10 Atividades para educação especial

0
1401
10 Atividades para educação especial 8

Que tal algumas atividades para educação especial e inclusão social?

As atividades sobre cidadania e inclusão social  trazem para você professor, ideias que irão levar a garotada, a se colocar, no lugar do coleguinha deficiente. Propomos dinâmicas, que os farão experimentar, como  é estar presente em uma sala de aula onde não se ouve, não se pode ver nada.

Eles irão sentir, como é estar em uma quadra e não ter como correr atrás da bola, como incluir o coleguinha com autismo ou que tenha dificuldades de socialização nas brincadeiras, além de incentivar o respeito aos emigrantes e combater o racismo. Você poderá conferir como fazer isso em:

10 Atividades para educação especial e inclusão social

Trabalhando a cidadania e a inclusão social com os alunos do ensino fundamental em sala de aula .

Atividades para educação especial e inclusão social: Na aula de olhos vendados

A proposta dessa atividade é fazer com que as crianças se coloquem no lugar do coleguinha deficiente visual. Embora, para uma criança que nasce cega o mundo é bem diferente, aqueles que perderam a visão após já conhecerem o mundo, como ele é, as dificuldades e sofrimentos são maiores.

Recursos para atividade sobre cidadania e inclusão social: Na sala de aula com olhos vendados

  • Vendas para os olhos

Passo a passo da atividade sobre cidadania e inclusão: Na sala de aula com olhos vendado

  1. Converse com a turma primeiro sobre as dificuldades que uma criança cega tem para estar presente em uma sala onde todos conseguem ver.
  2. Proponha a eles uma dinâmica, onde será escolhido dois ou três colegas de cada vez, os quais deverão permanecer com os olhos vendados pelo menos durante 15 minutos durante a aula.
  3. Explique que não poderão ficar dispersos , pois deverão relatar o que foi dito na aula.
  4. Após os 15 minutos, coloque a venda em outra criança para também sentir o mesmo e peça que elas produzam um texto, falando sobre  a experiência ao se colocarem no lugar de um deficiente visual.

Essa é uma forma de sentirem  por alguns minutos, o que um colega sente em toda sua vida. Poderá promover um aprendizado na prática, de algo que apenas com teoria é bem mais difícil .

Atividades para educação especial e inclusão social: Criação de brinquedo de pareamento

A criança com autismo tem uma dificuldade muito grande com a socialização, mas, isso não quer dizer que seja totalmente impossível, ou que não sintam nada com respeito ao afeto, eles apenas não conseguem expressar. Mas nessa atividade, as crianças deverão mostrar para ela o quanto é querida.

Recursos para atividade sobre cidadania e inclusão social: Criação de brinquedo de pareamento

  • Cartelas de ovos vazias
  • Bolinhas coloridas ou peças de lego colorida

Passo a passo da atividade sobre cidadania e inclusão: Criação de brinquedo de pareamento

  1. Você poderá pegar caixas de ovos mesmo, e diversas bolinhas colorida ou lego, em um balde.
  2. Crianças com autismo, de certa forma possuem um lugar na escola em que gostam de ficar. Se for possível, leve a turminha até lá, mas combine com eles para não fazerem barulho.
  3. Peça a eles que, devagar, circulem o coleguinha com muita calma, para não irritá-lo
  4. Coloque no chão o balde com as bolinhas coloridas ou lego, e as cartelas de ovos
  5. Deixe que as crianças separem as bolinhas por cores, colocando cada cor em um espaço na cartela.
  6. Crianças com autismo, podem gostar dessa atividade, e começar também a separar as bolinhas, embora não suportem ficar por muito tempo no mesmo lugar
  7. O importante é que ele sinta os coleguinhas por perto, e outros alunos também observem  como o amiguinho precisa deles.

Geralmente, crianças com autismo, não gostam de muito barulho, mas precisam sentir o calor do afeto dos colegas. Essa tarefa é bem tranquila de se fazer, e que pode dar certo na interação social entre as crianças.

Atividades para educação especial: O deficiente auditivo

Lidar com um coleguinha surdo pode ser irritante, até se colocar no lugar dele e vivenciar as dificuldades que ele enfrenta. Nessa atividade as crianças sentirão como é difícil para uma criança surda interagir com  as outras que podem ouvir perfeitamente. Desta forma, o entenderão melhor.

Recursos para atividade sobre cidadania e inclusão social: O deficiente auditivo

  • Abafadores de ruído

Passo a passo da atividade sobre cidadania e inclusão social: O deficiente auditivo

  1. O professor conversará com a turma, falando sobre a dificuldade que crianças surdos possuem ao terem que estudar em ambientes que não são adaptados para elas.
  2. Para sentirem o que o colega sente, a proposta é colocarem abafadores de ruídos, e assistirem a aula por 15 minutos ou mais, apenas fazendo leitura labial na explicação do professor.
  3. Após a experiencia, façam uma produção textual, sobre como se sentiram, para posteriormente fazerem uma discussão.

