Entrevistas fazem parte do dia-a-dia de diversos profissionais e ,por isso, é importante que os alunos entendam sua importância e aprendam como elas são feitas.

Desde os Censos e pesquisas do IBGE até os trabalhos acadêmicos e pesquisas para criação de produtos, o trabalho do entrevistador se torna essencial para medir a evolução da sociedade e tomada de decisões estratégicas.

Desenvolver a capacidade de conversar com outras pessoas, abordar um público específico e saber fazer perguntas corretas e objetivas é essencial para que os alunos adquiram habilidades necessárias em profissões futuras, e também na Academia.

Por isso, listamos 6 atividades com entrevistas, indicadas para alunos do Fundamental II, que irão servir para trabalhar diferentes competências e, também, exercitar as habilidades em gêneros narrativo, descritivo e o próprio gênero textual da entrevista, além de exercitarem outras matérias como matemática e história.

Atividade com entrevistas n° 1: História da Instituição

Essa atividade tem como objetivo criar uma história da instituição de ensino.

A partir de entrevistas com diferentes membros, como diretores, professores, ex-alunos, funcionários de diversas áreas, eles deverão criar uma linha do tempo e um texto sobre as memórias que as pessoas têm sobre a escola na qual estudam.

É uma ótima atividade para ser apresentada em feiras escolares ou em datas comemorativas especiais.

Materiais:

  • Folha de questionário
  • Caneta
  • Folhas para confeccionar a linha do tempo e textos (cartolinas)

Como Proceder:

Essa atividade será realizada em 2 a três dias de aula, pois é preciso tempo para os alunos realizarem as entrevistas e prepararem o material.

É mais indicado que possam sair no período da aula para realizar os questionários (ver modelo de folha abaixo).

O professor deve separar os grupos e encarregá-los de entrevistar pessoas pré-determinadas e, com os alunos, deve criar um questionário para que os grupos apliquem a diferentes membros da escola.

Indica-se que seja realizada uma breve explicação sobre como é feita a entrevista, a importância delas para a análise de dados em diversas áreas, e também sobre esse gênero textual.

Após a realização das entrevistas, eles deverão se reunir e criar uma linha do tempo, com os principais acontecimentos, explicando um breve texto sobre cada data específica e a criação da escola.

Esse é o mês da consciência negra no Brasil. Você conhece as leis que se relacionam com a história dos negros no Brasil?

E aí, você acha que a pedagogia de Paulo Freire é Marxista? Veja isto!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Atividade com entrevistas n° 2: mini-censo

O objetivo dessa atividade é criar um “mini-censo” com informações sobre as famílias dos alunos.

Com ela, os alunos trabalharão as habilidades de comunicação, de criação textual e de matemática.

Material:

  • questionário

Como Proceder:

O Professor deverá fazer uma breve introdução sobre o gênero textual entrevista, e sua importância para diversas profissões. É indicado que explique sobre o que é o Censo, como é realizado e seu papel essencial para que se possa conhecer mais sobre o país.

Após essa explicação, deverá instruir os alunos a realizarem o questionário em casa, com um membro adulto da família – essa atividade ficará como lição de casa.

Na próxima aula, o professor irá apurar – junto com os alunos – os resultados, e calcular percentuais, além de realizar gráficos, para que tenham um resultado geral sobre as características das famílias.

Se possível, os gráficos devem ser elaborados no quadro, ou de maneira virtual – durante a aula em uma apresentação, que deve ser mostrada a todos os alunos.

Caso não haja tempo para criar os gráficos, recomenda-se que o professor crie uma apresentação em PowerPoint para que os alunos confiram o resultado de seu trabalho, na próxima aula.

Essa é uma atividade que pode ser feita em ambiente virtual, caso a escola disponha dessa ferramenta.

Atividade com entrevistas n° 3: preferências da turma

Nessa atividade m os alunos devem faze entrevistas entre si, para conhecer quais as preferências da turma.

Materiais:

  • Folhas para anotar as perguntas

Como Proceder:

O professor deve organizar a turma para que os alunos indiquem as questões que gostariam de saber. É indicado que sejam separados campos de questões, e que não sejam muito pessoais, para evitar constrangimentos.

