e os direitos humanos, elas estão muito em voga nas discussões, já que tem se discutido muito sobre os limites que as piadas devem ter, o que muitos chamam de “politicamente correto”.
Além de trabalharem as questões sobre atualidades e crítica social, as atividades com piadas são uma ótima maneira de estudar o português, a construção de uma narrativa – gênero literário presente nas piadas – e também as diferentes figuras de linguagem, como ironia.
Por isso, relacionamos 6 atividades com piadas para você realizar com seus alunos e trabalhar essas diversas questões em sala de aula.
Atividade com piadas 1 – passado e presente
Nessa atividade, os alunos deverão comparar anedotas do passado e as atuais, com o objetivo de identificar as mudanças na sociedade, como a maneira de se referir aos outros, a evolução da gramática portugues, e fenômenos históricos.
Materiais:
- piadas antigas (de 1950 para antes);
- piadas atuais (a partir de 2010);
Observação: as piadas devem ser impressas em uma folha, com cópia para os alunos, ou a atividade pode ser desenvolvida em ambiente virtual.
Desenvolvimento:
Passo 1:
O professor deve explicar sobre a importância das anedotas na sociedade, as características desse gêneo textual e as mudanças que podem ser identificadas em diferentes piadas, com o tempo.
Passo 2:
O professor distribui as folhas para os alunos; nelas, devem conter piadas atuais e do passado.
Passo 3:
Os alunos devem ter um tempo para identificar as diferenças entre as anedotas: o momento histórico, a maneira de escrever, a forma de se referir aos outros, possíveis preconceitos que eram naturalizados na época, etc.
Passo 4:
O exercício deve ser corrigido, com o professor convidando os alunos para darem suas opiniões e discutirem o assunto.
Eles podem dizer o que acharam da piada, qual foi o primeiro impacto que tiveram:se acharam sem graça, se acharam exagerada ou ofensiva, etc.
Dessa maneira, poderão refletir sobre como uma sociedade evolui em seu entendimento de respeito aos demais, e como é preciso que todos estejam abertos para essas mudanças.
Atividade com piadas 2 – identificando piadas inadequadas
Essa atividade é mais indicada a alunos concluintes do Fundamental II, pois seu conteúdo exige maior compreensão dos problemas sociais e reflexão acerca deles.
Materiais:
- Piadas populares, podem ser de piadistas famosos ou até mesmo retiradas de jornais de grande circulação, na cidade, sites conhecidos ou livros de piadas.
Desenvolvimento:
Passo 1:
O professor deve apresentar a aula, explicando sobre o gênero textual piada, para os alunos, e quais as polêmicas e os problemas que elas envolvem.
Passo 2:
Os alunos devem ser separados em trios.
Passo 3:
Cada trio recebe a lista com piadas – devem ser as mesmas anedotas para todos os grupos.
Os alunos devem analisar elas e identificar quais são os problemas que podem ser verificados, como por exemplo, se a piada é ofensiva contra as mulheres.
Observação: a quantidade de piadas diferentes deve coincidir com a quantidade de grupos. Ex. 10 trios, deve haver 10 piadas diferentes.
Passo 4:
Após um tempo para realização da atividade, o professor convoca cada grupo para comentar a análise de uma piada, e relatar qual a conclusão que chegaram.
Os demais grupos podem participar dando a sua opinião, formando um interessante debate, onde eles podem desenvolver sua capacidade crítica, analítica, e compreender melhor sobre as questões sensíveis para a sociedade.
Outro ensinamento importante é sobre os limites que se deve ter ao elaborar um texto, já que em provas oficiais, por exemplo, é sempre necessário ser respeitoso, para evitar penalização.
AVISOS!
AVISO 1:
Série nova no canal, com vídeos super legais sobre diferentes materiais encontrados no Museu Câmara Cascudo.
Neste primeiro vídeo Mary explica o que é icnologia e suas variações: Paleoicnologia e Neoicnologia, mostrando a importância dos rastros para ciência.
Para começar, vamos falar um pouco sobre a crise no sistema prisional brasileiro?
Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!
AVISO 2:
Que tal um vídeo com 10 dinâmicas para fazer com o ensino fundamental II? São dinâmicas incríveis para trabalhar com esses pré e adolescentes que precisão de uma atenção toda especial!
Pensamos em algumas dinâmicas efetivas para desenvolver trabalho em equipe nas escolas e outros espaços:
Papo Sério! Como fazer um horário escolar justo!
Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!
AVISO 3:
PRECISAMOS DO SEU APOIO!!
CONTAS PARA DOAÇÃO
NUBANK: Banco 260 – Nu Pagamentos S.A. Agência: 0001 Conta: 1583623-5 CPF: 008.290.814-10
BB: Maryane C Ferreira Banco 001 – AG: 1668-3 Conta: 32.061-7 CPF: 086.173.344-44
CAIXA: Operação: 0013 AG: 0035 Conta: 00220259-2 CPF: 008.290.814-10 PARA
BOLETO, REQUISITAR POR E-MAIL OU ZAP: [email protected]/84999583848
Confira as entrevistas com poetas que realizamos neste projeto do Demonstre:
E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:
Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!
Atividade com piadas 3 – elaborando uma boa piada
Essa atividade pode ser feita em complemento a de número 2.
Nela, os alunos criarão uma piada (ou podem adaptar uma existente) de maneira que ela seja engraçada e não seja ofensiva.
