Atividades para o dia da liberdade de cultos – 07 de janeiro

0
386
Atividades para o dia da liberdade de cultos - 07 de janeiro 7

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre uma data comemorativa bem diferente, mas que nos traz a oportunidade de tratar de diferentes conceitos com nossas crianças.

No dia da Liberdade de cultos temos uma ocasião para ensinar respeito e tolerância aos nossos filhos. Que mesmo nas diferenças devemos ouvir o outro e aceitar a sua opinião, mesmo que seja diferente da nossa.

  Dia da liberdade de culto

Essa data foi escolhida em homenagem a primeira lei criada sobre o assunto em 07 de janeiro de 1890.

No Brasil, existem diferentes tipos de credos e religiões, todos fazem parte da cultura brasileira e a enriquecem ainda mais, merecendo o devido respeito.

Agora vamos a parte divertida, nossas atividades propostas para homenagear esse dia.

Conhecendo as religiões – Dia da liberdade de culto

Nessa atividade, propomos fazer algo bem lúdico e visual. Vamos construir um mural. Escolha 03 religiões que você queira apresentar ao seu filho para colocar no mural. Se você for educador, pode dividir entre os alunos as religiões para que eles pesquisem em casa, e tragam fotos e as informações essenciais sobre aquela crença.

Materiais

Cartolina, revistas, tesoura, cola e canetinhas coloridas.

Como fazer

Divida a cartolina em três partes e já escreva o nome das religiões a serem pesquisadas. Com revistas pré selecionadas por você, procure com seu filho sobre cada uma, recorte as imagens e cole na parte que pertence aquela religião, depois escreva de quatro a seis características principais sobre aquele culto.

Visitar um templo religioso – Dia da liberdade de culto

Essa atividade relaciona-se com a anterior. Escolha um dos cultos que você e seu filho pesquisaram e visite um templo ligado a ela. Será um passeio cultural interessante.

Quem sou eu? – Dia da liberdade de culto

Essa brincadeira será uma versão do jogo clássico “Quem sou eu”. Selecione para brincar os nomes dos líderes religiosos que você e seu filho conhecem, como por exemplo: padre, pastor, rabino, etc.

Materiais

Pedaços de papel com os nomes escritos e adesivo.

Como Fazer

Grude os pedaços de papel na testa de cada um, sem que a pessoa veja, quem ela é. Depois sorteie que vai iniciar a brincadeira. Ao iniciar, cada um pode fazer duas perguntas sobre o seu personagem, cuja as respostas podem ser somente sim ou não. O jogo acontece até que alguém adivinhe quem é o seu personagem.

Visitar uma igreja museu – Dia da liberdade de culto

Nessa atividade também vamos fazer mais um passeio. Em muitas cidades do Brasil, existem museus que se localizam dentro de igrejas, devido a igreja está diretamente relacionada com a ocupação naquela região. Então procure se na sua cidade existe uma igreja que também é um museu e leve seu filho para visitá-lo.

Colorindo – Dia da liberdade de culto

Nessa atividade vamos disponibilizar abaixo desenhos para colorir. Os desenhos referem-se as diferentes religiões que existem.

Chegamos ao fim de mais uma data comemorativa. Continuem nos acompanhando e se divertindo com a gente.

Até a próxima pessoal!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.