Oi pessoal, seguimos nossa série de datas comemorativas de janeiro com as atividades propostas para divertir as crianças e também agregar conhecimento e cultura. Vamos aproveitar as férias escolares para nos divertimos com nossos filhos.

Dia do Leitor

 

Dia 07 de janeiro comemora-se o dia do leitor. Essa data foi criada em homenagem a fundação do jornal “O povo” pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.

Demócrito Rocha foi um político, poeta e jornalista cearense, integrante da Academia Cearense de Letras e do Instituto do Ceará. Propagador do modernismo no nordeste Brasileiro, fundou diferentes jornais e revistas.

Nesse dia podemos esclarecer para a criançada que leitor, é a pessoa que tem o hábito da leitura. Isso se pratica no dia a dia, e não apenas através do livro, mas também por outros meios de comunicação.

Agora vamos as nossas atividades, onde a união do lúdico ao saber fortalece ainda mais o conhecimento para a garotada.

Meios de comunicação

Nessa brincadeira a proposta é apresentar a criança os diferentes meios de comunicação. Você pode fazer isso através da exposição dos principais meios de comunicação que integram nosso cotidiano, como a televisão, jornais, revistas e livros.

Materiais

Um jornal impresso (dê preferencia a um jornal local, que tenha noticias da sua cidade), uma revista, um livro, e uma televisão.

Como brincar

Ao separar os materiais acima, converse com a criança que na nossa sociedade usamos lugares próprios para nos comunicarmos uns com os outros, e para comunicarmos algo com várias pessoas, assim você irá introduzir a criança que ainda não conhece os meios de comunicação ou consolidar para a criança que já conhece o conceito. Apresente cada meio de comunicação escolhido de forma a deixar a criança explorar bem o objeto, bem como você fornecer as informações essenciais sobre aquele meio de comunicação. Depois de todos apresentados pergunte qual a criança gostou mais, qual ela já usava no seu dia a dia, qual ela achou mais legal. Assim você fortalecerá os conceitos trabalhados e ainda estabelecerá uma conexão maior com a criança.

Escrevendo um livro

Nessa atividade vamos escrever um livro junto com nossos filhos ou alunos e depois apresenta-ló para a família e amigos.

Materiais

Folhas de papel sem pauta em branco, canetas coloridas e muita criatividade!

Como brincar

Primeiro se deve escolher o assunto a ser abordado no livro. Depois pegue as folhas e dobre ao meio. Em seguida é só colocar toda a criatividade para fora e deixar a imaginação tomar conta do papel.

Visita a Biblioteca

Que tal levar seu filho para conhecer uma biblioteca. Nada melhor que livros para desenvolver o hábito da leitura, e não há lugar melhor para encontra-los do que em uma biblioteca. Apresente para o seu filho esse espaço de grande importância, sendo pública ou particular. Que tal até pegar um livro emprestado.

Fazendo o nosso jornal

Essa atividade pode variar de acordo com a idade e as preferências da criança. Para as crianças mais novas propomos se fazer um jornal de papel mesmo, com diferentes figuras, abordando diversos assuntos. Para as crianças acima de 07 anos propomos que se a criança desejar, se faça uma televisão de caixa de papelão e a criança pode apresentar o seu próprio jornal.

Materiais

Para o jornal de papel: folhas grandes de papel sem pauta, revistas, tesoura, canetas, cola e muita imaginação!

Para a televisão de papelão: Uma caixa de papelão média ou grande, estilete, canetinha preta.

Como fazer

Para o jornal de papel: Pode-se pegar um jornal local como exemplo, para a criança usar como modelo. Pegue as revistas e recorte as figuras que farão parte das matérias. Com as folhas de pepel sem pauta dobra-se ao meio e ordena-se as página. Depois é só deixar a criançada soltar a imaginação com as matérias e manchetes.

Para a televisão de papelão: Pegue a caixa e em um do lados corte com um estilete um grande retângulo. Ao lado do buraco feito, você pode fazer botões, para imitar a frente de uma televisão. Agora a criança se posiciona dentro da caixa e pode começar a apresentar últimas notícias.

Leitura ao ar livre

Nessa atividade sugerimos aos pais e educadores que levem as crianças para lerem no parque ou praças da sua cidade. Peça para que a criança escolha um livro ou revista que ela goste de ler, ou presentei ele com um título novo e proponha que vocês façam a leitura em um lugar diferente. Agora é só escolher a sombra de uma árvore, sentar e desfrutar do momento.

 

Por hoje é só pessoal, esperamos que tenham gostado das nossas atividades, e aproveitem bem esse mês de férias para se divertir bastante com a criançada e descobrirem o mundo juntos, e nada melhor que fazer isso através da leitura. Boa aventura!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.