Dessa forma, eles trabalharão a capacidade analítica, criativa, e de elaborar textos adequados, que não ofendam os direitos humanos e não sejam ofensivos.
Isso será muito importante para quando estiverem no Ensino Médio, aprendendo a criar redações para ENEM e vestibulares, já que elas tendem a ser sobre temas polêmicos, e exigem uma visão respeitosa dos estudantes.
Materiais:
- folha para desenho
- lápis
- borracha
- lápis de cor e canetinha colorida
Desenvolvimento:
Passo 1:
O professor deve separar a turma em grupos. Caso a atividade seja feita em complemento a anterior, podem ser mantidos os mesmos trios.
Passo 2:
Cada grupo deverá criar uma anedota – os temas podem ser previamente relacionados pelo professor como:
- Situações da escola
- Profissões
- Animais
- Situações quotidianas
Se os grupos tiverem realizado a atividade 2, eles devem “corrigir” a piada que receberam, reescrevendo ela de maneira adequada, ou seja, criando uma anedota sobre o mesmo assunto, mas que seja respeitosa.
Passo 3:
Os alunos devem escrever a piada nas folhas, de maneira que fique visível (como um pequeno cartaz).
Eles podem colocar a piada antiga e, abaixo, a reescrita, caso tenham realizado essa modalidade da atividade.
Atividade com piadas 4 – piadas críticas
Com esse trabalho, os alunos deverão compreender qual a crítica por trás de algumas piadas, verificando que esse tipo de mensagem também é utilizada para uma reflexão social.
Nele, os estudantes desenvolverão sua habilidade de compreender diferentes figuras de linguagem.
Materiais:
- diversas piadas sobre situações sociais, impressas em uma folha para ser distribuída aos alunos.
Desenvolvimento:
Passo 1:
O professor deve explicar sobre o uso das piadas para a realização de críticas sociais, e comentar sobre os elementos desse gênero textual.
Passo 2:
O professor distribui as anedotas para os alunos.
Essa atividade também pode se realizada em ambiente virtual, nesse caso, os alunos deverão fazer sua análise através dos fóruns disponíveis.
Passo 3:
Os estudantes deve avaliar as anedotas e identificar sobre quais problemas sociais elas se referem, como identificaram isso e quais as figuras de linguagem e outros elementos usados para contar a história.
Eles também devem ser capazes de compreender qual a crítica que o autor quis fazer.
Passo 4:
A turma deve debater sobre os resultados obtidos, comparando as análises dos colegas e verificando se todos chegaram à mesma conclusão quanto à critica feita e ao posicionamento do autor.
Atividade com piadas 5 – humor próprio
Nesse exercício, os alunos deverão desenvolver a autocrítica, criando anedotas sobre situações que vivenciam quotidianamente.
Material:
- folhas de desenho
- canetinhas coloridas
Desenvolvimento:
Passo 1:
O professor deve explicar sobre o gênero textual humorístico para os alunos, dando ênfase para as piadas.
Passo 2:
Cada aluno deverá criar uma anedota que fale sobre uma situação inusitada ou engraçada que enfrenta quotidianamente, por exemplo, a dificuldade em se vestir adequadamente quando está muito sonolento.
Elas deverão ser escritas nas folhas de desenho, como um pequeno cartaz, em sua versão final, e podem ter alguns elementos como desenhos (emojis) ou adesivos para deixar mais divertido.
Passo 3:
Os estudantes devem expor seus cartazes, se possível, na sala de aula, e circular pela sala para ver as anedotas dos outros colegas e debater com eles, identificando se passam por situação parecida, se entenderam as piadas, etc.
Atividade com piadas 6 – encenando a piada
Material:
- roteiro com a piada
- material para gravar e exibir o vídeo
ou material para apresentar em sala de aula
Desenvolvimento:
Nessa atividade, os alunos irão encenar uma piada, como vemos em programas de humor ou em canais do youtube.
Eles poderão explorar mais sobre o elemento narrativo nas anedotas, e sobre as diferenças de transmitir uma mensagem escrita para a ação.
Passo 1:
Os estudantes devem ser dividos em grupos de 4 ou 5 alunos.
Cada grupo deve escolher uma piada diferente, que seja relativamente comprida, para encenar.
Passo 2:
Os alunos devem ensaiar para encenar a piada, e não pode haver narrador: é preciso que eles comuniquem a história através de falas e ações.
A encenação pode ser com pessoas, fantoches, bonecos ou outros elementos.
Eles podem, também, gravar o material.
Passo 3:
Os grupos se apresentam para a turma (ou exibem as filmagens), sem explicar sobre o que é a anedota, qual a crítica que irão fazer e qual o objetivo da história.
Após cada apresentação, a turma deve debater sobre o que compreenderam, e o grupo deve responder se estão certos ou errados, comentando quais os elementos que levaram a qual conclusão, e como poderiam ter feito diferente.
Conclusão:
Aproveite essas 6 diferentes atividades para ensinar sobre o gênero textual humorístico, a seus alunos, e correlacionar com os acontecimentos atuais e questões sociais que as piadas envolvem – como a crítica aos textos ofensivos.
Não esqueça de enfatizar a estrutura do texto, e as questões gramaticais envolvidas, bem como as figuras de linguagem que podem ser utilizadas na elaboração de uma anedota.