Oi galera, e ai como estão? Muita diversão nessas férias com a criançada, ou a criatividade já está ficando limitada para inventar o que fazer?

Então já estamos chegando com mais uma data comemorativa e as nossas atividades lúdicas e animadas, pra facilitar a diversão nessas férias.

Dia nacional do combate a intolerância religiosa

A data surgiu em reforço ao Dia Mundial da religião, onde prega-se a tolerância e respeito a todas as crenças religiosas existente no mundo.

Além disso, essa data foi oficializada em 2007 através da Lei n.º 11.635, de 27 de dezembro, e a sua escolha feita em homenagem à Mãe Gilda, do terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, localizado em Salvador. Ela foi vítima do crime de intolerância religiosa, onde veio a falecer de infarto, em decorrência de diversos ataques que sofreu devido a sua prática religiosa.

Assim essa data comemorativa é considerada um marco pela luta ao respeito da diversidade religiosa, pois além de alertar para a discriminação no âmbito religioso, propõe a igualdade para professar as diferentes religiões.

O preconceito e a intolerância religiosa são considerados crimes no Brasil, passíveis de punição previstas no Código Penal.

Agora vamos as nossa atividades, que hoje irão trabalhar os conceitos de respeito e tolerância nas nossas crianças. Para que elas aprendam desde cedo que devem respeitar as opiniões diferentes das suas.

Jogo da memória

Nessa atividade, vamos montar um jogo da memória de símbolos religiosos, aliando assim conhecimento a diversão.

Materiais

Pequenos cards com os símbolos desenhados e a religião a que está ligado embaixo.

Como jogar

Embaralhe os cards e disponha eles um ao lado do outro, com os desenhos virados para baixo. Cada pessoa tem sua vez de jogar, vira-se duas cartas em busca do par, quem acertar, ganha o direito de jogar novamente. Vence o jogo quem conseguir formar mais pares.

Abaixo segue uma sugestão de símbolos para fazer os cards.

Quem sou eu

Essa atividade vamos fazer uma brincadeira de adivinhação. Através de pistas os competidores tem que adivinhar de qual religião estamos falando.

Como brincar

Faça pequenas fichas, onde de um lado terá o nome de uma religião e do outro algumas das suas características mais comuns. Deverá haver duas equipes, um membro de cada equipe deve jogar por vez, sorteando uma ficha. Pode se dar a opção de transmitir as características através de mimica ou desenho, e a cada dica dada menos pontos são somados. Vence quem fizer mais pontos.

Leva e trás

Nessa atividade devem brincar duas equipes.

Como brincar

Cada equipe ficará dentro de um campo circular e terá um líder inicial. Cada líder inicial deverá ficar sozinho em um grande campo distanciado dos outros campos por um espaço. No “Já” do mestre, os líderes iniciais sairão do seu campo e deverão correr, em direção ao campo da sua equipe, da onde irá tirar uma pessoa e, segurando ela pelas mãos, a levará para o seu campo. Essa pessoa, por sua vez, deverá fazer o mesmo. Voltar ao campo da equipe e buscar mais uma, que fará a mesma coisa. A equipe que se completar primeiro, vence.

Corrida dos Cadarços

Como brincar

Corrida de duplas, de ida e volta, onde os participantes correm com os cadarços amarrados. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas. Não pode virar. Se cair, levanta e continua. Ganha quem voltar primeiro.

Carrinho de mão

Essa brincadeira gera confiança e cuidado com o outro.

Como brincar

Trace duas linhas no chão, uma de largada e outra de chegada. Os participantes dividem-se em pares e se colocam atrás da linha de largada. Todos contam até três e um corredor de cada dupla se abaixa, estica as pernas para trás e apóia as mãos no chão. O outro corredor levanta as pernas do parceiro e as duplas começam a correr, um com os pés e o outro com as mãos. Quem cair volta à posição de largada. Vence quem chegar à linha de chegada primeiro.

Bem galera, por hoje ficamos por aqui. Esperamos que as crianças se divirtam bastante com as atividades e venham a aprender que o respeito, a tolerância e o diálogo é o melhor caminho sempre.

Grande abraço e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.