Acreditamos que, após a experiência eles poderão olhar o colega surdo e mudo com um olhar totalmente diferente.

Atividades para educação especial: Criança paraplégica

Esta será uma lição dupla e com certeza inesquecível para a galerinha. Eles terão que vivenciar por poucos minutos, o que uma criança paraplégica sente durante toda sua vida.

 

Recursos para atividade sobre cidadania e inclusão social: Criança paraplégica

  • Cadeiras de rodas ou cadeiras normais
  • almofadas com peso ( não exagerado)

Passo a passo da atividade sobre cidadania e inclusão social: Criança paraplégica

  1. Leve as crianças para  a quadra da escola, e coloque na cadeira de rodas os primeiro voluntários.
  2. Ponha sobre suas pernas pesos com sacos de areia ou outra coisa, mas que não machuque a criança
  3. os outros alunos, deverão correr e brincar livremente com bola ou corda, de forma que provoque na criança da cadeira de rodas, o desejo de brincar, mas ela não pode pois está impossibilitada.
  4. Após alguns minutos, troque as crianças, para que todos sintam um pouco.
  5. A segunda parte dessa experiência, poderá ser desenvolvida, se houver alguma criança com cadeira de rodas na turma. Incentive os alunos arrastarem acadeira de rodas, para que ele participe das brincadeiras junto com os coleguinhas.

Esta é uma atividade sobre cidadania e inclusão social que certamente vai mover muito com os sentimento das crianças, com relação ao que pensam e da forma que enxergam o deficiente físico.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Atividades para educação especial: Os índios

Todos sabem que os índios, quando os colonizadores aqui chegaram eles já estavam na terra. No entanto,hoje sofrem com preconceitos e maus tratos por pessoas que desconhecem o respeito pelo ser humano. É sobre eles que essa atividade irá falar

Recursos para atividade sobre cidadania e inclusão social:Os índios

  • Papel
  • Caneta
  • Lápis e cor e impressora
  • Alimentos e utensílios ligado aos índios

Passo a passo da atividade sobre cidadania e inclusão social: Os índios

  1. a atividade deve ser iniciada com o professor dando uma básica pincelada sobre as tribos que ainda existem no Brasil, todo preconceito e maus tratos que eles ainda sofrem em alguns lugares
  2. O professor deve pedir que, os alunos pesquisem na internet, sobre as tribos que ainda existem no Brasil, colham imagens e imprimam, façam textos e poemas, e ainda desenhos.
  3. Dia 19 de abril é dia do índio, caso essa data, não seja em dia letivo, o professor deve marcar um dia da festa indígena, onde ocorra exposição de todo material coletado, podendo ainda os alunos reproduzirem arcos, frechas balaios e mesmo alimentos ligadas à culinária indígena.

Será uma oportunidade e tanta nas atividades sobre cidadania e inclusão social, defender e comemorar a existência dos  primeiros  moradores Brasil.

Atividades para educação especial: A festa das nações

Os colonos europeus que povoaram nosso Brasil junto aos índios e africanos, também são responsáveis pelo povo que somos hoje. O Brasil é uma nação mestiça. Nossos costumes e cultura receberam uma pitadinha de cada nação, por isso nada de deixa-los de fora, todos juntos  se apresentando na festa das nações!Isto também é cidadania e inclusão social.

Recursos para atividade sobre cidadania e inclusão social:

  • Barracas
  • Comidas e Roupas típicas de cada nação

Passo a passo da atividade sobre cidadania e inclusão social

  1. Prepare com antecedência uma reunião com os pais para pensarem juntos sobre os preparativos para a festa
  2. Cada família deve ficar responsável por um país, e portanto devem usar os trajes do país. Sua barraquinha deve ter a bandeira do país que estiver representado, ainda que for confeccionada de papel , e providenciar um prato típico daquele lugar.
  3.  As comidas poderão ser vendidas, e revertido os fundos para a escola, ou se preferirem que os pratos sejam distribuídos, doados, isso ficará a critério dos pais e da escola.
  4. Se for conveniente poderá nessa festa haver um palco com show de talentos, mostrando musicas e teatros de nações diferentes
  5. Também espaços, lugares onde tenham brincadeiras e competições, mostrando suas origens.

A festa das nações é uma forma de mostrar aos alunos, o quanto de outras culturas existe incutido nos brasileiros. Por isso nada melhor que festejar!

Atividades para educação especial: Valorizando a terceira idade

Nessa atividade as crianças deverão aprender o quanto as pessoas idosas devem ser respeitadas e amadas, pois são responsáveis pela história que vivemos hoje.

