Atividades com entrevistas para o Ensino Fundamental II

0
166
Atividades com entrevistas para o Ensino Fundamental II 1

Entrevistas fazem parte do dia-a-dia de diversos profissionais e ,por isso, é importante que os alunos entendam sua importância e aprendam como elas são feitas.

Desde os Censos e pesquisas do IBGE até os trabalhos acadêmicos e pesquisas para criação de produtos, o trabalho do entrevistador se torna essencial para medir a evolução da sociedade e tomada de decisões estratégicas.

Desenvolver a capacidade de conversar com outras pessoas, abordar um público específico e saber fazer perguntas corretas e objetivas é essencial para que os alunos adquiram habilidades necessárias em profissões futuras, e também na Academia.

Por isso, listamos 6 atividades com entrevistas, indicadas para alunos do Fundamental II, que irão servir para trabalhar diferentes competências e, também, exercitar as habilidades em gêneros narrativo, descritivo e o próprio gênero textual da entrevista, além de exercitarem outras matérias como matemática e história.

Atividade com entrevistas n° 1: História da Instituição

Essa atividade tem como objetivo criar uma história da instituição de ensino.

A partir de entrevistas com diferentes membros, como diretores, professores, ex-alunos, funcionários de diversas áreas, eles deverão criar uma linha do tempo e um texto sobre as memórias que as pessoas têm sobre a escola na qual estudam.

É uma ótima atividade para ser apresentada em feiras escolares ou em datas comemorativas especiais.

Materiais:

  • Folha de questionário
  • Caneta
  • Folhas para confeccionar a linha do tempo e textos (cartolinas)

Como Proceder:

Essa atividade será realizada em 2 a três dias de aula, pois é preciso tempo para os alunos realizarem as entrevistas e prepararem o material.

É mais indicado que possam sair no período da aula para realizar os questionários (ver modelo de folha abaixo).

O professor deve separar os grupos e encarregá-los de entrevistar pessoas pré-determinadas e, com os alunos, deve criar um questionário para que os grupos apliquem a diferentes membros da escola.

Indica-se que seja realizada uma breve explicação sobre como é feita a entrevista, a importância delas para a análise de dados em diversas áreas, e também sobre esse gênero textual.

Após a realização das entrevistas, eles deverão se reunir e criar uma linha do tempo, com os principais acontecimentos, explicando um breve texto sobre cada data específica e a criação da escola.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Atividade com entrevistas n° 2: mini-censo

O objetivo dessa atividade é criar um “mini-censo” com informações sobre as famílias dos alunos.

Com ela, os alunos trabalharão as habilidades de comunicação, de criação textual e de matemática.

Material:

  • questionário

Como Proceder:

O Professor deverá fazer uma breve introdução sobre o gênero textual entrevista, e sua importância para diversas profissões. É indicado que explique sobre o que é o Censo, como é realizado e seu papel essencial para que se possa conhecer mais sobre o país.

Após essa explicação, deverá instruir os alunos a realizarem o questionário em casa, com um membro adulto da família – essa atividade ficará como lição de casa.

Na próxima aula, o professor irá apurar – junto com os alunos – os resultados, e calcular percentuais, além de realizar gráficos, para que tenham um resultado geral sobre as características das famílias.

Se possível, os gráficos devem ser elaborados no quadro, ou de maneira virtual – durante a aula em uma apresentação, que deve ser mostrada a todos os alunos.

Caso não haja tempo para criar os gráficos, recomenda-se que o professor crie uma apresentação em PowerPoint para que os alunos confiram o resultado de seu trabalho, na próxima aula.

Essa é uma atividade que pode ser feita em ambiente virtual, caso a escola disponha dessa ferramenta.

Atividade com entrevistas n° 3: preferências da turma

Nessa atividade m os alunos devem faze entrevistas entre si, para conhecer quais as preferências da turma.

Materiais:

  • Folhas para anotar as perguntas

Como Proceder:

O professor deve organizar a turma para que os alunos indiquem as questões que gostariam de saber. É indicado que sejam separados campos de questões, e que não sejam muito pessoais, para evitar constrangimentos.

