Olá, vamos para mais uma data comemorativa.

Que criança nunca brincou de viajar a Lua? Ou nunca parou para admirar esse satélite brilhante nos dias em que ela está cheia, arredondada e reluzente? Seu filho já parou e ficou admirando a imensidão azul que está acima de nossas cabeças?

Hoje vamos celebrar o dia do Astronauta!

Dia do Astronauta

O céu e o além dele sempre foram objetos de grande curiosidade para o homem. Mas também de grande admiração e paixão. Desde crianças temos encantamento pelo céu e suas luzes reluzentes, deixamos nossa imaginação fluir e ficamos curiosos quanto ao que realmente existe acima de nós.

Surge então a profissão de astronauta, onde o profissional tem por objetivo não somente estudar o espaço e seus mistérios, como buscar meios para ir até ele e explora-lo.

O dia do astronauta surgiu em comemoração a Missão Centenário, realizada em 2006, onde tivemos o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, viajando para o espaço, na Estação Espacial Internacional.

Agora vamos nos divertir com as atividades propostas, e ir ao infinito e além!!!!

Caixa sensorial de planetas e estrelas

Nessa atividade vamos estimular todos os sentidos das crianças, montando um espaço sensorial que retratará a Lua.

Materiais

Uma caixa ou reservatório retangular, areia, pequenas bolas, estrelas pequenas, papel alumínio amassado, pedrinhas, bonecos de astronauta ou algum brinquedo de espaço que você tenha, e pás e colheres para que se possa cava e catar as estrelas e pedras lunares.

Como fazer

Na caixa espalhe a areia de forma que ela fique toda bem preenchida. Em seguida distribua as bolas, estrelas e pedras sobre a sua superfície lunar. Pode até esconder alguns na areia para que seja encontrado pela criança depois. Coloque também bolinhas de papel alumínio amassado, bem como os bonecos que você tiver. Deixe a criança explorar do seu jeito a caixa, e tocar em todas as diferentes texturas. Depois pode-se até fazer um desafio para ver que encontra mais estrelas e pedras lunares.

Projetor de constelação

Nessa atividade vamos projetar de maneira simples e fácil o desenho das constelações.

Materiais

Uma lanterna, cartolina, fita adesiva, caneta e estilete.

Como fazer

Recorte a cartolina em um quadrado pequeno, faça o desenho da constelação e depois recorte os pontos com o estilete. Agora é só prender o desenho na lanterna, de modo que a luz dela consiga ultrapassar todo desenho. Então só apontar para uma superfície plana e projetar suas constelações.

Foguete de canudo

Nessa atividade vamos fazer pequenos foguetes de papel, para lançar no ar. É uma brincadeira muito divertida e que as crianças adoram.

Materiais

Canudos de papel ou plástico, folhas de papel sulfite, tesoura, fita adesiva e canetinhas para decorar.

Como Fazer

Meça no papel o tamanho para envolver totalmente o canudo. Recorte o papel e enrole no canudo, de modo que não fique tão apertado. O ideal é desenhar no papel antes de enrolar no canudo. Depois prenda com a fita e feche de um dos lados. Agora é só soprar bem forte e lançar seu foguete no ar.

Construindo o próprio foguete

Nessa atividade a proposta é que junto com seu filho vocês construam um super foguete. Abaixo vamos sugerir alguns materiais para a construção, mas você também pode usar a imaginação e utilizar o que tem em casa.

Materiais

Um refil de papel higiênico, cartolina, papel laminado dourado ou prata,  papel crepom, tesoura e cola.

Como Fazer

Recorte o papel laminado de modo que ele envolva por completo o rolo de papel higiênico. Na cartolina recorte dois triângulos, e depois recorte um cone para cobrir a parte de cima do foguete. Depois das formas recortadas, cole no rolo. Se quiser ainda recortar pequenos círculos para enfeitar o corpo do foguete, fica a seu critério. Faça pequenas tiras de papel crepom e cole na parte de baixo, para representar o fogo que impulsiona o foguete. Agora é só soltar a imaginação e brincar bastante.

Admirando o céu

Nessa atividade, sugerimos que os pais tirem um tempo com seus filhos para olhar para cima. Que tal deitar no gramado, ou na areia e ficar admirando o céu com seus filho. Explore com ele o que existe no alto e o que conseguimos enxergar. E depois, vocês ainda podem fazer uma pintura sobre a experiência.

Por hoje é só pessoal, esperamos que tenham gostado. Nos encontramos na próxima data comemorativa.

Até lá. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.