Por exemplo: separar 5 campos, com 2 questões cada: preferências de artes, preferências de animais, preferências de matérias, preferências de comidas e preferênicas de esportes.

Os alunos devem anotar as questões em uma folha, e, após, organizarem-se em duplas.

Cada dupla fará as perguntas entre si, e anotar as respostas.

Posteriormente, o professor pode recolher as respostas e apurar os resultados com a turma, ou repassar para eles.

Nessa atividade, eles irão treinar as habilidades de comunicação verbal e escrita, aprender a abordar uma pessoa para fazer perguntas e compreender como as estatísticas são feitas, caso seja realizada uma apuração posterior.

Atividade com entrevistas n°4: avaliação sobre a escola

Similar às outras, esse exercício irá ensinar aos alunos a ter noção sobre como é feito o controle de qualidade, em muitas empresas, com as avaliações através de questionários.

Material:

  • Questionários para avaliação

Como Proceder:

Os alunos deverão criar um pequeno questionário, e deixá-lo na Secretaria da Escola, para que aqueles que frequenam o local possa responder.

Se a escola possui ambiente virtual de ensino, o questionário pode ser criado de maneira online. Caso contrário, o professor deve instigar os estudantes a sugerire e elegerem as melhores perguntas.

A atividade aberta, em turma, será uma oportunidade de desenvolverem o debate e também habilidades ásicas sobre marketing.

Após, o professor elabora os questionários online e faz cópias, para deixar na Secretaria.

Depois de um mês, aproximadamente, os quetionários devem ser recolhidos, e os resultados apurados e discutidos.

Atividade com entrevistas n° 5: avaliação sobre a cantina

Nessa atividade, os alunos irão trabalhar na análise sobre a satisfação do público da escola com os lanches servidos na cantina.

Materiais:

  • Questionários de entrevistas;

Como Proceder:

Os questionários podem ser elaborados em sala de aula, e o professor deverá orientar quanto aos assuntos a serem abordados e a quantidade de questões – cinco é um número suficiente, para que a tarefa não demore e não seja massante.

Cada grupo de alunos pode ser separado por questionário, o que facilita o trabalho a ser realizado.

Os alunos devem ser separados em grupos com quatro integrantes, que irão entrevistar os frequentadores da cantina, se possível, no período do intervalo.

O objetivo é que sejam entrevistados, ao menos, 20 alunos – por isso, indica-se que os questionários sejam curtos.

Após as entrevistas, os grupos devem se reunir para apurar os resultados das questões que fizeram, e elaborar gráficos a partir deles, além de uma pequena explicação. É interessante que criem um cartaz com esse material, para demonstrar para os outros alunos ou outros colegas.

Essa atividade irá trabalhar o gênero textual entrevista, e habilidades de matemática e de interação com outras pessoas.

Atividade com entrevistas n° 6: análise de entrevistas

Nesse trabalho, os alunos irão avaliar diferentes entrevistas de meios de comunicação, e identificar os elementos comuns a elas.

Materiais:

  • entrevistas retiradas de revistas para o público jovem ou sites de notícias

Como proceder:

O professor deve selecionar 2 entrevistas diferentes para repassar aos alunos.

Cada estudante deverá fazer a análise individual das entrevistas, identificando os elementos:

  • Entrevistador
  • Entrevistado
  • Público-Alvo
  • Assunto
  • Existem questionamentos que possam ser apurados como estatísticas?
  • Objetivo da entrevista: conhecer o interlocutor, pesquisa científica, apurar dados, conhecer sobre um assunto;
  • O entrevistado é uma autoridade no assunto?
  • Tipo de linguagem utilizada
  • Formas de tratamento utilizadas

Entre outros que possam ser interessantes.

Após o tempo estipulado, deverá ser feita a correção das duas entrevistas, com a turma, e comparar os tipos diferentes desse gênero textual, que podem variar conforme o assunto e as questões a serem feitas.

Concluindo:

Esperamos que você tenha gostado dessas Atividades com Entrevistas, e que elas auxiliem a desenvolver esse gênero textual e outras habilidades em sala de aula!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.