Atividades de alfabetização para imprimir é bem fácil de se fazer mas às vezes falta criatividade por isso neste artigo vamos ajudar você que quer adiantar seus projetos.

Você consegue repetir alguma atividade de alfabetização sem que sua classe perca o interesse? Jogos e brincadeiras didáticas são muito úteis para motivar os alunos no dia a dia, porém haja criatividade.

Além disso, não é fácil encontrar tempo para produzir bons materiais com essa finalidade principalmente quando se faz isso de forma artesanal. Mas calma, é possível simplificar a sua vida e manter a qualidade do seu trabalho.

Que tal criar seus materiais de ensino com a nossa ajuda? Assim, a tarefa também fica divertida para você.

Aos 5 ou 6 anos de idade, as crianças percebem mais claramente que existem outras formas de representar o mundo sem ser por meio de desenhos cheios de traços e cor.

Descobrem, enfim, a presença e a importância da escrita, que permite a todos comunicar ideias e opiniões por meio, por exemplo, de cartas, bilhetes, notícias e poemas.

Alfabetizar brincando é coisa séria

Em qualquer projeto de alfabetização infantil, é importante atualizar e variar as estratégias para atrair a atenção dos alunos. As atividades lúdicas são ótimas para isso especialmente quando contam com elementos coloridos e bem definidos visualmente.

Atividades de alfabetização para imprimir

Enquanto a brincadeira traz mais prazer ao aprendizado, as dicas visuais ajudam a acessar e memorizar melhor as informações. Dessa forma, a criança se sente mais segura e estimulada nessa etapa tão transformadora da vida escolar.

Suas escolhas na condução das brincadeiras em classe são fundamentais para alcançar os objetivos educacionais no processo de alfabetização e letramento. Mas não se preocupe porque agora vamos mostrar passo a passo como você pode produzir seus próprios jogos didáticos com ajuda do Canva.

Atividade de alfabetização infantil

Desenvolvemos estes modelos pensando no tipo de material que você precisa usar em classe. Todos têm dimensões ideais para impressão e são personalizáveis assim você pode incorporar suas ideias e adotá-los em diferentes estágios da alfabetização e letramento.

Objetivo

A brincadeira usa a abordagem do método Montessori de ensino para que a criança desenvolva memória visual e motora através da experiência de tocar as letras.

Dicas

Apresente cada letra com seu som característico e encoraje seus alunos a seguirem as setas com os dedos sobre a arte. Depois, peça que eles reproduzam o desenho na areia. Se não der para levar a turma ao parquinho, você pode fazer isso colocando fubá em uma bandeja.

Como fazer suas artes

Para salvar a primeira folha sem fazer alterações, basta clicar nos três pontinhos no topo da página e ir para o próximo passo até completar o seu alfabeto. Se você quiser alterar as cores, tipos de letra, estilo das setas ou outros detalhes, siga as dicas de personalização do final deste artigo.

Atividades de alfabetização para imprimir

  • Faça as próximas letras: Clique no centro da letra A e depois clique novamente para ver o cursor. Depois é só apagá-la para digitar outra letra. Você pode voltar atrás a qualquer momento, basta teclar “Ctrl + Z” para desfazer a ação.
  • Reposicione as setas: Para movê-las, basta pressionar e arrastar. Depois, gire até a posição desejada. Você também pode copiar uma das setas curvas da letra B para colá-la em outra arte. Depois de usar a seta, fica fácil acessá-la novamente pois ela será exibida junto aos elementos “usados recentemente” que aparecem quando você clicar na barra lateral.
  • Salve e imprima suas artes: Este modelo está dimensionado para ser impresso na frente e verso de uma folha A4. Portanto, salve uma nova versão a cada par de letras que você preparar. E fique tranquilo porque o Canva também armazena suas artes.

Atividades de alfabetização para imprimir e muito mais!

Se você gostou das Atividades de alfabetização para imprimir e quer continuar aprendendo sobre temas diversos, aproveite para ler mais dos nossos artigos.