Atividades para o Aniversário do Rio de Janeiro – 01 março

0
132
Atividades para o Aniversário do Rio de Janeiro - 01 março 1

Olá pessoal, hoje vamos comemorar o Aniversário do Rio de Janeiro!

O Rio de Janeiro é um importante centro urbano do Brasil e além de ser conhecido como um dos mais belos cartões postais de nosso país.

Aniversário do Rio de Janeiro

A cidade tem paisagens de tirar o fôlego, e também muita história em suas ruas, porque foi a capital do Brasil na época do Império.

Durante os anos de 1800, o Rio foi palco de grandes acontecimentos políticos. A independência do Brasil foi consolidada e os nossos dois reinados foram sediados nessa mesma cidade. Ao fim desse mesmo século, o Rio de Janeiro também foi o lugar em que o decreto que acabava com a escravidão foi assinado, em 1888. No ano seguinte, uma mobilização militar foi responsável por derrubar a ordem imperial e instalar o regime republicano em nosso país. Apesar da mudança de governo, o Rio de Janeiro ainda continuou como capital do Brasil, até o presidente Juscelino Kubitscheck executar a construção e a fundação de Brasília, que seria a nova capital do país.

A cidade do Rio de Janeiro é internacionalmente conhecida como uma das mais belas do mundo, pelas suas incríveis paisagens naturais e pelo caloroso e divertido povo carioca.

A cidade que completa 452 anos, já foi palco de grandes eventos para o nosso país, como a Copa do Mundo. Além disso, já apareceu nos telões de Hollywood diversas vezes levando a beleza e alegria de seu povo.

Na data de aniversário da cidade a prefeitura promove diversas atrações como exposições e shows para o público aproveitar e comemorar o aniversário da cidade.

Agora vamos a nossa lista de atividades do dia em homenagem ao Aniversário do Rio de Janeiro.

 Pintando o Rio de Janeiro – Atividade para o Aniversário do Rio de Janeiro

Nessa atividade vamos aproveitar a beleza natural da cidade maravilhosa, como é chamado o Rio de Janeiro e inspirar nossas crianças a pintar alguns dos cartões postais da cidade.

Recursos para a atividade:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 4 anos.
  • Recursos: Um papel cartão, tintas coloridas, pincel, e muita criatividade.
  • Objetivo: Trabalhar a capacidade de reprodução, a partir da observação de uma imagem. Além de exercitar a coordenação motora grossa e fina.

Como fazer:

Primeiro de tudo, você deve colocar a criança em um ambiente onde ela tenha liberdade para pintar, sem se preocupar se vai sujar ou manchar algo. Depois separe algumas imagens de pontos turísticos e bem conhecidos do Rio de Janeiro (colocaremos abaixo algumas imagens que podem ser utilizadas na atividade). Peça para que a criança observe com atenção cada imagem e em seguida escolha qual deseja reproduzir do seu jeito é claro. Com a imagem escolhida é só deixar a criançada soltar a criatividade e se divertir.

 

Escultura do Cristo Redentor – Atividade para o Aniversário do Rio de Janeiro

Nessa atividade vamos da mesma forma que a anterior, promover uma atividade sensorial para a criançada. Onde elas farão sua própria escultura de argila do Cristo Redentor um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro.

Recursos para a atividade:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 4 anos.
  • Recursos: Argila, uma mesa, água, avental, e uma foto do Cristo Redentor como amostra.
  • Objetivo: Trabalhar o lado sensorial da criança, além de exercitar e fortalecer sua coordenação motora.

Como fazer:

Separe as crianças, uma em cada mesinha ou ao longo de uma mesa grande. Coloque uma vasilha com água para cada uma. E não esqueça de pedir que vistam o avental antes. Depois só distribuir a argila e conversar com eles os instruindo que farão uma escultura do Cristo Redentor (mostre a foto) com a argila. Você pode deixar várias fotos do Cristo expostas para que as crianças possam olhar enquanto realizam a atividade.

Futebol de areia – Atividade para o Aniversário do Rio de Janeiro

Por ser uma cidade praiana, a população carioca tem o hábito de ir a praia não somente para se divertir. Mas também praticar exercícios. E um desses hábitos virou até esporte, que foi o futebol de praia, ou futebol de areia, muito praticado nas praias do Rio. Dessa forma, nessa atividade vamos jogar um futebol de areia com a meninada?!

Recursos para a atividade:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 3 anos.
  • Recursos: Uma bola, um parque ou quadra de areia.
  • Objetivo: Trabalhar o conceito sobre a importância da prática de exercícios físicos para o desenvolvimento saudável do nosso corpo.

Como fazer:

Separe as crianças em duas equipes iguais. Explique que essa brincadeira tem as mesmas regras do futebol normal. Também delimite um placar para que o jogo se encerre e haja um time vencedor. Depois é só entregar a bola e deixar a criançada se divertir.

