Atividades com receitas para alunos de todas as séries

Trabalhar com receitas é uma ótima maneira de ensinar aos alunos noções básicas de várias matérias!

Desde cedo a importância de criar padrões para reproduzir uma ideia deve ser ensinada aos alunos, para que eles assimilem essa prática comum em várias profissões.

Apresentamos 6 atividades com receitas, que poderão ser aplicadas para estudantes da educação básica e níveis fundamentais, e ajudarão a desenvolver diversos conceitos e percepções essenciais para seu crescimento.

Atividade com receitas n° 1: Sobremesa Instantânea

Essa atividade é indicada para séries básicas, pois é muito simples e gostosa!

Com ela, os alunos poderão aprender noções matemáticas básicas, como multiplicação e divisão, além de desenvolverem a percepção sobre a importância das fórmulas para obter resultados.

Materiais:

  • Caixas de sobremesa instantânea (pudim, flan; é preciso ver o que vai na mistura)
  • Leite
  • Vasilhas

Como proceder:

Inicialmente, é importante o professor explicar o que é a sobremesa instantânea, e que é preciso respeitar as dosagens necessárias para que ela seja preparada corretamente.

É indicado que o professor leve a sala de aula caixas da sobremesa (que podem ser adquiridas em qualquer supermercado, e são bastante em conta), o leite para a mistura e as tigelas, em uma proporção que possa separar os alunos em trios para desenvolverem a atividade.

Indica-se que o professor pesquise sobremesas que a receita seja apenas leite e mistura, como o Creminuto (®), pois é simples e não há riscos para os alunos.

A atividade consiste em preparar o doce juntamente com os alunos, explicando a importância de seguir uma receita.

O professor coloca a mistura em uma tigela, e acrescenta um pouco de leite; mexe e mostra para os alunos o resultado: quando não se segue a receita – no caso, colocando menos leite – ela não fica como o esperado.

Após, acrescenta o restante indicado na caixa, e também mexe durante o tempo necessário, para que os alunos entendam a importância de se seguir uma receita.

Para desenvolver conceitos de divisão e de multiplicação, basta que o professor fale para os alunos dividirem a mistura de uma caixa em duas tigelas, e dividirem a quantidade de leite, adicionando metade em cada tigela. Assim, eles terão a mesma receita, porém em duas partes diferentes.

Note que o importante é apenas que os alunos entendam o que é a divisão; não se deseja, com essa atividade, que eles aprendam a fazer contas.

Com a multiplicação, segue o mesmo: adicionar 2 receitas em uma tigela, e adicionar o dobro de leite para que ela fique pronta.

Atividade com receitas n° 2: Slime

Slimes são as conhecidas “gelecas”, que podem ser facilmente feitas em casa, e que são adoradas por crianças de diversas faixas etárias.

Essa atividade também é muito indicada para séries básicas, por ser simples e se inserir no mundo deles.

Apesar de atóxicas, é muito importante que as crianças sejam supervisionadas; o ideal é que o professor reúna os alunos em volta de uma mesa e faça a mistura,com ajuda das crianças.

Materiais:

  • Meia xícara de chá de cola PVA
  • Corante alimentício
  • 1 xícara de chá de talco
  • Tigela para fazer a mistura

Como proceder:

Na tigela, adicionar a cola PVA, algumas gotas do corante (até a cor desejada) e mexer, até que a cor fique homogênea.

Nessa etapa, o professor pode ensinar às crianças sobre como as tonalidades das cores são feitas; como a cola PVA é branca, se adicionar mais cores ao branco, elas ficam mais fortes, e, com menos cores, mais claras.

Colocar meia xícara de chá de talco e ir mexendo; acrescentar mais, aos poucos, até obter a consistência de geleca.

Para formar a geleca, é necessário adicionar talco aos poucos – nesse momento, o professor pode ensinar aos alunos conceitos básicos de química, como a ideia da interação entre as substâncias e estados da matéria, como o líquido e o sólido.

É claro que é necessário ter em mente a faixa etária dos alunos para se fazer a explicação; sendo crianças muito pequenas, o ideal é apenas ensinar noções básicas, para que eles já possam desenvolver famliaridade com as matérias.

Atividade com receitas n° 3: experiência do feijão

Essa atividade também é indicada para crianças, porém, é mais adequada para alunos do fudamental I.

Nela, eles irão aprender a entender a ideia de receituário/prescrição médica e desenvolver familiaridade com o assunto, que será muito comum em suas vidas, no futuro.

