Olá pessoal, como estão? Nossa data comemorativa de hoje é o Carnaval!

Uma festa muita alegre, divertida e cheia de cores o carnaval é celebrado em todas as cidades do Brasil, em algumas cidades existem algumas tradições mais fortes. Como o Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, onde existe os desfiles de escolas de samba.

Outros estados onde essa festa é também tradicional e grande são Pernambuco e Bahia.

A cidade de Recife, capital de Pernambuco, se destaca por ter o maior bloco de Carnaval do mundo, chamado “Galo da Madrugada”.

Em Salvador, na Bahia, a festa é animada pelos trios elétricos que reúnem os principais nomes da música brasileira.

Carnaval

O carnaval é uma celebração que tem sua data móvel, mas que é obrigatoriamente comemorado numa terça-feira. Sua data varia a cada ano, devido ser comemorada sempre 47 dias antes da Páscoa.

Apesar de tradicionalmente esse ser um dia de folga, o Carnaval não é um feriado nacional. Apenas no estado do Rio de Janeiro é feriado estadual, determinado em Lei, nº 5246 de 14 de maio de 2008.

Originalmente, o termo “carnaval” significa “adeus à carne” (carne levale, em italiano), pois representava, na Idade Média, uma época de festas populares que antecediam um período de grande jejum, a Quaresma, que são os quarenta dias que antecedem a Páscoa.

O Carnaval passou a ser adotado pela Igreja Católica como o marco inicial da Quaresma a partir de 590 d.C.

No Brasil, a festa começou a ser comemorada em meados do século XVII, por influência dos europeus, que já tinham essa prática, como França, Portugal e Itália.

Foi apenas no século XX que o Carnaval no Brasil se consolidou com o formato conhecido hoje. O samba e as marchinhas carnavalescas foram grandes impulsionadores desta festa popular entre os brasileiros.

Vamos agora as nossas atividades, que hoje estão mais animadas e divertidas do que nunca. Para você soltar a criatividade e se divertir ainda mais com a criançada.

Criando uma fantasia – Atividade para o Carnaval

Nessa atividade vamos deixar duas sugestões de fantasias e o passo a passo para fazê-las. Mas você tem liberdade de criar e montar com a criança a fantasia que ela deseja e imagina. Solte a imaginação com os materiais que você tem a mão e se surpreenda.

Recursos para a atividade:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 4 anos.
  • Recursos: Materiais que você tenha em casa, de preferência.
  • Objetivo: Trabalhar a capacidade de criação das crianças, exercitar sua criatividade no uso de materiais que tem disponível.

Como fazer:

Colocaremos abaixo o passo a passo para confecção de duas fantasias, mas como já foi falado o objetivo da atividade é você criar com a criança, então pode montar outras fantasias diferentes das sugeridas aqui.

Fantasia de Borboleta:

Materiais:

  • feltro preto de 1 m por 1 m
  • uma cartolina branca
  • lápis
  • alfinetes
  • feltro laranja e feltro branco
  • tesouras
  • cola de artesanato ou cola quente
  • elástico preto (duas peças de 40 cm + duas peças de 10 cm)
  • linha de costura preta
  • agulha de costura

Montando a fantasia:

O primeiro passo é desenhar metade de uma asa de borboleta na cartolina branca. Para saber a largura, meça do meio das costas da criança, até o começo da mão. Pegue o feltro preto, dobre ao meio ou na diagonal e coloque seu molde acima dele. Em seguida, prenda-o ao tecido com alfinetes. A partir do molde, corte o feltro preto. Em seguida, solte os alfinetes, tire o molde e abra o tecido, para revelar suas asas. Corte círculos de diversos tamanhos no feltro branco e formas de gotas no feltro laranja. Agora cole por toda a extensão do feltro preto. Com o restinho do feltro preto, corte a parte central das asas. Quando tudo secar completamente, vamos aos elásticos. Faça duas alças, com 40 cm cada, para colocar os braços no centro da parte de dentro das asas. Pregue-as com alfinetes com as pontas cortadas voltadas para dentro. Corte um pequeno retângulo da sobra do feltro preto e costure por cima das pontas das alças de elástico. Agora pegue as duas peças de elástico de 10 cm cada e faça duas pequenas alças. Use alfinetes para prender uma na ponta direita das asas e a outra na ponta esquerda. Costure duas linhas  para fixá-las.

