Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia Internacional da Proteção Civil, vamos lá?

Atividades para o Dia Internacional da Proteção Civil

O objetivo dessa organização é desenvolver estruturas de defesa nacionais nos estados membros, a fim de reduzir e prevenir desastres na população. O objetivo principal para este dia é informar o público da importância dessas organizações no desenvolvimento de uma sociedade. Além disso, incentiva as pessoas a aprender sobre medidas de prevenção e proteção em caso de catástrofes ou acidentes.

O que é o Dia Internacional da Proteção Civil?

O dia Internacional da Proteção Civil relembra a data da sua criação em 1 de março de 1949 com o Tratado de Genebra. Esse dia se destina a celebrar a proteção da população de todo o mundo, diante de algum acidente ou desastre natural, como furacão, terremoto, tsunami, dentre outros.

Com essa data, é possível trabalhar em sala de aula a figura de diversos profissionais responsáveis pela proteção civil como bombeiros, policiais e equipe de resgate. O dia Internacional da Proteção Civil possibilita que os alunos desenvolvam habilidades de solidariedade, escrita e criatividade.

Durante esta atividade vamos desenvolver o gênero textual carta e a solidariedade dos alunos, além de trabalhar o mundo das profissões. A atividade poderá ser conduzida por professores de filosofia, português e pedagogos.

Dia Internacional da Proteção Civil

Atividades introdutórias sobre o Dia Internacional da Proteção Civil – 01 de Março

Na oficina de ideias, sugerimos que o professor leve para a sala de aula um globo terrestre e coloque no centro da sala. Com os alunos reunidos em círculo, o professor poderá perguntar “quem são os profissionais responsáveis pela proteção dos cidadãos do mundo?”. Os alunos deverão responder de forma descontraída e interessada na atividade.

A cada resposta correta, o professor poderá apresentar imagens de bombeiro, policiais, equipes de resgate. Os alunos estarão livres para fazer perguntas e interagir. Todas as novas ideias, dúvidas, perguntas e respostas desta conversa poderão ser anotadas pelos alunos no quadro negro.

Atividade de Leitura para o Dia Internacional da Proteção Civil

Para a atividade de leitura, os alunos deverão ser divididos em grupos de até 5 alunos (dependendo do tamanho da turma). O professor será responsável por distribuir textos sobre o tema, como os disponíveis nos links 1 e 2. Como um dos textos é uma lei, o professor poderá selecionar para a leitura as partes mais apropriadas para os alunos.

Os alunos serão orientados a fazerem uma leitura em silêncio e outra leitura em voz alta, dentro do grupo. Por cerca de 10 minutos os alunos poderão refletir e discutir sobre os textos.

Atividade de Produção textual para o dia da Proteção Civil – Gênero Carta

Para a atividade de produção, sugerimos o desenvolvimento de uma carta. O professor deverá previamente trabalhar os elementos textuais necessários para o desenvolvimento de uma carta. Os alunos deverão escrever essa carta em grupo e cada grupo será responsável por escolher um dos profissionais responsáveis pela proteção dos cidadãos. Se houverem dúvidas, os alunos poderão contar com o apoio do professor.

Ao final da confecção das cartas, os alunos serão convidados a procurarem uma pesquisa online o endereço desses profissionais na cidade. O professor também poderá solicitar aos alunos que enviem as cartas como um agradecimento solidário ao trabalho árduo desses grupos de profissionais.

Dia Internacional da Proteção Civil - produção de textoDia Internacional da Proteção Civil - produção de texto

Atividade de Avaliação para o dia da proteção Civil

Para a atividade de avaliação sugerimos a leitura das cartas e o uso de uma ferramenta de avaliação (confira mais no final deste e-book). Cada grupo será orientado a ler a sua produção textual para a turma. O professor está livre para escolher a melhor dinâmica de leitura para a sala. Ao final, sugerimos a aplicação da ferramenta de avaliação das estrelas. Os alunos serão convidados a apontar quantas estrelas a atividade merece (de 0 a 5).

COPY Capa Ebook Atividades de MARCO 1 7923421

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

Esse ebook tem 183 páginas, com 49 sequencias de atividades completas para você trabalhar com seus alunos! https://pages.hotmart.com/j12075747h/49-atividades-para-o-mes-de-marco-datas-comemorativas

comprar agora 3179451

Fim das Atividades para o Dia Internacional da Proteção Civil

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!