É importante ressaltar que se a brincadeira for realizada em um parque, você pode fazer a delimitação dos campos na própria areia, e usar garrafas pet com areia dentro para as traves.

AVISOS!

AVISO 1:

Série nova no canal, com vídeos super legais sobre diferentes materiais encontrados no Museu Câmara Cascudo.

Neste primeiro vídeo Mary explica o que é icnologia e suas variações: Paleoicnologia e Neoicnologia, mostrando a importância dos rastros para ciência.

Para começar, vamos falar um pouco sobre a crise no sistema prisional brasileiro?

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

AVISO 2:

Que tal um vídeo com 10 dinâmicas para fazer com o ensino fundamental II? São dinâmicas incríveis para trabalhar com esses pré e adolescentes que precisão de uma atenção toda especial!

Pensamos em algumas dinâmicas efetivas para desenvolver trabalho em equipe nas escolas e outros espaços:

Papo Sério! Como fazer um horário escolar justo!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

AVISO 3:

PRECISAMOS DO SEU APOIO!!

CONTAS PARA DOAÇÃO

NUBANK: Banco 260 – Nu Pagamentos S.A. Agência: 0001 Conta: 1583623-5 CPF: 008.290.814-10

BB: Maryane C Ferreira Banco 001 – AG: 1668-3 Conta: 32.061-7 CPF: 086.173.344-44

CAIXA: Operação: 0013 AG: 0035 Conta: 00220259-2 CPF: 008.290.814-10 PARA

BOLETO, REQUISITAR POR E-MAIL OU ZAP: [email protected]/84999583848

Confira as entrevistas com poetas que realizamos neste projeto do Demonstre:

E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

Brincando de Pipa – Atividade para o Aniversário do Rio de Janeiro

Nessa atividade vamos resgatar uma brincadeira antiga, que atravessa gerações e que ainda se vê o costume da prática na cidade do Rio de Janeiro. Vamos agora fazer uma pipa.

Recursos para a atividade:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 5 anos.
  • Recursos: Papel manteiga colorido, duas varas finas, barbante, cola e tesoura.
  • Objetivo: Trabalhar a reprodução de tarefas guiadas, assim como a coordenação motora.

Como fazer:

Segue abaixo um vídeo que explica de forma lúdica e divertida como confeccionar uma pipa. Siga ele passo a passo e depois reproduza com as crianças. Com a pipa pronta é só fazer ela voar alto e embelezar o céu com seu colorido.

Pique bandeira – Atividade para o Aniversário do Rio de Janeiro

Nessa atividade vamos resgatar uma brincadeira de grupo, que era muito utilizada nas ruas dos bairros antigamente pelas crianças.

Recursos para a atividade:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 6 anos.
  • Recursos: Um giz para delimitar o território das duas equipes, e algo que represente a bandeira de cada equipe.
  • Objetivo: Trabalhar o brincar em grupo, assim como estratégia.

Como fazer:

Em primeiro lugar delimite o campo onde ficará cada equipe. Após divida as crianças em duas equipes. Cada uma dos times escolhe um campo e coloca a sua “bandeira” no fundo. Um time precisa tentar pegar a bandeira do outro e trazer para o seu campo, sem que seus integrantes sejam tocados pelos adversários. Quem for pego fica parado no lugar até que um colega de equipe se arrisque a salvá-lo, para isso, basta encostar nele. O grupo que conseguir fazer isso primeiro vence.

Pular corda – Atividade para o Aniversário do Rio de Janeiro

Nessa atividade vamos mais uma vez colocar a garotada para se movimentar. Em homenagem a nossa aniversariante do dia, onde seus moradores tem hábito de praticarem diversos exercícios.

Recursos para a atividade:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 4 anos.
  • Recursos: Uma corda
  • Objetivo: Trabalhar a coordenação motora, além de ressaltar a importância da prática de exercícios.

Como fazer:

A corda é movimentada por duas pessoas, enquanto as crianças podem pular. Quando apenas uma criança for pular, se ela errar, é substituída. Quando for várias crianças ao mesmo tempo quem enganchar na corda é eliminada. Pular corda é uma brincadeira que permite a criação de diversas versões diferentes. Então fica a vontade e crie a sua!

Comida carioca – Atividade para o Aniversário do Rio de Janeiro

Nessa atividade vamos preparar a receita de uma das comidas mais populares pelas praias do Rio de Janeiro, que virou até patrimônio cultural da cidade. O biscoito de polvilho. Quem já foi até o Rio de Janeiro sabe que é muito comum se consumir, biscoito de polvilho e mate nas praias cariocas.

Recursos para a atividade:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 4 anos.
  • Recursos: Polvilho azedo, água, óleo, ovos e sal.
  • Objetivo: Trabalhar a capacidade de cooperação das crianças.

Como fazer:

Em primeiro lugar vamos aos ingredientes necessários para preparar a receita do biscoito.