 

     

Fantasia de Ninja:

Materiais:

  • Uma peça de camisa moletom (escolha a cor preferida da criança)
  • Uma peça de calça moletom na mesma cor
  • Camisa de algodão lisa branca
  • Tesoura para tecido
  • Faixa de tecido preto (malha ou feltro)

Montando a fantasia:

Para fazer o kimono, coloque a camisa de moletom em uma superfície plana, e usando uma tesoura afiada corte em linha reta bem no centro na parte da frente da camisa, fazendo uma abertura. Agora, pegue a aba direita e meça cerca de 15 centímetros, contando do topo e faça um corte em formato de ângulo até o colarinho. Faça o mesmo passo na aba esquerda da camisa de moletom. Em seguida, retire completamente a gola da camisa, e corte também as braçadeiras em cada uma das mangas. E está pronto o seu kinomo para montar a fantasia de ninja. A faixa de tecido preto, que pode ser de malha ou feltro servirá como faixa para amarrar o kinomo na altura da cintura.

Fazendo sua própria máscara – Atividade para o Carnaval

Nessa atividade, da mesma forma como a atividade da fantasia, vamos fornecer os moldes de alguns modelos de máscaras, mas você tem liberdade de criar o modelo que quiser com seu filho.

Recursos para a atividade:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 4 anos.
  • Recursos: Papel cartão, E.V.A, cartolina, lápis, molde da máscara, cola colorida, cola quente, elástico, lantejoula ou outras materiais para enfeitar a máscara.
  • Objetivo:  Trabalhar a capacidade de criação das crianças, exercitar sua criatividade no uso de materiais que tem disponível.

Como fazer:

Primeiro de tudo, você deve deixar a criança escolher qual o modelo de máscara ela deseja fazer. A partir daí você separa os materiais para confeccionar a máscara junto com ela. Vamos disponibilizar abaixo alguns modelos podem ser impressos e para serem desenhados no papel escolhido, que pode ser papel cartão, cartolina ou até mesmo o E.V.A. Com o lápis faça um esboço no papel escolhido com a forma que quer fazer a máscara. Corte a forma da máscara e decore com lantejoulas e tinta, ou a sua preferência. Com a cola quente coloque o elástico na máscara para que possa depois prender na cabeça da criança. Para finalizar pode também usar glitter e outras pedras brilhantes.

Fazendo um lançador de confete – Atividade para o Carnaval

Nada representa melhor a explosão de alegria do Carnaval do que uma chuva de confetes bem coloridos. Por essa razão em nossa atividade vamos preparar um lançador de confete. Para você e a criançada se divertirem ainda mais fabricando e brincando, levando chuva de confetes por aí.

Recursos para a atividade:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 3 anos.
  • Recursos: Copo de papel, tesoura, uma bexiga, folhas de diversas cores (se quiser reaproveitar revistas velhas) e um furador de papel.
  • Objetivo: Trabalhar a criatividade da criança e também sua coordenação motora.

Como fazer:

Primeiro de tudo façam o confete. Empilhe as folhas coloridas e utilize o furador de papel redondo. Também, se desejar, pode usar a tesoura e cortar pequenas tiras ou pequenos quadrados. Para fazer o lançador comece cortando a parte de baixo da bexiga. Faça um buraco no fundo do copo. Cubra o buraco do copo vestindo ele com a bexiga. Dê um nó na bexiga para não vazar confete. Coloque os confetes dentro e pronto! A ponta da bexiga funciona como propulsor: a criança puxa, solta e os confetes saem voando! O copinho ainda a ajuda a criançada a guardar os confetes que elas catam no meio do salão!

Brincando de artista – Atividade para o Carnaval

Nessa atividade vamos colocar a criançada para fazer uma pintura que funcionará como um busto, sem rosto para as pessoas tirarem fotos e se divertirem.

Recursos para a atividade:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 6 anos.
  • Recursos: Uma tela de papelão, tintas, barbante para pendurar a tela depois.
  • Objetivo: Trabalhar a criatividade da criançada.

Como fazer:

A brincadeira, é deixar a criançada colocar a mão na guache e reproduzir o busto de uma pessoa famosa em uma tela feita de papelão, no caso da foto abaixo foi a Frida Kahlo. Depois é só fazer um buraco no rosto e tirar fotos divertidíssimas. Para ajudar a criançada você pode mostrar fotos de personagens ou pessoas famosas para que ela escolha e se inspire, ou até mesmo que tal fazer o retrato de algum amigo ou familiar.

