Atividades para o dia do enfermo – 14 de janeiro

0

Olá pessoal, como estão as férias da criançada? Muita bagunça em casa? kkkkkk

Vamos a mais uma data comemorativa com atividades super divertidas, para trazer mais alegria às crianças.

Dia do Enfermo

No dia 14 de janeiro é comemorado o dia do enfermo. A data surgiu como uma iniciativa do Ministério da saúde para trazer conscientização e sensibilidade aos profissionais  e a população em geral sobre a saúde não somente física, mas também psicológica das pessoas que se encontram passando por algum tipo de doença, quer estejam nos hospitais ou em casa. É preciso muito amor e carinho ao se lidar com uma pessoa que atravessa um período enferma.

Agora vamos as nossas atividades propostas para ensinar nossas crianças sobre como exercer amor e compaixão com os que estão doentes.

Visitando e exercendo a compaixão

Nessa atividade você deve propor a sua criança para visitarem algum parente ou amigo que esteja passando por um período de enfermidade. A pessoa não precisa estar necessariamente no hospital. 

Ao realizarem a visita, estimule a criança a interagir com a pessoa enferma, dar carinho e afagos. A alegria das crianças nesse momento funcionará como um fortalecedor para o enfermo.

Fazendo cartinhas para presentear

Nessa atividade vamos fazer pequenas cartas para presentar amigos, parentes e pessoas que estejam doentes. Estimule seus filhos a escreverem mensagens carinhosas e positivas.

Materiais

Papel colorido, canetas coloridas e adesivos.

Como Fazer

Junto com seus filhos escreva pequenos bilhetes de ânimo para entregar para pessoas que estejam enfermas.

Brincando de hospital

Nessa atividade o objetivo é fazer a criança cuidar de alguém, entender os cuidados que uma pessoa doente requer, a atenção e os carinhos necessários.

Materiais

Bonecas, toalhinhas, lençóis, material de médico de brinquedo.

Como brincar

Finja que as bonecas estão doentes e precisam de cuidados. Coloque seu filho como médico e você pode ser seu enfermeiro. Examinem as bonecas e cuidem delas.

Estou doente

Nessa brincadeira vamos inverter os cuidados, porque aqui quem será cuidada será a criança. Para que ela vivencie os dois lados de quem fica doente, tanto quem presta os cuidados como quem recebe. 

Como brincar

Converse com seu filho e explique que dessa vez quem será o enfermo é ele. Peça para que finja que está doente, com dor e solicite os cuidados do médico mais cuidadoso e amoroso do mundo, você. Soltem a imaginação.

Visitando a ala infantil de um hospital

Nessa atividade sugerimos que você leve seu filho para visitar a ala infantil de um hospital. Para que ele veja na prática os cuidados com crianças enfermas, e ainda você aproveita e ensina um pouco mais de compaixão ao se filho ao dispor do tempo de vocês para dedicarem a outras pessoas.

Esse foi o dia do enfermo e suas atividades para ensinarmos compaixão as nossas crianças de forma lúdica e descontraída.

Até a próxima.