Por exemplo: separar 5 campos, com 2 questões cada: preferências de artes, preferências de animais, preferências de matérias, preferências de comidas e preferênicas de esportes.

Os alunos devem anotar as questões em uma folha, e, após, organizarem-se em duplas.

Cada dupla fará as perguntas entre si, e anotar as respostas.

Posteriormente, o professor pode recolher as respostas e apurar os resultados com a turma, ou repassar para eles.

Nessa atividade, eles irão treinar as habilidades de comunicação verbal e escrita, aprender a abordar uma pessoa para fazer perguntas e compreender como as estatísticas são feitas, caso seja realizada uma apuração posterior.

Atividade com entrevistas n°4: avaliação sobre a escola

Similar às outras, esse exercício irá ensinar aos alunos a ter noção sobre como é feito o controle de qualidade, em muitas empresas, com as avaliações através de questionários.

Material:

  • Questionários para avaliação

Como Proceder:

Os alunos deverão criar um pequeno questionário, e deixá-lo na Secretaria da Escola, para que aqueles que frequenam o local possa responder.

Se a escola possui ambiente virtual de ensino, o questionário pode ser criado de maneira online. Caso contrário, o professor deve instigar os estudantes a sugerire e elegerem as melhores perguntas.

A atividade aberta, em turma, será uma oportunidade de desenvolverem o debate e também habilidades ásicas sobre marketing.

Após, o professor elabora os questionários online e faz cópias, para deixar na Secretaria.

Depois de um mês, aproximadamente, os quetionários devem ser recolhidos, e os resultados apurados e discutidos.

Atividade com entrevistas n° 5: avaliação sobre a cantina

Nessa atividade, os alunos irão trabalhar na análise sobre a satisfação do público da escola com os lanches servidos na cantina.

Materiais:

  • Questionários de entrevistas;

Como Proceder:

Os questionários podem ser elaborados em sala de aula, e o professor deverá orientar quanto aos assuntos a serem abordados e a quantidade de questões – cinco é um número suficiente, para que a tarefa não demore e não seja massante.

Cada grupo de alunos pode ser separado por questionário, o que facilita o trabalho a ser realizado.

Os alunos devem ser separados em grupos com quatro integrantes, que irão entrevistar os frequentadores da cantina, se possível, no período do intervalo.

O objetivo é que sejam entrevistados, ao menos, 20 alunos – por isso, indica-se que os questionários sejam curtos.

Após as entrevistas, os grupos devem se reunir para apurar os resultados das questões que fizeram, e elaborar gráficos a partir deles, além de uma pequena explicação. É interessante que criem um cartaz com esse material, para demonstrar para os outros alunos ou outros colegas.

Essa atividade irá trabalhar o gênero textual entrevista, e habilidades de matemática e de interação com outras pessoas.

Atividade com entrevistas n° 6: análise de entrevistas

Nesse trabalho, os alunos irão avaliar diferentes entrevistas de meios de comunicação, e identificar os elementos comuns a elas.

Materiais:

  • entrevistas retiradas de revistas para o público jovem ou sites de notícias

Como proceder:

O professor deve selecionar 2 entrevistas diferentes para repassar aos alunos.

Cada estudante deverá fazer a análise individual das entrevistas, identificando os elementos:

  • Entrevistador
  • Entrevistado
  • Público-Alvo
  • Assunto
  • Existem questionamentos que possam ser apurados como estatísticas?
  • Objetivo da entrevista: conhecer o interlocutor, pesquisa científica, apurar dados, conhecer sobre um assunto;
  • O entrevistado é uma autoridade no assunto?
  • Tipo de linguagem utilizada
  • Formas de tratamento utilizadas

Entre outros que possam ser interessantes.

Após o tempo estipulado, deverá ser feita a correção das duas entrevistas, com a turma, e comparar os tipos diferentes desse gênero textual, que podem variar conforme o assunto e as questões a serem feitas.

Concluindo:

Esperamos que você tenha gostado dessas Atividades com Entrevistas, e que elas auxiliem a desenvolver esse gênero textual e outras habilidades em sala de aula!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.