Fala galera, férias quase acabando, a criançada está ansiosa para voltar as aulas? Papai e mamãe felizes que as aulas já vão recomeçar né… rsrsrsrsrs

Mas aqui no blog nos não paramos, então vamos a mais uma da nossa série de datas comemorativas.

Dia do aposentado

A data foi instituída pelo Decreto de Lei nº 6.926/81. A comemoração foi criada em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves.

O dia dos aposentados destina-se a homenagear e celebrar todo trabalhador brasileiro que se dedicou durante décadas de vida ao trabalho, contribuindo assim para o país e seu crescimento e agora desfruta de um período de descanso, amparado pela Previdência Social do Brasil.

Agora vamos as nossa atividades propostas.

 

Visitando um asilo

Nessa atividade propomos essa excursão para que a criança conheça melhor o mundo do idoso. Já que normalmente as pessoas que aposentam são idosas, um asilo é um bom lugar para desenvolver essa relação entre criança e idoso, você verá que apesar da diferença geracional, eles conseguiram se relacionar muito bem e ainda formar laços de amizade.

Perguntas e respostas

Nessa atividade você fará um breve questionário com seu filho, sobre o que é aposentadoria, quem pode se aposentar, o que faz um aposentado, o que é idoso, entre outas questões. Ele deve fazer levar esse questionário até um avô ou avó que já esteja aposentado e possa responder essas questões.

Centopéia

Nessa atividade brincam duas equipes. Em cada equipe, o primeiro jogador deverá colocar o braço esquerdo por baixo de suas pernas, que estarão afastadas; o segundo, que está atrás, deverá segurar a mão do primeiro com a sua mão direita e colocar o braço esquerdo por baixo de suas pernas, que estarão afastadas; o terceiro, que está atrás, deverá segurar a mão do segundo com sua mão direita e colocar o braço esquerdo por baixo de suas pernas, que estarão afastadas, e assim sucessivamente, até chegar ao último da coluna, formando uma centopéia.

Como brincar

Ao sinal do mestre, estas centopéias terão que correr até uma árvore, dar a volta por ela, e retornar ao lugar de origem. Se alguém romper, é só consertar, não há penalizações. Ganha a centopéia que chegar primeiro ao lugar da onde saiu.

Bate e corre

Nessa atividade os participantes formam uma roda e um jogador iniciará a brincadeira.

Como brincar

Ao sinal de início, o jogador separado põe-se a correr em volta da roda, devendo bater inesperadamente no ombro de um colega. Este sai no seu encalço, enquanto o outro continua a correr em torno da roda para tentar ocupar o lugar, agora vago no círculo, antes de ser apanhado. Se conseguir, o corredor desafiado reinicia a brincadeira indo tocar outro. No caso contrário, o alcançado vai para o centro da roda. Lá fica até outro cometer erro semelhante ao seu, trocando de lugar com ele.

Meu futuro

Nessa atividade vamos estimular a imaginação da criança. Conversando com a criança e explicando o que significa o termo aposentado, pergunte a ela com o que ela pensa em trabalhar quando ficar adulta, e mais depois de anos de trabalho o que ela imagina fazer na vida de aposentado. Ajude dando exemplos. Depois peça pra criança fazer um desenho que retrate os seu planos. Lembre de guardar o desenho para mostrar para a criança quando ela crescer.

Mais uma data comemorativa que passou pessoal. Esperamos que estejam gostando da nossa série, e se divertindo fazendo nossas atividades.

Um ótimo final de férias e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.