Ingredientes:

  • 500 g de polvilho azedo
  • 200 ml de água fervente
  • 150 ml de óleo em temperatura ambiente
  • 5 ovos
  • sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma vasilha acrescente o polvilho, a água fervente e o óleo, misture bem e acrescente o sal a gosto. Adicione por último os ovos, um de cada vez, até obter uma massa consistente. Coloque a massa em um saquinho de confeiteiro e modele os biscoitos em uma forma (não é necessário untar a forma). Leve para assar em forno médio (180° C), preaquecido, por 25 minutos.

Falando ‘carioquês’ – Atividade para o Aniversário do Rio de Janeiro

Nessa atividade vamos mostrar para a criançada um pouco do regionalismo do Rio, onde existem palavras e expressões que você somente encontrará lá, sendo falada e empregada da forma que é, somente pela população carioca.

Recursos para a atividade:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 6 anos.
  • Recursos: Uma folha com as diversas expressões, seus significados e como podem ser usadas.
  • Objetivo: Trabalhar o regionalismo da nossa língua materna.

Como fazer:

Abaixo segue uma lista de palavras e expressões utilizadas pela população carioca, você pode apresentar para as crianças e explicar que nosso país é grande e cada região ou até mesmo estado tem suas peculiaridades, até mesmo no jeito de falar o português. Depois você pode fazer uma dinâmica pedindo para que cada criança em uma rápida fala empregue de duas ou mais palavras dessas apresentadas.

Expressões cariocas:

  • Caô: Se alguém no Rio está contando uma mentira, ele não está mentindo; está “metendo um caô”. A palavra caô, no dicionário de gírias cariocas quer dizer mentira, lorota, papo furado.

Exemplo: Para de caô, eu já sei que que você não foi para Copacabana!

  • Bolado: Carioca não fica com raiva ou irritado; ele fica “bolado”. Então, quando algum carioca ficar “bolado” com você, pode procurar uma forma de descobrir onde errou, porque à toa não é!

Exemplo: Eu estou bolado porque marcamos de ir para a Lapa e você não foi!

  • Parada: É uma das gírias cariocas que estão conquistando o resto do Brasil. Tem o mesmo significado de “trem” para os mineiros e “bagulho” para os paulistas, ou seja, serve para substituir a palavra coisa.

Exemplo: Eu separei aquela parada que você pediu!

Também pode ser usado como “isso mesmo”, “é isso aí”, como uma forma de concordar com algo que uma pessoa está dizendo.

  • Mermão: Junção das palavras “meu” e “irmão”, essa é uma das gírias cariocas que podem ser usadas tanto para se referir à pessoa com a qual se está conversando, seja um amigo ou não.

Exemplos:

Mermão, se você continuar contando mentiras, vai “dar ruim” pra você!

  • Tá ligado?: É o questionamento utilizado pelo carioca para saber se a pessoa entendeu o que ele quis dizer.

Exemplo: Eu vou mais cedo, e te encontro na Barra, tá ligado?

  • Maneiro: É um adjetivo que, nas gírias cariocas, significa que algo é legal, interessante. A gíria “show” também se encaixa nesse caso.

Exemplo: Vi um tênis maneiro enquanto passeava pelo Centro hoje!

  • Trocar uma ideia: Carioca não conversa nem bate papo, carioca troca uma idéia! É a gíria utilizada quando se diz que precisa conversar com alguém.

Exemplo: Preciso trocar uma ideia com você sobre a visita ao AquaRio!

  • Se liga!: Quando um carioca diz para alguém se ligar, ele quer que a pessoa preste atenção, fique atento.

Exemplo: Se liga cara, a sua mãe vai te esperar em frente ao hotel Arosa.

  • Dar uma moral: Quando você vai pedir ajuda a um carioca, ele não vai te ajudar; vai te dar uma moral.

Exemplo: Será que você poderia me dar uma moral no trabalho da faculdade?

  • Tirar onda: Segundo as gírias cariocas, se alguém possui uma habilidade diferente ou aparece com algo que as pessoas consideram bonito e interessante, ela fica tirando onda.

Também pode ser usada quando uma pessoa acredita que está sendo enganada por outra, sendo passada para trás.

Exemplos:

Sua irmã tirou onda com aquelas fotos no Cristo Redentor.

  • Sinistro: O carioca utiliza a palavra sinistro como um adjetivo tanto bom quanto ruim, dependendo do contexto em que é utilizado.

Exemplos:

Achei sinistro o resultado das obras do Porto Maravilha.

Bem pessoal, ficamos por aqui com a celebração do Aniversário do Rio de Janeiro. Esperamos que se divirtam com as atividades sugeridas. E não esqueçam de deixar seus comentários.

E se quiserem conhecer outras cidades aqui no blog temos outros posts comemorando outros aniversários, como esse da cidade de São Paulo:

Atividades para o aniversário de São Paulo.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.