Olá pessoal!!! Curtindo bastante as férias?

Já estão colocando em prática a lista de desejos para esse ano de 2019?

Que tal começar com brincar mais com a criançada, curtindo nossa série de datas comemorativas e nossas atividades, vocês não irão se arrepender.

E vamos a mais uma…

Dia do carteiro

Carteiro é o profissional que trabalha fazendo entrega de cartas, mensagens, documentos e encomendas na residência das pessoas. Ele é um funcionário vinculado a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

A data existe em homenagem à criação do Correio-Mor da Monarquia Portuguesa no Brasil, em 25 de janeiro de 1663.

Luiz Gomes da Matta Neto foi o primeiro “carteiro” do Brasil. Ele já atuava como Correio-Mor em Portugal, passando depois a ser o responsável no Brasil pela troca de correspondências da Corte portuguesa.

A profissão de carteiro só apareceu em 1835, quando teve início a entrega de correspondência nos domicílios. Até essa data as pessoas usavam mensageiros, bandeirantes ou escravos para levarem as suas mensagens de um lugar para outro.

Agora vamos as nossas super atividades, que divertem todo mundo.

Enviando uma carta

Nessa atividade sugerimos você escrever uma carta com seu filho e enviar a algum parente ou amigo que more distante, ou até na mesma cidade. Mas você deve levar a criança a uma agência dos correios para que ela acompanhe o processo de envio.

Sou um carteiro

Nessa atividade vamos fazer a criança se passar por carteiro da família durante um pequeno período de tempo. Sugerimos até que você organize em uma parede da casa um local como guarda cartas com o nome de cada membro da família.

Como fazer

Em uma parede da casa ou em um canto organize um porta cartas nominal para cada membro da família. Converse com todos e diga para durante uma semana, escrevam mensagens e bilhetes e deixem em um caixa. Todos os dias leve a criança que será o carteiro da vez para apanhar a correspondência e entrega-la a cada pessoa endereçada. Para fazer esse recolhimento e entrega de cartas, vista a criança com os acessórios parecidos de um carteiro, como boné e uma bolsa transversal.

Telefone sem fio

Nessa atividade vamos deixar a criançada se divertir com uma brincadeira bem antiga, que era muito utilizada nas brincadeiras de roda de antigamente.

Como fazer

Reúne-se todas as crianças enfileiradas uma ao lado da outra em uma grande roda. Uma delas receberá uma palavra do mestre, que falará no ouvido somente para ela escutar, essa palavra deverá ser passada a próxima criança do mesmo jeito. Quando a última criança receber a mensagem deverá repetir em voz alta, para ver se corresponde a mensagem passada pelo mestre inicialmente.

Passa Prenda

Os participantes formam uma roda e, conforme a contagem regressiva, vão passando a prenda (que deverá estar escrita em um pedaço de papel). O mestre começa a fazer a contagem e todos ajudam “10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1″. O participante que estiver com a prenda no 1, deverá pagar o mico que está escrito, mas não será eliminado. Novas prendas são colocadas na roda até a brincadeira se desgastar.

ZIGUE-ZAGUE

Jogam duas equipes com números iguais de participantes. Os jogadores de cada equipe deverão estar dispostos em cada lateral da quadra, em ziguezague. O primeiro de cada grupo estará com uma bola. Ao sinal, deverá passá-la ao companheiro próximo, que vai passá-la ao outro, até chegar ao último. Este, ao receber, retorna ao seu companheiro, até quem iniciou a atividade. A equipe que cumprir a tarefa primeiro, vence a prova.

Se a bola cair, quem deveria segurar pode pegá-la novamente e continuar o jogo, pois não há penalizações.

Bem pessoal, por hoje é só. Vamos ficando por aqui, e até a próxima data comemorativa.

Tchau!!!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.