Vamos conhecer algumas Atividades de alfabetização 2 ano? A vida na escola é uma infinidade de aprendizados, a considerar os anos que são aproveitados dentro do ambiente escolar. As atividades para crianças representam uma parte considerável nessa experiência, principalmente pelo fato de as potencialidades da criança serem desenvolvidas através delas.

daycare-698x500-8846863-9611817
Atividades de alfabetização 2 ano

É importante que haja uma preocupação por parte dos educadores e outros terapeutas para que tais exercícios ou brincadeiras desempenhem um papel determinante no aspecto físico, mental e psicomotor do pequeno.

O espaço da sala de aula é o cenário Ideal para a aplicação desse conjunto de tarefas que tem um papel imprescindível no aprendizado dentro e fora da escola. Além disso, é válido ressaltar que os alunos podem participar de forma efetiva e ativa de tais afazeres. Vejam a seguir quais são mas melhores atividades de alfabetização 2 ano.

Dicas de atividades

O plano de aula é um documento elaborado pelo professor para definir o tema da aula, seu objetivo, o que exatamente será ensinado, a metodologia a ser utilizada e a avaliação a ser utilizada para analisar a assimilação do que foi ensinado, dentre outras coisas. Confira um passo a passo de como elaborar um plano de aula.

Jogo da memória

Essa atividade é ótima para você passar para os pequenos em sala de aula. Quem disse que o jogo da memória é para ser usado somente em casa? Nada disso, a brincadeira é ideal para ser usada no ambiente escolar também. Ela estimula a concentração e o raciocínio.

Atividades de alfabetização 2 ano
Atividades de alfabetização 2 ano

O jogo é clássico e todo mundo já brincou uma vez na vida. Funciona da seguinte forma: espalhe pela mesa figuras repetidas de animais, frutas ou qualquer objeto. A partir daí, cada estudante deve tirar duas gravuras e encontrar o par.

Com que letra começa?

A atividade de agora é a seguinte: você e as crianças saem pelo pátio e outras dependências da escola. Logo depois, todo mundo retorna para dentro da sala de aula e, a partir de então, cada aluno deverá falar algum objeto que fora visto na parte externa. O próximo passo é saber do pequeno com que letra começa o objeto lembrado por ele. Por exemplo: escorregador. Com que letra começa? Isso estimula a memória e a linguagem.

Procurando o objeto perdido

A proposta de agora é levar as crianças para uma sala ou qualquer outro cômodo da escola e pedir que elas observem tudo o que está no local. Logo após, os estudantes devem se retirar (nesse intervalo, você e seu assistente de sala escondem um objeto que estivera visível aos pequenos).

Na volta, os alunos precisam indicar o que não está mais no local. No rol das atividades pedagógicas, essa é a que exige atenção. Ela é indicada para desenvolver a noção espacial.

Criação teatral para crianças

Dentre as atividades pedagógicas elencadas aqui, o teatro não podia faltar. No entanto, o objetivo é estimulá-las a criarem seus próprios personagens por meio de dedoches (fantoches de dedos).

Atividades de alfabetização 2 ano
Atividades de alfabetização 2 ano

O próximo passo será, então, solicitar que elas criem uma história para apresentar. Vale lembrar, porém, que o educador deve ajudar na concepção do que vai ser mostrado para os demais colegas. É aconselhável que essa apresentação seja em trios, pois eles podem se auxiliar.

Contação de histórias

Eis uma grande maneira de estimular a criatividade dos pequenos. A contação é uma forma de aproximar as crianças do universo da literatura não só na fase atual, mas por toda a sua vida. Importante ressaltar que o encanto das crianças em ouvir histórias pode se desenvolver a partir experiências significativas vivenciadas ao longo da vida pelo indivíduo.

Livros infantis

Entre as diversas ferramentas que podem contribuir para a alfabetização das crianças está o livro infantil. A literatura é capaz de apresentar as letras e palavras de forma leve, natural e lúdica, antes mesmo deste processo se iniciar.

Atividades de alfabetização 2 ano e muito mais!

Se você gostou de aprender com nossas dicas e quer continuar aprendendo cada vez mais, aproveite para ler nossos artigos diversos.