Olá pessoal como estão? Já estamos no fim do mês de Janeiro, mas nossas datas e atividades não param nunca.

Preparados para mais uma comemoração e muitas brincadeiras para divertir a criançada e os adultos também.

Dia do Portuário

A data tem origem na assinatura da Carta Régia pelo rei de Portugal D. João VI em 1808, nesse dia.

Foi a partir desse instrumento que os portos brasileiros foram abertos para o comércio exterior, mais especificamente às Nações Amigas. Antes disso, a atividade portuária restringia-se à relação comercial entre Brasil e Portugal.

Essa decisão do rei promoveu o desenvolvimento econômico e fortaleceu o País que, a partir de então, deixava de depender apenas da metrópole. Desta forma, tem início o processo de independência do Brasil.

Trata-se de uma data histórica, que reconhece a importância do setor portuário para a economia brasileira há centenas de anos.

Agora vamos a nossa já tradicional lista de atividades.

Conhecendo os portos do Brasil

Nessa atividade vamos apresentar de forma rápida e simples o que é a atividade portuária e quais são os principais portos existentes no nosso país.

Como fazer

Comece explicando a criança que o porto se localiza em áreas de praia, onde se tem acesso a águas profundas e ao mar. E que ele possui uma infraestrutura que se destina ao transporte de passageiros e às mercadorias importadas ou exportadas para sua comercialização posterior. Para que o conjunto de atividades seja possível deve ser organizada uma série de serviços, tais como: coordenação do tráfico marítimo, serviços de vigilância, reboque portuário, carga e descarga de bagagens e veículos, armazenamento de mercadorias, etc. Comente também que muitos dos produtos que usamos e adquirimos no nosso dia a dia chegam através dos portos. Durante a explicação você pode ir mostrando fotos dos principais portos brasileiros, seguem algumas abaixo.

 

Barquinho de papel

Nessa atividade vamos ensinar o passo a passo para se fazer um barquinho de papel, depois é só usar a imaginação e apostar corrida, quem sabe em uma bacia com água.

Como fazer

 

Nos dois diagramas acima temos um passo a passo bem detalhado de como fazer o barquinho, agora é só colocar as mão na massa, ou melhor no papel. rsrsrs

Estacionamento de navio

Nessa atividade vamos colocar a criançada para fazer umas manobras náuticas e atracarem seus navios no porto.

Como fazer

Os navios a serem atracados devem ser as próprias crianças. Em um espaço coloque diferentes obstáculos, e coloque a criança dentro de uma caixa de papelão, somente com as pernas de fora. Depois marque com uma fita adesiva um X no local onde a criança deve parar com seu navio. Explique que os grandes navios que fazem o transporte, ao se aproximarem do porto sempre devem fazer alguns movimentos, que chamamos de manobras náuticas para ‘estacionar’ o navio no porto. Agora é só dar a largada e ver a criançada mostrar suas habilidades para atracarem seus navios.

Peixinhos

Nessa atividade vamos fazer uma brincadeira de roda com as crianças utilizando uma canção popular muito antiga.

Como fazer

Em uma roda uma criança ou um adulto que será o mestre canta: “a canoa virou, deixara virar, foi por causa da fulana que não soube remar.” A criança chamada vira de costas e continua rodando. Quando todas as crianças estão de costas o mestre passa a cantar: “Ai, se eu fosse um peixinho e soubesse nadar eu tirava a fulana do fundo do mar”. A criança citada vira de frente e continua na roda até que todas as crianças estejam voltadas para o centro da roda novamente.

Mãe da Rua

Nessa atividade vamos adaptar ao tema que estamos celebrando hoje, e ao invés de atravessarem uma calçada, as crianças fingiram que estão atravessando um rio. A atividade deve ser brincada em grupo.

Como fazer

Os participantes têm que atravessar de uma calçada para a outra pulando de um pé só e ao mesmo tempo fugir da mãe da rua, que corre com os dois pés, mas estará longe durante a travessia dos “peixinhos”. Aqueles que forem pegos podem correr com os dois pés e começam a ajudar a capturar os outros. A brincadeira termina quando a turma toda for capturada.

Bem galera esse foi o dia do Portuário. Esperamos que tenham gostado.

Se tem alguma sugestão de atividade, ou algum comentário, escreve para gente, vamos adorar saber sua opinião. Ah e não esquece de indicar o blog e nossa série para os amigos.

Até a próxima!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.