Recursos para atividade sobre cidadania e inclusão social:Valorizando a terceira idade

  • Condução para levar as crianças ao lar dos idosos ( se for distante)

Passo a passo da atividade sobre cidadania e inclusão social: Valorizando a terceira idade

  1. Dê uma breve introdução aos alunos sobre o que é o Lar dos idosos, ou asilo, como antes era conhecido.
  2. Convide-os a um passeio até lá, para conhecer como é o espaço físico onde vive os velhinhos.
  3. Mostre para eles a importância de amar e respeitar ao idoso, pois eles construiram o mundo que hoje desfrutamos.
  4. Ensine-as a se sentarem e conversarem com os idosos,  ouvirem o que eles desejam falar.
  5. Na aula seguinte, peça às crianças que façam o desenho do idoso com o qual conversaram, reúna com a turma e para eles mostrarem os desenhos falarem sobre o que aprenderam com a visita.

Abraçar e conversar com os idosos, poderá ser uma lição que guardarão por toda vida.

Atividades para educação especial: Somos todos iguais, mesmo que diferentes

Por mais que se combata o racismo, ainda existem raízes para serem arrancadas. Nosso papel é mostrar que o preconceito racial deve ser extinto por completo da vida do ser humano.

Recursos para atividade sobre cidadania e inclusão social:Somos todos iguais, mesmo que diferentes

  • Livro de histórias ou imagens com figuras de escravos de todas as cores
  • Computador ou telão, para passar o desenho da família Barba papa

Passo a passo da atividade sobre cidadania e inclusão social:Somos todos iguais, mesmo que diferentes

  1. A ideia aqui é contar a história dos escravos e índios, mostrar para as crianças que o racismo vem de pessoas que se achando superiores, tiraram cruelmente os semelhantes de suas culturas e convívio familiar para obriga-los a se submeter aos serviços forçados.
  2. mostre a eles que antigamente também existiam escravos brancos, que eram escravizados devido as guerras.
  3. Uma super sugestão e mostrar a eles o desenho da família Barbapapa, que embora antigo mostra como as diferenças não existem quando o amor entre as pessoas é verdadeiro.
  4. As pessoas possuem talento, bondade e beleza, não importando a cor da pele ou etnia.

Embora esteja com uma resolução, não muito boa, o link a seguir mostra o desenho dos Barba papas que combatem exatamente o preconceito : https://www.youtube.com/watch?v=EACwkf8BGn4 .

Atividades para educação especial: Um dia com os órfãos

A atividade aqui proposta poderá mexer com as emoções das crianças, portanto, as prepare antes, mostrando que ninguém pode escolher a família onde nasce, nem mesmo garantir a vida dos pais, mas podemos oferecer nosso carinho e alegrar o coração de quem é órfão para não se sentirem tão sozinhos.

Atividades para educação especial

Recursos para atividade sobre cidadania e inclusão social: Um dia com os órfãos

  • Fantoches ( produzidos com material reciclável)
  • Papel e caneta

Passo a passo da atividade sobre cidadania e inclusão social: Um dia com os órfãos

  1. O professor para essa atividade poderá sugerir uma visita com as crianças ao orfanato.
  2. Dentro das possibilidades agende com um orfanato próximo da escola.
  3. Prepare o teatro de fantoches ou dinâmicas para fazer com todas as crianças juntas.
  4. Diga aos alunos que escrevam em suas casas e tragam para você ler, como foi para eles visitarem os órfãos.

A intenção aqui e trabalhar com as crianças a valorização da família, e fazer com que as crianças que estão sem um lar tradicional, tenham um dia inesquecível se divertindo com as crianças da escola.

Atividade sobre cidadania e inclusão social: O morador de rua

Nessa atividade as crianças aprenderão que existe um motivo para as pessoas morarem na rua. Nem sempre elas estão lá, por não terem casa. Os motivos podem ser outros.

Recursos para atividade sobre cidadania e inclusão social:O morador de rua

  • Papel e caneta, materiais para cartaz
  • Internet

Passo a passo da atividade sobre cidadania e inclusão social:O morador de rua

  1. Nessa atividade o professor irá trazer um vídeo que mostre alguns moradores de rua e seus depoimentos.
  2. As crianças irão assistir, e logo depois, poderá ser explicado à elas, os motivos que levam uma pessoa para a rua.
  3. Mostre para eles, que não é apenas a miséria que os faz morar na rua, existem aqueles que desenvolvem problemas mentais devido ao vícios exagerados, a perda da família,  a morte de uma pessoa querida…
  4. Separe grupos e sugira as crianças que eles façam cartazes sobre os moradores de rua, e escrevam nele, o que o prefeito e as pessoas poderão fazer para ajudá-los. Faça uma exposição no pátio da escola.

Fim das atividades para educação especial

E então? gostaram das atividades propostas? Esperamos que elas possam ajudá-los no desenvolvimento do conceito de cidadania e inclusão, os quais são muito importantes para desenvolver nos pequenos, a responsabilidade social, o respeito ao próximo e tomada de iniciativas para tornar o mundo melhor.

Deixe seu comentário e visite nossas outras listas de atividades, tem muita coisa boa para ser compartilhada com você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.