Bloco de carnaval – Atividade para o Carnaval

Nessa atividade vamos criar com a criançada nosso próprio bloco de carnaval, com nome e bandeira, para sair desfilando e fazendo a alegria da garotada.

Recursos para a atividade:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 5 anos.
  • Recursos: Um pedaço de tecido, ou tnt para confecção da bandeira do bloco.
  • Objetivo: Trabalhar a capacidade de elaboração de idéias e criação de símbolos representativos.

Como fazer:

O carnaval em algumas cidades do país é conhecido pelos desfiles dos chamados blocos de ruas, que são pessoas que se agrupam e saem desfilando pelas ruas de bairros e avenidas da sua cidade ao som de músicas, fazendo brincadeiras e dançando. Da mesma forma você fará com a sua turma, reúna a criançada pensem em um nome bem animado, coloquem a fantasia, separem a música e saiam pelas ruas do bairro, pelo condomínio, pelos corredores da escola, pela casa levando alegria e animação com o seu mais novo bloco de carnaval. Abaixo deixamos nossa sugestão de música para animar seu bloco.

Desfile de fantasia – Atividade para o Carnaval

Nessa atividade vamos promover um desfile para incentivar a criançada a caprichar na fantasia.

Recursos para a atividade:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 4 anos.
  • Recursos: Um espaço livre onde as crianças possam desfilar.
  • Objetivo: Trabalhar a desenvoltura e a competitividade saudável entre as crianças.

Como fazer:

Separe um espaço amplo, e arrume de forma bem colorida e alegre para motivar as crianças. Depois coloque todas as crianças em fila, uma música animada de fundo e peça para que cada uma caminhe pelo espaço para exibir sua fantasia. Ao final premie a todos com uma lembrança simples, como um bombom, pela coragem de se expor e o esforço na produção das fantasias.

Músicas – Atividade para o Carnaval

O Carnaval foi durante muito tempo celebrado ao som de marchinhas, que são músicas repetitivas e fáceis de se cantar. Muitas dessas músicas atravessaram gerações e são conhecidas e cantadas até hoje. Assim nessa atividade vamos fazer nossa própria marchinha de carnaval junto com a criançada.

Recursos para a atividade:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 7 anos.
  • Recursos: Uma folha de papel e um lápis.
  • Objetivo: Trabalhar a capacidade de criação de textos, musicalidade e criatividade das crianças.

Como fazer:

Separe as crianças em grupos, dê um tema principal a elas, assim escrever a música ficará mais simples, e deixe que soltem a criatividade. Abaixo colocamos alguns exemplos de marchinhas conhecidas para inspirar a criançada na hora de escrever. Não esqueça de avisar as crianças que as músicas são curtas e com frases que se repetem.

Dançando o frevo – Atividade para o Carnaval

Agora em nossa atividade vamos colocar a garotada para dançar ao ritmo do frevo. Um ritmo musical de origem do estado de Pernambuco, muito dançado no carnaval local.

Recursos para a atividade:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 4 anos.
  • Recursos: Um espaço amplo, pequenas sombrinhas coloridas e músicas de frevo.
  • Objetivo: Trabalhar a coordenação motora, o ritmo e capacidade de repetição das crianças.

Como fazer:

No espaço escolhido espalhe as crianças com distância de um braço entre cada uma. Entregue as pequenas sombrinhas e fale rapidamente sobre o ritmo musical que irão aprender a dançar. Depois de forma bem paciente e calma mostre alguns passos do frevo e faça os pequenos repetirem. Depois coloque a música e dancem todos juntos.

Para ajudar você com os passos deixamos um rápido vídeo que apresenta 5 passos bem simples do frevo para a criançada aprender.

 

Esse foi o Carnaval do Demonstre, se você curtiu as nossas atividades deixe seu comentário e ainda indique o blog a um amigo.

E não esqueça estamos sempre por aqui com novidades para vocês, então não esqueçam de nos visitar sempre.

Grande abraço!

Ah e quer mais conteúdo sobre o carnaval olha esse post bem legal do blog: Cinco marchinhas de carnaval épicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.