Materiais:

  • Grãos de feijão (3)
  • Chumaços de algodão
  • Copinhos para plantar

Como proceder:

A atividade consiste em os alunos plantarem 3 grãos de feijão em copos diferentes, e seguirem as instruções de maneiras variadas. Ela pode ser feita em grupos ou individualmente, e os copos podem ficar na sala de aula, caso possível.

O professor ensina os alunos a procederem à planta – colocar o feijão no algodão – e, após, passa a eles um bilhete simples, no modelo de uma receita médica (ver abaixo).

Os alunos deverão enumerar os potes, e, para cada um deles, seguir a receita de forma diferente:

  1. Para o primeiro pote, seguir a receita conforme escrita;
  2. Para o segundo pote, alternar os dias;
  3. Para o terceiro pote, seguir apenas os 3 primeiros dias.

A atividade deverá durar uma semana, na qual os alunos deverão seguir as instruções.

Ao final, deverão ser observadas as diferenças entre os potes para os quais a receita foi seguida ou não, e discutida a importância de se obedecer as prescrições.

Atividade com receitas n° 4: livro de receitas

Essa atividade irá desenvolver as habilidades de história, português, e também, resgate de memórias – sendo trabalhado o gênero textual narrativo e o descritivo.

Materiais:

  • Folhas personalizadas para o livro (ver modelo).
  • Folhas 180g ou mais para a capa;
  • Perfurador;
  • Cordão (para unir as folhas).

Como proceder:

Cada aluno enviará uma receita de família, juntamente com um breve relato sobre sua origem. O texto deverá ser entregue escrito à mão, sem rasuras, na folha padrão.

O professor fará cópias das receitas, e todos montarão um livro com as receitas da turma – será um livro para cada estudante.

A capa será elaborada pelos alunos; o professor deverá perfurar a capa e as folhas e, após, uní-las com barbante.

Quando acabarem, cada aluno deverá contar sobre a receita que enviou e a história dela em sua família (mesmo que seja uma receita comum).

Essa atividade ajudará a entenderem como os costumes são passados ao longo do tempo – sendo a alimentação um deles. O professor poderá fazer questionamentos sobre como as receitas podem ter sido modificadas com o tempo – exemplo, passam a ser preparadas no forno elétrico. Esse será um interessante exercício sobre a história recente.

Além disso, para elbaborar a receita e o relato, os alunos deverão treinar o gênero narrativo e o descritivo, que poderão ser explicados pelo professor quando orientar a atividade.

Atividade com receita n° 5: paleta de cores

Nessa atividade, os alunos trabalharão ideias de educação artística, liguagem descritiva, além de noções de química.

Materiais:

  • Tinta guache de cores básicas
  • Potes para mistura
  • Papéis

Como Proceder:

A atividade consiste em separar os alunos em duplas ou grupos, cada um com os mesmos potes de tinta guache.

Eles deverão criar uma cor a partir das que possuem nos potes, escrevendo a receita para que os colegas a repitam; portanto, é preciso que criem essa cor a partir de medidas (que podem ser com colheres ou porções na tampa).

O professor deve dar um tempo para a criação dessa cor (por exemplo, 10 minutos). Após, as receitas serão reunidas e repassadas para os outros colegas, e todos os grupos deverão criar desenhos contendo as cores dos demais, indicando onde elas foram utilizadas.

Ao criar a receita, os estudantes avaliarão sua capacidade de criar textos descritivos, e, ao reproduzi-las, desenvolerão conhecimentos de química e de artes.

Atividade com receita n° 6: massa de modelar

Essa atividade é muito similar à do slime, mas os alunos irão criar massas de modelar, com 2 tipos de receitas diferentes.

Por isso, recomendase que o professor separe a turma em grupos, para que cada um faça uma receita.

Material:

Receita n° 1:
– Amido de milho
– Condicionador de cabelo
– Corante alimentício

Receita n° 2:
-1 tubo de creme dental
– Amido de milho

Como Proceder:

Em ambas as receitas, os alunos devem misturar os ingredientes aos poucos, até chegar ao ponto ideal.

O professor deve dar um tempo aproximado para os alunos criarem a massa (por exemplo 20 minutos).

Eles devem chegar ao resultado final por conta própria, e ir anotando os passos, para criar a receita.

Certamente não serão todos que chegarão ao resultado final, porém, o objetivo da atividade é esse: que os alunos aprendam a criar a receita, e entendam noções básicas de química –  como diferentes preparos de uma mesma fórmula podem originar diferentes resultados.

Ao final, cada grupo deve explicar sua receita para a turma e demonstrar a massa de modelar que criaram.

Finalizando…

Esperamos que essas atividades com receitas auxiliem no desenvolvimento dos alunos, ensinando a eles noções básicas de outras matérias!

Boas Aulas!

Add Comment